PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
9º Encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
9º Encontro de 24/05/2012
Grandezas e Medidas - Fascículo 5
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor mostrou no data show várias imagens de vários instrumentos de medidas.
E iniciamos o fascículo 5 de grandezas e medidas formando grupos ;
O meu grupo ficou com o título “A problemática do lixo”.
Participantes: Elaine e Sandra.
No final socializamos as atividades estudadas por cada grupo.
2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Projeto B: O lixo – Segundo Ciclo (3º / 4ª série) – páginas. 22 a 24.
Atividade 1: A problemática do lixo.
OBJETIVOS:
- Resolver problemas relacionados às medidas de massa.
- Estabelecer relações entre as unidades usuais de medidas de massa.
- Expressar os números racionais na forma fracionária.
- Construir frações equivalentes.
- Identificar o problema que envolve a quantidade de lixo gerado, os tipos de lixo e qual o seu destino final.
- Refletir sobre a responsabilidade dos segmentos da sociedade nesse processo.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Distribuir para cada grupo de alunos de 5 componentes questões sobre a problemática do lixo.
Os alunos devem refletir sobre a questão do lixo e elaborar um cartaz que represente o que foi discutido pelo grupo.
As informações para serem debatidas nos grupos devem ser listadas anteriormente pela professora, contendo dados como:
- A quantidade de lixo gerada por dia no município.
Posteriormente deve se tratar especificamente das formas possíveis de qualificar a produção do lixo, levando o aluno a estabelecer conexões com medida de massa.
Um país chamado Lixolândia produz cerca de 80 mil toneladas de lixo diário.
Sujeirolândia é um Estado responsável pela produção de 12 mil toneladas de lixo. Usando folhas quadriculadas represente em 3 quadros, pintando a quantidade que representa Lixolânda em cada um deles: 12/80, 6/40 e 3/20, demonstrando assim as frações equivalentes.
PARECER DO GRUPO:
1 – A professora nesta atividade sobre a problemática do lixo estabeleceu conexões entre as atividades múltiplos, submúltiplos e frações equivalentes.
2 – Os objetivos propostos garantiram o alcance das atividades.
3 – O produto final proposto foi conhecer o Aterro Sanitário da cidade.
3 MINHAS CONCLUSÕES:
Este tema “O Lixo” abordou os conteúdos matemáticos como medidas de massa, medidas de capacidade, medidas de tempo, números nacionais na forma decimal e fracionária e frações equivalentes, tendo como princípio discussões as questões ambientais.
“O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel.” (Platão)
9º Encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
9º Encontro de 24/05/2012
Grandezas e Medidas - Fascículo 5
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor mostrou no data show várias imagens de vários instrumentos de medidas.
E iniciamos o fascículo 5 de grandezas e medidas formando grupos ;
O meu grupo ficou com o título “A problemática do lixo”.
Participantes: Elaine e Sandra.
No final socializamos as atividades estudadas por cada grupo.
2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Projeto B: O lixo – Segundo Ciclo (3º / 4ª série) – páginas. 22 a 24.
Atividade 1: A problemática do lixo.
OBJETIVOS:
- Resolver problemas relacionados às medidas de massa.
- Estabelecer relações entre as unidades usuais de medidas de massa.
- Expressar os números racionais na forma fracionária.
- Construir frações equivalentes.
- Identificar o problema que envolve a quantidade de lixo gerado, os tipos de lixo e qual o seu destino final.
- Refletir sobre a responsabilidade dos segmentos da sociedade nesse processo.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Distribuir para cada grupo de alunos de 5 componentes questões sobre a problemática do lixo.
Os alunos devem refletir sobre a questão do lixo e elaborar um cartaz que represente o que foi discutido pelo grupo.
As informações para serem debatidas nos grupos devem ser listadas anteriormente pela professora, contendo dados como:
- A quantidade de lixo gerada por dia no município.
Posteriormente deve se tratar especificamente das formas possíveis de qualificar a produção do lixo, levando o aluno a estabelecer conexões com medida de massa.
Um país chamado Lixolândia produz cerca de 80 mil toneladas de lixo diário.
Sujeirolândia é um Estado responsável pela produção de 12 mil toneladas de lixo. Usando folhas quadriculadas represente em 3 quadros, pintando a quantidade que representa Lixolânda em cada um deles: 12/80, 6/40 e 3/20, demonstrando assim as frações equivalentes.
PARECER DO GRUPO:
1 – A professora nesta atividade sobre a problemática do lixo estabeleceu conexões entre as atividades múltiplos, submúltiplos e frações equivalentes.
2 – Os objetivos propostos garantiram o alcance das atividades.
3 – O produto final proposto foi conhecer o Aterro Sanitário da cidade.
3 MINHAS CONCLUSÕES:
Este tema “O Lixo” abordou os conteúdos matemáticos como medidas de massa, medidas de capacidade, medidas de tempo, números nacionais na forma decimal e fracionária e frações equivalentes, tendo como princípio discussões as questões ambientais.
“O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel.” (Platão)