Dobradura
Para fazer a dobradura de um passarinho com alunos do 1º ano, disponibilizei quadrados de papel coloridos, tamanho 15 cm por 15 cm. Inicialmente pedi para os alunos:
- dobrarem o quadrado seguindo a linha pontilhada;
- dobre o papel mais uma vez na linha pontilhada;
- dobre novamente o papel pela linha pontilhada, para trás e para frente, ida e volta;
- forme a cabeça do passarinho empurrando a ponta do papel para baixo e para dentro, até a linha pontilhada;
- dobre as duas pontas inferiores para fora, na linha pontilhada formando as asas.
Esta atividade estimula o aspecto lúdico, artístico, a criatividade, desperta a imaginação, sendo uma estratégia que desenvolve habilidades geométricas. Trabalho com 1º ano, material apostilado do anglo.
Tangram
Apresentei as peças do tangram, expliquei que é um quadrado formado por sete peças e com ele podemos representar muitas figuras como animais, plantas e objetos. Deixei os alunos explorarem o material, assim perguntando quantos triângulos, quadrados, se tinham o mesmo tamanho, etc.
Pedi para os alunos contornarem algumas peças, perguntando quantas pontas, lados.
Foi uma atividade desafiadora, onde os mesmos criavam e observavam novas formas utilizando um material com figuras geométricas.
Para fazer a dobradura de um passarinho com alunos do 1º ano, disponibilizei quadrados de papel coloridos, tamanho 15 cm por 15 cm. Inicialmente pedi para os alunos:
- dobrarem o quadrado seguindo a linha pontilhada;
- dobre o papel mais uma vez na linha pontilhada;
- dobre novamente o papel pela linha pontilhada, para trás e para frente, ida e volta;
- forme a cabeça do passarinho empurrando a ponta do papel para baixo e para dentro, até a linha pontilhada;
- dobre as duas pontas inferiores para fora, na linha pontilhada formando as asas.
Esta atividade estimula o aspecto lúdico, artístico, a criatividade, desperta a imaginação, sendo uma estratégia que desenvolve habilidades geométricas. Trabalho com 1º ano, material apostilado do anglo.
Tangram
Apresentei as peças do tangram, expliquei que é um quadrado formado por sete peças e com ele podemos representar muitas figuras como animais, plantas e objetos. Deixei os alunos explorarem o material, assim perguntando quantos triângulos, quadrados, se tinham o mesmo tamanho, etc.
Pedi para os alunos contornarem algumas peças, perguntando quantas pontas, lados.
Foi uma atividade desafiadora, onde os mesmos criavam e observavam novas formas utilizando um material com figuras geométricas.