PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[b]FASCÍCULO 5 - GRANDEZAS E MEDIDAS[/b]

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[b]FASCÍCULO 5 - GRANDEZAS E MEDIDAS[/b] Empty [b]FASCÍCULO 5 - GRANDEZAS E MEDIDAS[/b] Sáb maio 26, 2012 8:02 am

SANDRA NASCIMENTO

SANDRA NASCIMENTO

Grupo: Marisa B. Camilo e Sandra Nascimento

I – Título: A problemática do lixo

II – Material Usado
Lápis e papel.

III – Objetivos da Atividade
- Resolver problemas relacionados às medidas de massa.
- Estabelecer relações entre as unidades usuais de medida de massa.
- Expressar os números racionais na forma fracionária.
- Construir frações equivalentes.
- Identificar o problema que envolve a quantidade de lixo, os tipos de lixo e qual o seu detino final.

IV – Estratégia ( Descrição da Atividade)
A professora inicialmente distribuiu para grupos de alunos de até 5 componentes questões sobre a problemática do lixo.
Os alunos devem refletir sobre a questão e elaborar um cartaz que represente o que foi discutido pelo grupo.
Algumas das questões como por exemplo:
- A quantidade de lixo gerada por dia no município;
- Todo lixo é igual?
- Qual o destino lixo gerado;
- Etc.
Posteriormente, a professora deve tratar especialmente das formas possíveis de quantificar a produção de lixo, estabelecer conexões com medida de massa. As equivalências entre grama, quilograma.
E de acordo com o conograma qua professora estabeleceu, ela conseguiu agrupar nese projeto de ciência os meios matemáticos, fazendo assim conexões de atividades mutiplos, submultiplos e frações equivalentes.

V- Parecer do grupo
a) A atividade é compatível com o nível de ensino proposto?
Sim, esta atividade é compatível, pois a professora abrangeu de uma forma sutíl o tema proposto.

b) As estratégias propostas garantem o alcance dos objetivos propostos?
Sim, os objetivos propostos garantiram o alcance da atividade e a professora explorou o tema proposto com exercícios.

c) Críticas e sugestões.
A sugestão sugerida pelo nosso grupo seria conhecer o aterro sanitário (lixão da cidade).

2[b]FASCÍCULO 5 - GRANDEZAS E MEDIDAS[/b] Empty O TEMPO DE DECOMPOSICÃO DO LIXO Seg maio 28, 2012 8:51 pm

Teolinda Souza

Teolinda Souza

RELÁTORIO:TEOLINDA E MARA

O TEMPO DE DECOMPOSISÃO DO LIXO

[color=red]PROBLEMÁTICAS DO LIXO
Objetivos:
A professora deve fazer com que o aluno tenha conhecimento do tempo em que cada material é decomposto devido a esta pesquisa, incentivar também as crianças e seus pais a reciclarem melhor seus lixos.

Estrátégias:
Pesquisas e resoluções de desafios matemáticos.
Exemplo:
Se um papel demora 3 meses para se decompor. Quantos dias equivale a esses 3 meses?
1 mês = 30 dias
3 meses = 3x30=90 dias ou
30+30+30=90 dias
podemos trabalhar tamém na forma fracionária representando os meses do ano.
12 meses = 3 meses que é igual a 1/4 do ano.

Parecer do grupo:
Chegamos a conclusão que quando trabalhamos com situações concretas vivenciadas pelos alunos coseguimos adequar aos conteúdos matemáticos.

A atividade é compatível a série, porque a aprendizagem da mais resultado quando é realizada pelos próprios alunos.

Sim, as estratégias garantem o alcance dos objetivos pois estão trabalhando com materiais concretos.

Criticas e sujestões: ensinarem sempre as crianças a reciclarem, aproveitando neste momento a campanha tire o planeta do sufoco.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos