FASCÍCULO 1 – NÚMEROS NATURAIS
Os números naturais são fáceis de trabalhar além de apresentar inúmeras possibilidades de propostas.
Os números diferem dos numerais, pois números trazem a ideia de quantidade (muito, pouco, etc.) enquanto numerais são símbolos usados para representar a grafia da quantidade.
Os numerais podem ser escritos de diversas formas, dependendo do Sistema de Numeração utilizado. O Sistema de Numeração é um conjunto de regras que permite agrupar determinados numerais para representar determinados números. Como o sistema de numeração romano, o indo-arábico ou o egípcio. Cada um possui formas diferentes de representar os números. No caso do nosso sistema – o indo-arábico – a representação é posicional, isto é, a posição dos algarismos muda os valores, assim como o romano.
A sugestão que mereceu destaque no encontro foi trabalhar através do concreto. Já a dificuldade é do professor entender o raciocínio do aluno quando este comete um erro.
Apliquei atividades envolvendo o material dourado junto com o QLV (Quadro Valor de Lugar), pois há alunos que possuem dificuldade de representação posicional mesmo no quinto ano. Também apliquei a atividade que envolve a ação de completar: Maria tem 4 vasos. Quantos estão com plantas? Quantos estão vazios? Complete o trabalho de Maria, desenhando flores nos vasos vazios. A maioria dos alunos compreendeu e realizou a atividade facilmente, um ou outro apenas precisou de uma orientação.
A abordagem dos números naturais auxiliou no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de minha prática escolar.