Olá Pessoal,
Muito embora possivelmente todos nós já nos conheçamos, vamos usar esse espaço para nos apresentar mais uma vez. E mais: vamos deixar registradas nesse TÓPICO as nossas expectativas para esse curso, de modo que possamos recorrer a ele em futuras avaliações. Na sua apresentação siga os itens que nós tutores destacaremos na nossa.
NOME: Manoel Aparecido Brandão
FORMAÇÃO:Graduado Pedagogia e Matemática e Pós-graduando em NTEM (Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e PIGEAD (Programação, Implantação e Gestão de Educação a Distância.
EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL: Professor de Filosofia Pra Crianças de 1ª a 4ª séries, Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Formador de Professores para Educação Ambiental no Ensino fundamental (I e II) , Professor de Matemática no segundo cíclo do Ensino Fundamental e Professor de Matemática e Física no Ensino Médio.
ONDE LEOCIONA ATUALMENTE: Rede Pública Municipal de Ensino de Viradouro, Rede particular de Ensino de Viradouro(Colégio Horizonte (Sistema Positivo de Ensino) Colégio Alpha - COC) e Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
PORQUE RESOLVI FAZER O PROLETRAMENTO: Resolvi fazer o Pró-Letramento, porque a realidade dos estudantes de matemática revelada pelas variadas avaliações nacionais e internacionaisnas e confirmada pelo contato com os estudantes de matemática do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio me desafia a desenvolver metodologias capazes de tornar o ensino dessa disciplina, menos doloroso, mais significativo e portanto mais eficaz. Entendo que isso só é possível, com um bom grau de conhecimento acerca das possibilidades cognitivas e do desemvolvimento de habilidades que levem a competências indispensáveis para o domínio da matemática nos mais variados níveis, desde a pré-escola até a universidade. Vejo no Pró-letramento de Matemática, principalmente após a preparação inicial de uma semana na UNICAMP , uma ferramenta ideal para que possamos nos interar desses conhecimentos e nos tornarmos colaboradores na tarefa de produção do conhecimento matemátco com nossos alunos.
MINHA EXPECTATIVA COM O PRÓ-LETRAMENTO: Estou super confiante no Pró-letramento. Espero que esse encontro entre os ditos professores especialistas em matemática (Profª. Maria Elvira, Prof. Manoel Brandão) e possivelmente outros também formados em matemática que estiverem como cursistas, com os professores polivalentes que atuam no primeiro cíclo do Ensino Fundamental e trabalham matemática permita-nos entender e desfazer os entraves do processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática.
Até agora fomos construtores de uma mesma obra que não se conversavam, que não combinavam estratégias.Os construtores que iniciavam a obra não sabiam ao certo o que os continuadores fariam e como fariam depois de deles, fazendo as vezes estruturas inadequadas para omprojeto final. Os continuadores por sua vez, não sabiam ao certo o que outros fizeram antes de si naquela obra. Nenhuma obra construída dessa forma pode ter sucesso. Se um pedreiro pega uma construção de um edifício, já inicido, com alicerces e paredes erguidas e não conversa com quem o antecedeu na obra corre o risco, de substimar a força de tal estrutura e dar um acabamento chinfrim, desperdiçando, todo o trabalho feito até então, ou, erguer sobre ela lage e cobertura incontíveis com sua estrutura básica, causando rachaduras profundas e possivelmente comprometendo a existência da obra. Mas se combinarem, tudo será mais fácil. Então vamos combinar, vamos nos entender e nossa obra será infinitamente melhor!
Manoel Brandão
Por favor repita esses tópicos e responda a cada um deles com muito carinho e sinceridade.
Muito embora possivelmente todos nós já nos conheçamos, vamos usar esse espaço para nos apresentar mais uma vez. E mais: vamos deixar registradas nesse TÓPICO as nossas expectativas para esse curso, de modo que possamos recorrer a ele em futuras avaliações. Na sua apresentação siga os itens que nós tutores destacaremos na nossa.
NOME: Manoel Aparecido Brandão
FORMAÇÃO:Graduado Pedagogia e Matemática e Pós-graduando em NTEM (Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e PIGEAD (Programação, Implantação e Gestão de Educação a Distância.
EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL: Professor de Filosofia Pra Crianças de 1ª a 4ª séries, Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Formador de Professores para Educação Ambiental no Ensino fundamental (I e II) , Professor de Matemática no segundo cíclo do Ensino Fundamental e Professor de Matemática e Física no Ensino Médio.
ONDE LEOCIONA ATUALMENTE: Rede Pública Municipal de Ensino de Viradouro, Rede particular de Ensino de Viradouro(Colégio Horizonte (Sistema Positivo de Ensino) Colégio Alpha - COC) e Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
PORQUE RESOLVI FAZER O PROLETRAMENTO: Resolvi fazer o Pró-Letramento, porque a realidade dos estudantes de matemática revelada pelas variadas avaliações nacionais e internacionaisnas e confirmada pelo contato com os estudantes de matemática do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio me desafia a desenvolver metodologias capazes de tornar o ensino dessa disciplina, menos doloroso, mais significativo e portanto mais eficaz. Entendo que isso só é possível, com um bom grau de conhecimento acerca das possibilidades cognitivas e do desemvolvimento de habilidades que levem a competências indispensáveis para o domínio da matemática nos mais variados níveis, desde a pré-escola até a universidade. Vejo no Pró-letramento de Matemática, principalmente após a preparação inicial de uma semana na UNICAMP , uma ferramenta ideal para que possamos nos interar desses conhecimentos e nos tornarmos colaboradores na tarefa de produção do conhecimento matemátco com nossos alunos.
MINHA EXPECTATIVA COM O PRÓ-LETRAMENTO: Estou super confiante no Pró-letramento. Espero que esse encontro entre os ditos professores especialistas em matemática (Profª. Maria Elvira, Prof. Manoel Brandão) e possivelmente outros também formados em matemática que estiverem como cursistas, com os professores polivalentes que atuam no primeiro cíclo do Ensino Fundamental e trabalham matemática permita-nos entender e desfazer os entraves do processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática.
Até agora fomos construtores de uma mesma obra que não se conversavam, que não combinavam estratégias.Os construtores que iniciavam a obra não sabiam ao certo o que os continuadores fariam e como fariam depois de deles, fazendo as vezes estruturas inadequadas para omprojeto final. Os continuadores por sua vez, não sabiam ao certo o que outros fizeram antes de si naquela obra. Nenhuma obra construída dessa forma pode ter sucesso. Se um pedreiro pega uma construção de um edifício, já inicido, com alicerces e paredes erguidas e não conversa com quem o antecedeu na obra corre o risco, de substimar a força de tal estrutura e dar um acabamento chinfrim, desperdiçando, todo o trabalho feito até então, ou, erguer sobre ela lage e cobertura incontíveis com sua estrutura básica, causando rachaduras profundas e possivelmente comprometendo a existência da obra. Mas se combinarem, tudo será mais fácil. Então vamos combinar, vamos nos entender e nossa obra será infinitamente melhor!
Manoel Brandão
Por favor repita esses tópicos e responda a cada um deles com muito carinho e sinceridade.