Atividade realizada no 1º ano com material apostilado anglo.
Iniciei a atividade preenchendo uma tabela com os sobrenomes da turma e os países de origem (já havia pesquisado a origem).
A Professora fez na lousa uma tabela sistematizando as seguintes informações: os nomes dos países de origem dos sobrenomes que foram inseridos na tabela anterior e a quantidade de sobrenomes da turma que tem origem nesses países. Verifiquei com os alunos a contagem dos cinco países com maior quantidade de sobrenomes e preenchemos a legenda do gráfico. Combinamos que os demais sobrenomes estarão representados na legenda pelo termo “outros”.
Construímos uma outra tabela constando países de origem dos sobrenomes e quantidade de sobrenomes. Os dados dessa tabela gerou o gráfico de colunas.
Esclareci que na linha (eixo) vertical seria pintados os quadradinhos que corresponde a quantidade dos sobrenomes de cada país de origem. A linha horizontal corresponde a nomes dos países de origem, e as colunas foram pintadas segundo as cores da legenda.Observem que os números do eixo vertical ficam na frente da linha e não no espaço entre as duas linhas.
Diante a observação do gráfico pronto, foram propostas atividades que deveriam ser respondidas sobre o mesmo.
Iniciei a atividade preenchendo uma tabela com os sobrenomes da turma e os países de origem (já havia pesquisado a origem).
A Professora fez na lousa uma tabela sistematizando as seguintes informações: os nomes dos países de origem dos sobrenomes que foram inseridos na tabela anterior e a quantidade de sobrenomes da turma que tem origem nesses países. Verifiquei com os alunos a contagem dos cinco países com maior quantidade de sobrenomes e preenchemos a legenda do gráfico. Combinamos que os demais sobrenomes estarão representados na legenda pelo termo “outros”.
Construímos uma outra tabela constando países de origem dos sobrenomes e quantidade de sobrenomes. Os dados dessa tabela gerou o gráfico de colunas.
Esclareci que na linha (eixo) vertical seria pintados os quadradinhos que corresponde a quantidade dos sobrenomes de cada país de origem. A linha horizontal corresponde a nomes dos países de origem, e as colunas foram pintadas segundo as cores da legenda.Observem que os números do eixo vertical ficam na frente da linha e não no espaço entre as duas linhas.
Diante a observação do gráfico pronto, foram propostas atividades que deveriam ser respondidas sobre o mesmo.