I – FASCÍCULO 1 – NÚMEROS NATURAIS
II – CONSIDERAÇÕES INICIAIS ACERCA DO TEMA
A presença dos números naturais em nosso cotidiano é um fato e estudar sobre o tema e como trabalha-lo em sala é de grande importância. O tema é fácil de ser trabalhado com os alunos de Educação Infantil.
III – APRESENTAÇÃO E ESTUDO DO TEMA
O encontro foi muito prazeroso, mostrando a diferença entre números e numerais, em que o primeiro traz a ideia de quantidade (muito, pouco, etc.) enquanto o segundo são os símbolos usados para representar, a grafia da quantidade. Foi também falado sobre os Sistemas de Numeração, que nada mais são que um conjunto de regras que permite agrupar determinados numerais para representar determinados números. Nosso Sistema de Numeração é o indo-arábico, e sua regra é posicional, isto é, a posição dos algarismos muda os valores.
Também falamos da dificuldade do professor entender o raciocínio do aluno quando o mesmo comete um erro, principalmente através dos exemplos expostos no livro.
Houve sugestões para trabalhar os números naturais através do concreto.
IV – EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
1ª Atividade: Quantos somos?
Essa é uma atividade permanente. Primeiro realizo a contagem junto com as crianças dos meninos, a seguir das meninas e por último de todas as crianças. Ao contar todas as crianças enfatizo que é a soma dos meninos e das meninas.
2ª Atividade: Boliche
A maioria das atividades é realizada através do concreto, por isso pensei ser interessante a brincadeira do boliche. Havia 10 garrafas e solicitei que cada uma das crianças tentassem acertar o maior número de pinos que conseguissem. Assim, contamos os pinos derrubados, os pinos que ficaram em pé e comparamos se havia mais pinos em pé ou deitados.
3ª Atividade: Completar
Entreguei uma folha para cada criança para que analisássemos seu conteúdo. Fiz perguntas como o que vemos na folha? Temos quantos vasos? E flores? O que vocês acham que está faltando? A seguir, li o enunciado: Maria tem 3 (três) vasos. Quantos estão vazios? Complete o trabalho de Maria desenhando nos vasos vazios.
V – DIFICULDADES E/OU SURPRESAS
A minha surpresa maior foi ao aplicar a atividade de completar para a turma, pois o desenvolvimento foi maravilhoso! Fiquei impressionada com o raciocínio das crianças.
VI – CONCLUSÃO
Trabalhar os números naturais na Educação Infantil é muito tranquilo pois a todo momento os utilizamos, tanto nas atividades pedagógicas quanto nas de rotina.
II – CONSIDERAÇÕES INICIAIS ACERCA DO TEMA
A presença dos números naturais em nosso cotidiano é um fato e estudar sobre o tema e como trabalha-lo em sala é de grande importância. O tema é fácil de ser trabalhado com os alunos de Educação Infantil.
III – APRESENTAÇÃO E ESTUDO DO TEMA
O encontro foi muito prazeroso, mostrando a diferença entre números e numerais, em que o primeiro traz a ideia de quantidade (muito, pouco, etc.) enquanto o segundo são os símbolos usados para representar, a grafia da quantidade. Foi também falado sobre os Sistemas de Numeração, que nada mais são que um conjunto de regras que permite agrupar determinados numerais para representar determinados números. Nosso Sistema de Numeração é o indo-arábico, e sua regra é posicional, isto é, a posição dos algarismos muda os valores.
Também falamos da dificuldade do professor entender o raciocínio do aluno quando o mesmo comete um erro, principalmente através dos exemplos expostos no livro.
Houve sugestões para trabalhar os números naturais através do concreto.
IV – EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
1ª Atividade: Quantos somos?
Essa é uma atividade permanente. Primeiro realizo a contagem junto com as crianças dos meninos, a seguir das meninas e por último de todas as crianças. Ao contar todas as crianças enfatizo que é a soma dos meninos e das meninas.
2ª Atividade: Boliche
A maioria das atividades é realizada através do concreto, por isso pensei ser interessante a brincadeira do boliche. Havia 10 garrafas e solicitei que cada uma das crianças tentassem acertar o maior número de pinos que conseguissem. Assim, contamos os pinos derrubados, os pinos que ficaram em pé e comparamos se havia mais pinos em pé ou deitados.
3ª Atividade: Completar
Entreguei uma folha para cada criança para que analisássemos seu conteúdo. Fiz perguntas como o que vemos na folha? Temos quantos vasos? E flores? O que vocês acham que está faltando? A seguir, li o enunciado: Maria tem 3 (três) vasos. Quantos estão vazios? Complete o trabalho de Maria desenhando nos vasos vazios.
V – DIFICULDADES E/OU SURPRESAS
A minha surpresa maior foi ao aplicar a atividade de completar para a turma, pois o desenvolvimento foi maravilhoso! Fiquei impressionada com o raciocínio das crianças.
VI – CONCLUSÃO
Trabalhar os números naturais na Educação Infantil é muito tranquilo pois a todo momento os utilizamos, tanto nas atividades pedagógicas quanto nas de rotina.
" />" />"
" />
" />
" />
" />
" />
" />
[img] [/img]