PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
6º encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
6º de 26/04/2012
Espaço e Forma – Fascículo 3 -Continuação
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
Neste encontro o professor passou filme “Donald no país da matemática”, mostrou as formas geométricas no cotidiano: nas construções, nos jogos, etc.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 9
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI 9 - Peque uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece com o retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a - Quadrilátero que possua somente um eixo de simetria:
TRAPÉZIO ISÓSCELES
b - Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria:
RETÂNGULO
c - Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria:
QUADRADO
Baseado no procedimento anterior, experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo:
INFINITO
TI 14, TI 15, TI 16, TI 17 – CONSTRUÇÃO DE UM TANGRAN
Explicar para o aluno que o tangran é um quebra-cabeça chinês formado por 7 polígonos: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Depois de construirmos o tangran fazer as atividades:
- Com 2 peças podemos construir um paralelogramo.
- Com 2 peças podemos construir um triângulo.
- Com 2 peças podemos construir um trapézio.
- Com 2 peças podemos construir um quadrado.
- Com 3 peças podemos construir um retânculo.
Podemos explorar vários desenhos que envolve área: retângulo, quadrado, triângulo, paralelogramo.
E com todas as peças podemos construir um trapézio, triângulo, paralelogramo e um polígono de 6 lados.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
O estudo da geometria se torna importante também como meio de facilitar as percepções espaciais do educando.
Neste fascículo fazendo uma preparação para estudo de frações foi sugerido a realização de atividades ludicas: o tangran.
6º encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
6º de 26/04/2012
Espaço e Forma – Fascículo 3 -Continuação
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
Neste encontro o professor passou filme “Donald no país da matemática”, mostrou as formas geométricas no cotidiano: nas construções, nos jogos, etc.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 9
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI 9 - Peque uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece com o retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a - Quadrilátero que possua somente um eixo de simetria:
TRAPÉZIO ISÓSCELES
b - Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria:
RETÂNGULO
c - Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria:
QUADRADO
Baseado no procedimento anterior, experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo:
INFINITO
TI 14, TI 15, TI 16, TI 17 – CONSTRUÇÃO DE UM TANGRAN
Explicar para o aluno que o tangran é um quebra-cabeça chinês formado por 7 polígonos: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Depois de construirmos o tangran fazer as atividades:
- Com 2 peças podemos construir um paralelogramo.
- Com 2 peças podemos construir um triângulo.
- Com 2 peças podemos construir um trapézio.
- Com 2 peças podemos construir um quadrado.
- Com 3 peças podemos construir um retânculo.
Podemos explorar vários desenhos que envolve área: retângulo, quadrado, triângulo, paralelogramo.
E com todas as peças podemos construir um trapézio, triângulo, paralelogramo e um polígono de 6 lados.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
O estudo da geometria se torna importante também como meio de facilitar as percepções espaciais do educando.
Neste fascículo fazendo uma preparação para estudo de frações foi sugerido a realização de atividades ludicas: o tangran.