PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS

+7
Admin
Eliana A.Gobetti Furlan
marisa bruschini camilo
Vivian NP
Vânia T. Homem
glaucia cristina arantes
TUTOR MANOEL BRANDÃO
11 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Sex Mar 23, 2012 2:17 am

TUTOR MANOEL BRANDÃO

TUTOR MANOEL BRANDÃO

Olá pessoal,

Estamos iniciando nossa segunda semana. Nesta, devemos fazer pessoalmente as 17 tarefas individuais do fascículo 1, para compor o nosso portifólio semanal, segundo as orientações dadas nos encontros presenciais e de acordo com o roteiro que se encontra no tópico CONTEÚDO DOS SLIDES E TEXTOS TRABALHADOS NOS ENCONTROS. https://proletmatviradouro.forumeiros.com/f2-conteudos-trabalhados-nos-encontros


IMPORTANTE: Após o encontro, pensando melhor, sugiro que as tarefas que forem desenvolvidas com seus alunos em sala de aula, bem como aquelas que mesmo não desenvolvidas por incompatibilidade com o nível de ensino de cada uma além de constarem do seu PORTFÓLIO, sejam postadas no presente tópico, como resposta a essa minha postagem, para os colegas possam comentar, já que o Portfólio de cada uma de vocês é documento individual, no qual os colegas não devem postar comentários, exceto os tutores para fins de orientações.

QUERIDAS CURSISTAS, NÃO DEIXEM DE FAZER ISSO, PARA QUE HAJA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E QUE ASSIM POSSAMOS CRESCER.

RESUMINDO: o que devemos fazer nessa segunda seman:

1 – Ler e realizar pessoalmente as 17 tarefas individuais propostas,
2 – Aplicar as tarefas viáveis e possíveis com os alunos,
3 – Fazer o portifólio
4 – Postar as melhores experiências neste tópico
5 – Comentar a postagem de pelo menos 1 colega.

Um grande abraço,

http://matemáticasemsegredo.forumeiros.com/

2SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Números inteiros Ter Mar 27, 2012 4:07 pm

glaucia cristina arantes

glaucia cristina arantes

Particularmente gosto muito de trabalhar com o Material Dourado. Tenho ele em sala de aula, penso que com ele a criança compreende as unidades e quando vai para a dezena tem-se uma nova "casa", centena, milhar e assim por diante, que os números tem um valor posicional onde ele se encontra, seu valor relativo, a representação pela sua quantidade. Faço o trabalho em grupo (3, 5 ou 6 alunos por grupo), de acordo com o número de alunos da classe, o trabalho em grupo é atual, inovador, estimulador, as crianças amam, só que há muita conversa, para eles é descoberta. Já trabalhei também a reta numérica, feita na lousa por mim, eles fazem-na no caderno, procurando unidades e dezenas, é interessante. Com a régua dá para trabalhar milímetros e centímetros, cada um com a sua régua, eles conseguem estruturar e identificar o milímetro e o centímetro, porque o material ( a régua) está em mãos. Eu mostro minha régua grande de madeira, mostro que ela tem um metro, que é uma medida maior, e que nela contém o milímetro e o centímetro que tem na deles. Matemática eu gosto de trabalhar no concreto, aquilo que temos em mãos: bala, giz, lápis de cor, etc, sempre gosto de mostrar no concreto a atividade para ter sentido lógico. Já trabalhei o dominó da tabuada, confeccionado por mim, com papel cartão, as multiplicações e resultados separados para eles jogarem.

COMENTÁRIO DO TUTOR:


Olá Glaucia,
É isso mesmo. Que bom que você já tem esse bom hábito de usar materiais concretos (manipulativos). O Pró-Letramento de fato propõe o uso desses materiais constantemente, justamente para que essa estruturação de unidades, dezenas, centenas ... seja possível. Vamos em frente trocando ideias e aprendendo juntos.
Manoel Brandão

3SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Números inteiros Qua Mar 28, 2012 5:03 pm

Vânia T. Homem




OLÁ PESSOAL!

Está semana trabalhei com a atividade dos palitos e com o material dourado com crianças de 1º ano, cujo o objetivo era ensinar sequência de 0 a 20 e a soma até 10.
Elas adoraram, porque enquanto brincavam, aprendiam.

PARECER DO TUTOR

Olá Vânia,

"Brincar enquanto aprende, eis o segredo para uma educação com prazer e portanto próspera."

Segundo Paulo Freire: "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. Então ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da
alegria."


4SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Re: SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Qua Mar 28, 2012 8:19 pm

Vivian NP

Vivian NP

Olá pessoal !!!

Trabalhei com meus alunos de 2ºano atividades com números naturais na reta numérica. Confeccionamos com barbante representanto a reta numérica e de cartolinas cortadas em quadrados contendo os numerais de 0 a 10. Aprenderam a compor a sequência numérica, números que vem antes e depois, números que faltam e a soma e subtração (ex: estou apontando na reta o número 6, quantos números faltam pra eu chegar até o 10)e assim por diante. Considerei muito produtivo pois trabalhar com material sintetiza bem o aprendizado. Wink

PARECER DO TUTOR

OLÁ VÍVIAN,

Legal, muito legal essa atividade, principalmente pela ocorrência de números repetidos. A criatividade a serviço da didática.
Valeu!

Manoel Brandão

5SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Re:Semana 2-Números inteiros. Qua Mar 28, 2012 9:30 pm

marisa bruschini camilo

marisa bruschini camilo

Olá pessoal!
Trabalhei com um grupo de alunos de 8 anos a contagem e representação de números.Usei palitos de sorvete ,barbante e uma tabela,achei muito produtivo trabalhar no concreto.Aluno que tinha errado a forma de representar,no momento de preencher a tabela,percebeu o erro e corrigiu .Fui fazendo várias perguntas para que entendesse os agrupamentos e o valor posicional dos números.

PARECER DO TUTOR

Olá

Muito boa a sua atividade e também o seu análise. Permitir que o próprio aluno corrija seus erros é de fato construir o saber.

Manoel Brandão

6SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Numeros Naturais Qui Mar 29, 2012 9:21 am

Eliana A.Gobetti Furlan

Eliana A.Gobetti Furlan

Ola pessoal!!!!!
Como estou com uma sala de primeiro ano, fiz uma atividade mais simples usando palitos de sorvete.
Tenho alunos que ainda não sabem distinguir números de letras , por isso adequei a atividade.
Distribui um montinho de palitos de sorvete para cada aluno e, junto com eles fui fazendo perguntas oralmente.
Por exemplo:Vamos pegar 3 palitos, contem, 1, 2, 3...Vamos ver na reta numérica qual e o numeral 3.E assim, sucessivamente com outros números... Aproveitei também para dar uma noção bem simples de adição e subtração e, depois que fizemos oralmente varias vezes , eles passaram para o caderno.
Foi uma atividade muito boa, pois alem de contar, relacionaram a quantidade a representação gráfica do numeral e também tiveram noção de juntar e tirar (adição e subtração).
Abraços

PARECER DO TUTOR

Oi Eliana.

Sinta-se sempre a vontade para fazer adaptações. O que se apresenta no Manual do Pró-Letramento e nos encontros presenciais, são apenas propostas perfeitamente adaptáveis. Ninguém melhor que o professor sabe o que é bom para o seu aluno em cada momento. Valeu! o importante é que, como você falou a atividade foi produtiva.

Um abraço!

Manoel Brandão








Admin

Admin
Admin



SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS 8-35

Relatório

De acordo com a observação feita numa sala de 4º ano,a professora utilizou materiais manipulativos destacando o uso do " Material Dourado".
As crianças faziam as trocas e adquiriram o conhecimento do valor real de cada peça que iam substituindo.
Após o uso do material foram feitos registros e atividades para completar e esclarecer toda e qualquer dúvida.
Segue em anexo fotos relacionadas ao uso do material dourado.

SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Minhasimagens850[img][/img]
SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Minhasimagens845



Última edição por Admin em Sex Mar 30, 2012 1:20 pm, editado 3 vez(es)

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

Admin

Admin
Admin

SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS 14-88

Tarefa 4
Olá pessoal
Essa atividade foi feita em sala de aula onde cada aluno escolheu um número feito de EVA e depois foi colocando na reta numérica feita com um pedaço de barbante.
Quando houve repetição de números eles se juntavam com os amigos para fazer a sequencia certa na reta numérica.
Ex:- Quem tinha o número 1 repetido se juntava com o outro e assim sucessivamente fazendo o 11,12,13, e continuamente.
Tudo foi muito divertido para eles ,pois a diversão foi desde os riscos feitos no EVA,os recortes com tesoura, colar no barbante e conseguir o amigo para juntar os números e com isso formar novos formando a sequência certa.

[img]SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Rn_110[/img]SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Rn_210



Última edição por Admin em Dom Abr 08, 2012 2:35 pm, editado 5 vez(es)

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

Admin

Admin
Admin


SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS 17-42

Gosto muito de trabalhar com o material dourado que possui na escola onde leciono. Com ele a criança compreende as unidades e quando vai para a dezena tem-se uma nova casa, centena milhar e assim por diante um valor posicional onde ele se encontra, seu valor relativo a representação pela sua quantidade.
gosto muito de trabalhar com a reta numérica feita na lousa e as vezes no caderno,pois é um trabalho muito gratificante que exige o raciocínio lógico.
Penso eu que trabalhar com o concreto ou seja com aquilo que é real , e que temos em mãos,palitos, lápis de cores.
Gosto muito de trabalhar com bingo, além de pedagógico e competitivo faz com que a criança queira acertar para vencer o jogo e com isso traz a motivação de aprender . Como também é o caso do dominó da tabuada, a vontade de vencer é tanto que eles acabam memorizando o que mecanicamente não conseguiam aprender. Já trabalhei com a régua numa sala de aula no ano de 2010, pois ela é de madeira fácil de explicar aos alunos e mostrar nela aquilo que eles já conhecem que possui 1 metro fazendo-os que contemos centímetros e milímetros menores que aquela que eles usam. Pretendo o mais breve possível trabalhar com os meus alunos o coser que muitos resultados proporcionam aos alunos. Relatos de professores em HTPS provam o quanto o material tem ajudado. E como docente inovadora que devemos ser quero irem busca de novos desafios. MATEMÁTICA eu vou desafiar você!!!

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

10SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty brincando com material dourado Dom Abr 01, 2012 7:07 pm

mara otaviani

mara otaviani

Para a atividade proposta, dividimos a turma em 4 grupos de 6 componentes. Cada grupo recebeu 1 placas do material que representa a centena, 10 barras que representa a dezena, 100 cubinhos que exibe as unidades e um dado.
Para iniciar a atividade, cada componente do grupo joga o dado. Começa quem tirar o número maior, caso haja empate joga o dado novamente.
Cada aluno tem a sua vez de jogar o dado. O número que sair no dado retira a quantidade de cubinho (unidade), ou seja, conforme a quantidade que sair no dado.
Quando o jogador conseguir dez cubinhos ou mais troca por uma barra e quando conseguir mais dez tiras troca por uma placa.
O aluno que conseguir a maior quantidade de placas vence. Faremos as seguintes perguntas a cada aluno:
Quantas unidades, dezenas e centenas você ficou?
Qual número representa suas peças?
Essa atividade ,faz com que os alunos sejam capazes de conhecer o sistema de numeração (unidade, dezena e centena).
Com a participação de todos, eles são capazes de realizar as conversões: 10 unidades para dezena, 10 dezenas para centena e 10 centenas para milhar.

SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS 0

11SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Atividades 2º encontro Seg Abr 02, 2012 2:25 pm

Tânia Vassalo

Tânia Vassalo

TAREFAS: 10, 11, 12 e 13

Atividade: Ação de retirar, ação de comparar e ação de complementar
Aluna: R.G.V.
Idade: 7 anos

Estratégias:
Utilizamos presilhas e elásticos para cabelos, sendo ambos, definidos como prendedores para cabelos.
Organizamos os grupos e em seguida perguntei:
- Quantas presilhas temos?
(R.G.V.:Cinco)
- Se tirarmos três presilhas quantas ficarão?
(R.G.V.: Duas)
- Quantos elásticos temos?
(R.G.V.:Cinco)
- Se tirarmos um elástico quantos ficarão?
(R.G.V.:Quatro)

Retirei uma presilha e perguntei:
O que temos a mais? Elásticos ou presilhas?
(R.G.V.:elásticos)

Juntei as cinco presilhas e os cinco elásticos e perguntei:
Quantos prendedores de cabelos temos?
(R.G.V.:Dez)



R.G.V., participou atentamente das atividades propostas.


]SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Raquel12SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Raquel13

http://taniaensino@hotmail.com

12SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Re: SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Sex Abr 06, 2012 8:57 am

sabrina garcia borzi

sabrina garcia borzi

Como trabalho com 1º ano,acho o cuisenaire um material ótimo que ajuda de maneira simples a criança construir conceitos básicos de Matemática.
O cuisenaire funciona da seguinte forma: cada barrinha com cores e tamanhos diferentes correspondem a um determinado valor que vão de 1 à 10. Como o material é bem colorido chama a atenção das crianças que se divertem enquanto aprendem.
Pode-se trabalhar sucessão numérica, comparação e inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade.


SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Cuisenaire3y

http://sabrina_gb@hotmail.com

13SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Comentário da atividade da Eliana Dom Abr 29, 2012 5:05 pm

Andreza

Andreza

As atividades utilizando materiais concretos, manipulando e interagindo entre si, constroem conceitos e são importantes, pois ajudam a compreender e refletir sobre os números e suas quantidades.

14SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Números inteiros Dom Abr 29, 2012 6:09 pm

Andreza

Andreza

Apresentei um quadro para as crianças analisarem as figuras e quantidades.
Orientei o preenchimento de um gráfico, pintaram um quadradinho para cada unidade. Após o preenchimento do gráfico, pedi para examinarem, de forma que, sem contar, poderiam indicar a figura que aparecem em maior quantidade.
Uma atividade que envolve várias maneiras para compreender a quantidade e perceber como a observação é importante.

Admin

Admin
Admin

Olá pessoal!
Trabalho com alunos na idade de 5 a seis anos (1º ano), usamos o material chamado cuisenaire,é muito bom para crianças nessa fase onde aprende a matemática de maneira lúdica. Cada barrinha tem uma cor a qual representa uma quantidade,trabalha-se numerais, cores, sequencia numérica, adição,subtração,etc.

Eloisa G. Dela Marta

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

16SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Re: SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Seg maio 14, 2012 5:51 pm

Admin

Admin
Admin


SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS 9-11

A ATIVIDADE FOI APLICADA COM UM GRUPO DE 20 ALUNOS.
PRIMEIRO FORMOU-SE EQUIPES DE QUATRO ALUNOS E ENTREGUE O MATERIAL DOURADO.
A PRIMEIRA ESTRATÉGIA USADA FOI CONTAR E REPRESENTAR, BASEANDO-SE NA ESTRATÉGIA DE AGRUPAMENTO.
JUNTANDO 10 UNIDADES E FORMANDO: 1 DEZENA.
JUNTANDO 10 DEZENAS PARA FORMAR: 1 CENTENA.
E 10 CENTENAS PARA FORMAR: 1 MILHAR.
OS ALUNOS FORAM AGRUPANDO O MATERIAL DOURADO E TROCANDO AS PEÇAS DE 10 EM 10.
A ATIVIDADE FOI FIXADA E TEVE UM BOM RESULTADO. POIS OS ALUNOS OBSERVARAM E MANIPULARAM O MATERIAL CHEGANDO A UM RESULTADO CONCRETO E EFICAZ.

PARECER DO TUTOR.

Muito bem, Prof. Sandra

A proposta é essa. Concretizar a matemática para que a criança desenvolva os conceitos e só então, paulatinamente ir caminhado para o abstrato, só assim se evita criar um abismo entre o raciocínio da criança e a matemática.

P.S.: Cadê as fotos? Qualquer coisa me envie por e-mail que eu coloco no fórum.

prof.manoelbrandao@hotmail.com

Atenciosamente,

Manoel Brandão





https://proletmatviradouro.forumeiros.com

Admin

Admin
Admin

Os numeros naturais são importantíssimos serem trabalhados no inicio da construção do pensamento matemático da criança, pois ele é a base para a aplicação dos demais que vão sendo aprendidos nos próximos anos escolares. Alguns números naturais são usados no cotidiano: idade da criança, nº de alunos da sala de aula, nº da casa, nº do calçado, a idade de seus pais e irmãos, na brincadeira de amarelinha, esconde esconde, etc.

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

18SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS Empty Postagem da Profª. Rosinéia Mendonça Seg maio 14, 2012 6:00 pm

Admin

Admin
Admin

SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS 17-42

T1 –Seção 2 – Atividades para compreensão so sistema de numeração.
Trabalhei muito com os meus alunos esta atividade utilizando palitos, era um terceiro ano.
Tive que estimular muito o raciocínio desta turma, pois matematicamente falando havia bloqueio e muita falta de interesse pela disciplina, pois o que faltava mesmo era o “não compreender” : unidade , debaixo de unidade, dezena, centena e milhar.
Já o 5º ano com método apostilado anglo a compreensão veio através da história do ábaco, instrumento utilizado antes da invenção da calculadora.

T1 17
Sim, ele tem que utilizar a subtração, pois assim ele vai entender que a subtração é a operação inversa da adição que é uma das formas dele, descobrir se a conta está correta.


Seção 1 – -Introduzindo o algoritmo da subtração
Respondendo a pergunta do ti1. É obvio que não. Pois assim como na adição o algoritmo só tem significado quando se trabalha com valores que vão além.

O algoritmo da diversão por subtrações sucessivas
Em todas as salas que lecionei, só consegui resultados na divisão desde o primeiro passo com a eliminação dos números, através da subtração assim como mostra no livro e com a prática de docente.
Ex
12 3 método simples
-12 4 para melhor compreensão



https://proletmatviradouro.forumeiros.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos