PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Semana 9 - Grandezas e Medidas.

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Semana 9 - Grandezas e Medidas. Empty Semana 9 - Grandezas e Medidas. Qua Jun 06, 2012 4:46 pm

Admin

Admin
Admin

Olá meninas,

Vamos postar aqui os nossos trabalhos referentes a grandezas e medidas. Munito embora tenhamos concluido esse fáscículo (5) já na 1ª semana, podemos postar tudo aqui para facilitar.

Bom trabalho.

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

2Semana 9 - Grandezas e Medidas. Empty Grandezas e Medidas Qua Jun 06, 2012 8:02 pm

Andreza

Andreza

Atividade - Calendário

No início do ano organizo um calendário anual e o outro mensal (feito de EVA, números com imãs).
Nos primeiros meses os alunos escutam e observam a professora preencher, explicar o calendário, dia da semana, em qual mês e ano estamos.
No calendário anual trabalho com os números ordinais (janeiro primeiro mês, fevereiro segundo mês... e hoje estamos no quinto mês...)
Este trabalho faz parte da rotina inicial da sala, entre março e abril alguns alunos já participam oralmente da atividade.
Também trabalho outra maneira de escrever a data, como no caderno por extenso (2 de maio de 2012) e no livro (2/5/2012) e sempre ressaltando que foram escritas de maneiras diferentes, mas com mesmo significado.
São atividades importantes nesta faixa etária, pois visualizam a escrita, a sequência dos números. Percebo também que utilizam este material (calendário)como apoio, quando se deparam em dúvidas para que lado escrever um número (o que é natural nesta idade – 1 º ano).

3Semana 9 - Grandezas e Medidas. Empty FASCÍCULO 5 - GRANDEZAS E MEDIDAS Dom Jun 17, 2012 4:28 pm

SANDRA NASCIMENTO

SANDRA NASCIMENTO

TI 1 - APLICAR COM SEUS ALUNOS EM SALA DE AULA UMA DAS ATIVIDADES A SEGUIR PROPOSTAS. ELABORAR UM RELATO DESCREVENDO A APLICAÇÃO, COMO SUGERIMOS NOS PARÁGRAFOS ANTERIORES[justify]

- ATIVIDADE - QUANTO EU MEÇO?

[b][b][b]A atividade foi feita em sala de aula.
Primeiro definir para os alunos o metro como medida padrão.
Formei grupos de 2 alunos e cada aluno realizou as medições com:
barbante (20 cm) e régua (30 cm); e conforme eles iam medindo a altura do seu colega de grupo, eles iam registrando os resultados.
Depois fizemos uma tabela na lousa conforme modelo do livro do Pro letramento de Matemática.
E juntamente com os alunos analisamos os resultados da tabela e foi feito os seguintes questionamentos:
- Qual é o aluno mais alto?
- Qual é o aluno mais baixo?
- Somos todos iguais?
No final da atividade passei o conceito de medida. E através desta atividade eles compreenderam que há necessidade de uma medida padrão, para maior precisão nos resultados.

4Semana 9 - Grandezas e Medidas. Empty TI 9° Encontro Qua Jun 20, 2012 7:11 pm

marisa bruschini camilo

marisa bruschini camilo

TI 1 – Atividade n° 2 – Compras no mercadinho:
Objetivos:
• Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações problema;
• Reconhecer o sistema de medida decimal, utilizando as regras desse sistema;
• Discutir a questão do consumo.
Material:
• Panfleto de supermercado
• Notas de dinheiro
• Moedas confeccionadas pelo professor
Descrição da atividade:
Pedi no supermercado da cidade os panfletos para trabalhar em sala de aula (alunos de 5° ano).
Deixei que manuseasse o material a vontade depois perguntei se imaginavam o que iríamos fazer com os panfletos, fiz comparação entre produtos para saber qual consideravam mais saudável.
Formulei alguns problemas usando os produtos e preços do panfleto, nos quais tinham que usar adição, subtração e multiplicação com números decimais.
Pedi que providenciassem panfletos de outros mercados para a próxima aula para que fizéssemos pesquisa de preços.
Fiz então uma lista de compras e eles compararam os preços para saber em qual mercado a compra sairia mais barata.
O resultado foi muito bom eles aprenderam a fazer contas com decimais usando um material concreto, real.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos