PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
7º Encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
7º Encontro de 03/05/2012
Frações - Fascículo 4
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor passou alguns exercícios sobre frações. E passou como desafio alguns exercícios para ser feito em casa.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Em relação ao tema Fração, que pontos merecem destaques (por trazerem desafios, dificuldades, boas ideias ou sugestões inovadoras)
Após estudarmos na prática as frações passamos também para a atividade de ler as frações.
Denominador Como se lê
2 meio
3 terço
4 quarto
5 quinto
6 sexto
7 sétimo
8 oitavo
9 nono
10 décimo
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
A ideia mais importante sobre frações é a de frações equivalentes.
É ela que nos permite comparar, somar, subtrair frações.
Dizemos que uma fração é equivalente quando ela representa a mesma quantidade.
Ex. 1/2 e 2/4 = são equivalentes.
DESAFIOS:
- Trabalhar com discos coloridos que possam ser pintados de acordo com a fração.
- Trabalhar com folhas quadriculadas e pintar de acordo com as frações.
SUGESTÕES:
- Usar exemplos do cotidiano como:
1/2 xícara de leite, 1/2 dúzia de ovos.
3.1 Minhas Conclusões:
Ao trabalharmos com frações gosto sempre de usar o cotidiano dos alunos, com atividades concretas.
Ex. Como repartir um bolo, uma barra de chocolate e etc.
7º Encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
7º Encontro de 03/05/2012
Frações - Fascículo 4
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor passou alguns exercícios sobre frações. E passou como desafio alguns exercícios para ser feito em casa.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Em relação ao tema Fração, que pontos merecem destaques (por trazerem desafios, dificuldades, boas ideias ou sugestões inovadoras)
Após estudarmos na prática as frações passamos também para a atividade de ler as frações.
Denominador Como se lê
2 meio
3 terço
4 quarto
5 quinto
6 sexto
7 sétimo
8 oitavo
9 nono
10 décimo
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
A ideia mais importante sobre frações é a de frações equivalentes.
É ela que nos permite comparar, somar, subtrair frações.
Dizemos que uma fração é equivalente quando ela representa a mesma quantidade.
Ex. 1/2 e 2/4 = são equivalentes.
DESAFIOS:
- Trabalhar com discos coloridos que possam ser pintados de acordo com a fração.
- Trabalhar com folhas quadriculadas e pintar de acordo com as frações.
SUGESTÕES:
- Usar exemplos do cotidiano como:
1/2 xícara de leite, 1/2 dúzia de ovos.
3.1 Minhas Conclusões:
Ao trabalharmos com frações gosto sempre de usar o cotidiano dos alunos, com atividades concretas.
Ex. Como repartir um bolo, uma barra de chocolate e etc.