Prezadas cursistas,
O Jogo é algo muito antigo na história da humanidade. Sócrates e Platão, já divergiam sobre o ato de jogar. Jogamos para nos divertir, isso nos remete ao fato de que antes de sermos Homos sapiens somos homos ludens. O aspecto lúdico (brincante) faz parte das características fundamentais do ser humano em todos os tempos e em qualquer fase de sua vida em especial na infância. Portanto, negá-la (ainda mais na infância) é tolher o desenvolvimento pleno do ser humano. É louvável que pais e mestres saibam orinetar as crianças acerca do horário de brincar e do horário de estudar, mas quem foi que disse que não é possível, brincar estudando e aprender brincando?
Leia: O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA em nossa Biblioteca Virtual
Título 1 - O JOGO DA TABUADA - (REVISTA NOVA ESCOLA)
http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?209_tabuada-2.swfTítulo 1 - MATERIAL DOURADO VIRTUAL E JOGO DO NUNCA DEZ VIRTUAL http://jo21.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=7810220&jogo=jogar+jogo+nunca+dez+virtual+onlineOBS.: Caros Cursistas,
Esses dois jogos envolvem o material dourado virtual. Vejam que não há dez peças de cada grupo, como seria de se esperar. Há apenas 9 cubos, 9 bastões e 9 placas, o que impossibilita ou pelo menos dificulta o trabalho com ideia de trocas. Há portanto um erro conceitual nos jogos que exige o cuidado do professor na hora de aplicá-los. Não os recomendo para alunos que ainda não dominem plenamente a troca e para os que já dominam é necessário fazer esta observação.
Atenciosamente,
Prof. Manoel BrandãoTítulo 2 - CARTELAS SOBREPOSTAS - Para trabalhar Posicionalidade no sitema decimal Título 3 - Jogo dos Polígonos -Para trabalhar atributos e definição de polígonosO.B.S.: Caros cursistas,
Temos aqui um excelente jogo para o trabalho com polígonos. Quanto a definição de polígono dada aí ou qualquer outro lugar, tome cuidado, pois há muita divergência entre os autores. Há os que consideram que as linhas poligonais não se cruzam e há os que consideram que se cruzam. No caso em questão parece que o autor escreveu uma definição e ilustrou outra. Veja, na definição está: " Polígono é uma forma geométrica plana cujo o contorno é fechado e formado apenas por linhas retas que se cruzam". Quando ele exemplifica com figuras classifica aquela em que há o cruzamento dos lados como não Polígono. Muito embora para os que consideram o cruzamento de linhas o exemplo de polígono com tal fato se dá nos chamados polígonos complexos ou estrelados, onde as linhas que os formam auto se cruzam e pode haver buracos.
É recomendável avisar aos alunos acerca de tais divergências para que não tenham problemas posteriores. Sobre esse assunto recomendo a leitura de parte do artigo:
Um estudo sobre o desempenho e as dificuldades apresentadas por alunos do
ensino médio na identificação de atributos definidores de polígono
Marcelo Carlos de Proença*
Nelson Antonio Pirola**
Pulblicado na revista
ZETETIKÉ – Cempem – FE – Unicamp – v. 17, n. 31 – jan/jun – 2009
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewissue.php?id=41Você também pode ler a parte específica sobre o conceito de ângulos em nossa biblioteca virtual no fórum NÃO DEIXE DE LER.
Título 4 - Jogos e materiais para impressão envolvendo Operaçãoes com números Naturais.http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_adicao1.htmlOBS.: Prezdas Cursistas,
Dentre estes jogos, há vários que ousam operarem com coisas diferentes, embora pertencentes a um mesmo grupo ou família, como por exemplo, manda somar frutas e mistura gravuras de frutas diferentes. Temo que atividades como essas leve a um erro muito comum cometido por alunos da segunda fase do ensino fundamnetal quando precisam reduzir termos semelhantes de uma expressão algébrica. Veja um exemplo: o aluno deve resolver a seguinte equação do 1º grau:
2 + 3x = 17
o certo seria:
2 -2 + 3x = 17 -2 Seguindo assim o significado primeiro da palavra equação (do latim equation, igul ou igualar. Assim como em uma balança, dois lados iguais, tudo que se faz de um lado há de ser feito do outro também, afim de que contiue tudo "equado"
Daí resolvendo-se viria:
2 -2 + 3x = 17 -2
3x = 15
x = 15 / 5
x = 3
Ou da maneira que se ensina com a dança do criolo louco, passa pra lá, passa pra cá.
2 + 3x = 17
3x = 17 - 2
x = 15 / 3
x = 5
Mas o que comumente ocorre é o aluno juntar o 2 com o 3x, se ja dissemos que "X" aqui é "número" (incógnita, variável ... mas número, ou pelo menos parente do número, se já acostumamos nossos alunos a juntar espécies "diferentes" laranja com melancia, com limão, como convencê-los de que não podem juntar 2 + 2x = 3x ? para mim é contraditório.
Atenciosamente,
Prof. Manoel Brandão
Título 6 - Calculadora Quebrada e outros jogos Racha Cuca.
http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/
Título 7 - Tangran Racha Cuca.
http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/
https://www.youtube.com/watch?v=sgBuivUhOSk[font=Arial Black]Título 8 -JOGOS MATEMÁTICOS PARA OS PEQUENINOS
* CASTELO DO NUMERALDO
( SEQUÊNCIA NUMÉRICA)
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-castelo-428059.shtml* DITADO DE NÚMEROS
http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?matematica-numeros.swf