Atividade - Calendário
No início do ano organizo um calendário anual e o outro mensal (feito de EVA, números com imãs).
Nos primeiros meses os alunos escutam e observam a professora preencher, explicar o calendário, dia da semana, em qual mês e ano estamos.
No calendário anual trabalho com os números ordinais (janeiro primeiro mês, fevereiro segundo mês... e hoje estamos no quinto mês...)
Este trabalho faz parte da rotina inicial da sala, entre março e abril alguns alunos já participam oralmente da atividade.
Também trabalho outra maneira de escrever a data, como no caderno por extenso (2 de maio de 2012) e no livro (2/5/2012) e sempre ressaltando que foram escritas de maneiras diferentes, mas com mesmo significado.
São atividades importantes nesta faixa etária, pois visualizam a escrita, a sequência dos números. Percebo também que utilizam este material (calendário) como apoio, quando se deparam em dúvidas para que lado escrever um número (o que é natural nesta idade – 1 º ano).
No início do ano organizo um calendário anual e o outro mensal (feito de EVA, números com imãs).
Nos primeiros meses os alunos escutam e observam a professora preencher, explicar o calendário, dia da semana, em qual mês e ano estamos.
No calendário anual trabalho com os números ordinais (janeiro primeiro mês, fevereiro segundo mês... e hoje estamos no quinto mês...)
Este trabalho faz parte da rotina inicial da sala, entre março e abril alguns alunos já participam oralmente da atividade.
Também trabalho outra maneira de escrever a data, como no caderno por extenso (2 de maio de 2012) e no livro (2/5/2012) e sempre ressaltando que foram escritas de maneiras diferentes, mas com mesmo significado.
São atividades importantes nesta faixa etária, pois visualizam a escrita, a sequência dos números. Percebo também que utilizam este material (calendário) como apoio, quando se deparam em dúvidas para que lado escrever um número (o que é natural nesta idade – 1 º ano).