PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
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PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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Semana 6 - continuação do fascículo 3 - Espaço e Forma

5 participantes

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marisa bruschini camilo

marisa bruschini camilo

TI 9 - Verifique por dobradura, quantos são os eixos de simetria do quadrado, retângulo e círculo?
Apliquei na turma do ano passado eles construíram o quadrado, o triângulo e o círculo em folha de papel sulfite. Pedi que verificassem por meio de experimentação quantos eixos de simetria possuíam.
Eles encontraram dificuldade só no círculo, pois encontraram vários eixos e não sabiam como registrar a resposta. Ficavam comparando uns com os outros e discutindo. Acabaram chegando a conclusão de que não se podia dar a exatidão da quantidade de eixos do círculo, porque é infinito.

PARECER DO TUTOR:

Muito legal esse momento de duscussão, de investigação dos alunos até chegarem a conclusão. Parabéns principalmente pela sabedoria de não "abortar" esse momento concluindo e dando as respostas para a turma.

Manoel Brandão

TI 14 - Construção de um tangram:

Apliquei esta atividade em um 5°ano no ano passado.
Fui desenhando na lousa cada etapa da dobradura e fazendo junto com eles o meu para que acompanhassem. fazia as dobras e riscavam.
Deu trabalho, alguns se perderam, com a ajuda dos colegas todos construíram o tangram.
Pedi que formassem com as sete peças o desenho de uma casa, um barco e outras figuras. Dei para eles uma folha com os desenhos em tamanho pequeno, para que tentassem reproduzi-los.
Eles gostaram muito dessa atividade, criança gosta de desafio.
Na apostila tinha a história do tangram.

PARECER DO TUTOR

Legal. O Tangran exerce mesmo esse fascínio. Uma versão informatizada de atividades com esse quebra cabeça se econtra em Tangran Racha Cuca, que pode ser encontrado em nosso laboratório virtual, aqui no fórum.

Manoel Brandão

Admin

Admin
Admin

OLÁ PESSOAL,

Como ao tentar abrir a página de postagens da 6ª Semana a Marisa já havia feito a postaegm acima resolvi deixá-la como nossa nossa postagem inicial da semana, então vamos fazer nossas novas postagens aqui.

Um abraço a todas.

Manoel Brandão.

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

3Semana 6 - continuação do fascículo 3 - Espaço e Forma Empty SEMANA 6 - FASCÍCULO 3 - ESPAÇO E FORMA Sáb maio 19, 2012 7:39 am

SANDRA NASCIMENTO

SANDRA NASCIMENTO

TI3 - REPRESENTAÇÃO POR MEIO DE VISTAS

PARTE 1 - Explorando Localização Orientação.

Através das maquetes da cidade, da escola e da sala de aula foi proposto aos alunos do 4º ano que fizessem representações por meio de vistas; isto é a sala de aula, a escola, a rua, o bairro e até mesmo a cidade vista de cima.
Houve vários desenhos, uns com vistas da sala de aula e outros da cidade.
Os alunos elegeram em votação o melhor desenho e o escolhido por eles foi o desenho da aluna Emanuelle.
Todos participaram e gostaram da aula.

PARECER DO TUTOR

O trabalho com as variadas vistas é muito importante nesse nível escolar. Aguça a percepção geométrica e facilita a vida do aluno nas séries posteriores.
Parabéns!

Manoel Brandão

4Semana 6 - continuação do fascículo 3 - Espaço e Forma Empty Espaço e Forma Dom maio 20, 2012 10:17 am

Andreza

Andreza

Dobradura

Para fazer a dobradura de um passarinho com alunos do 1º ano, disponibilizei quadrados de papel coloridos, tamanho 15 cm por 15 cm. Inicialmente pedi para os alunos:
- dobrarem o quadrado seguindo a linha pontilhada;
- dobre o papel mais uma vez na linha pontilhada;
- dobre novamente o papel pela linha pontilhada, para trás e para frente, ida e volta;
- forme a cabeça do passarinho empurrando a ponta do papel para baixo e para dentro, até a linha pontilhada;
- dobre as duas pontas inferiores para fora, na linha pontilhada formando as asas.
Esta atividade estimula o aspecto lúdico, artístico, a criatividade, desperta a imaginação, sendo uma estratégia que desenvolve habilidades geométricas. Trabalho com 1º ano, material apostilado do Ânglo.

PARECER DO TUTOR

Concordo com você, em uma atividade como essa há ludicidade e arte. Há portanto prazer, o que assegura a aprendizagem. Portanto é uma atividade riquíssima não obstante a sua simplicidade, cheia de elementos matemáticos e geométricos que embasam a aprendizagem de outras matemáticas e geometrias superiores,bem como de outras áreas do conhecimento como as artes e física no ensino médio. Mito bem.

Manoel Brandão


Tangram

Apresentei as peças do tangram, expliquei que é um quadrado formado por sete peças e com ele podemos representar muitas figuras como animais, plantas e objetos. Deixei os alunos explorarem o material, assim perguntando quantos triângulos, quadrados, se tinham o mesmo tamanho, etc.
Pedi para os alunos contornarem algumas peças, perguntando quantas pontas, lados.
Foi uma atividade desafiadora, onde os mesmos criavam e observavam novas formas utilizando um material com figuras geométricas.


PARECER DO TUTOR

A Chance de alunos que passam por um trabalho desses, se desenvolver muto bem em matemática/geometria é muito grande. Essas habilidades, de analisar e comparar, são mais importantes que o conteúdo em si. Valeu, parabéns!

Manoel Brandão

5Semana 6 - continuação do fascículo 3 - Espaço e Forma Empty TI 6ª semana - Espaço e Forma Sex Jun 01, 2012 9:28 am

Tânia Vassalo

Tânia Vassalo

Peque uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece como retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a) Quadrilátero que possua somente um eixo de simetria: trapézio isósceles
b) Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria: retângulo
c) Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria: quadrado
Baseado no procedimento anterior, experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo: infinito

Construção de um Tangran
A criança realizou a construção do tangran com entusiasmo e respondeu a todas as perguntas da TI 17.
Posteriormente acessamos o site racha cuca e a criança realizou inúmeras atividades online com o tangran.

http://taniaensino@hotmail.com

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