Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Xxxxxxxxxxx xx Xxxxxxxxxxx
Tutores: Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº2 de 22/03/2012 - Fascículo 01–Números Naturais
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Seguimos o livro do Pró-Letramento, fascículo 1 das páginas 07 a 11, inclusive realizando algumas ideias das TI que estavam nas páginas seguintes. No início do encontro refletimos sobre a importância do trabalho em grupo, com a participação dos cursistas relatando suas experiências. Realizamos as tarefas grupais de 01 a 06 e trabalhamos também em grupo diferentes bases de contagem usando cartazes previamente preparados pelo tutor e materiais concretos, (palitos de sorvetes e Material dourado)
2 - TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS
OBS. : Você vai descrever sucintamente todas as atividades propostas realizadas por você. Suponhamos que as atividade 01 e 04 você tenha aplicado com os seus alunos, ao chegar a ela, em vez de descrevê-la nesse item, você faz apenas a observação: Tarefa realizada em sala, veja descrição no item “Tarefas Realizadas com alunos”.
TI – 1 – Tarefa realizada em sala e descrita no item “Tarefas realizadas com alunos”
TI – 2 – Explorar etiquetas com valores 16 e 61. Que perguntas fazer para os alunos ao mostrar essas etiquetas para ajuda-los a observarem a diferença existente entre esses dois registros numéricos?
SOLUÇÃO: (Do manual)
Algumas perguntas possíveis seriam:
1) Esses dois numerais são iguais? Eles representam a mesma quantidade?
2) O algarismo 6 representa a mesma coisa nos dois números?
3) O algarismo 1 está na mesma posição em 16 e em 61?
DICA (Do Manoel) Dependendo do rumo da conversa é importante pedir para que eles representem os dois números com materiais concretos. Pode-se usar também o QVL, para auxiliar na visão de posicionalidade.)
TI – 3 – Usando a idéia de comparação de coleção e contagem dos elementos de cada coleção, elaborar uma atividade de ordenação de números naturais para os alunos.
SOLUÇÃO: (Do Manoel)
Números Vivos.
Levar as crianças ao pátio da escola, numerá-las com números da chamada por exemplo e pedir que se organizem em ordem crescente de números, ficando lado a lado. Feita a ordenação crescente solicita-se que façam a ordem decrescente. (Sem necessariamente falar para os alunos a professora deve tomar o cuidado de fazer coincidir as ordenações com a reta numérica.) Essa atividade permite uma gama de variações. Por exemplo:
V1 – Uso apenas de números ímpares,
V2 – Uso apenas de números pares,
V3 – Uso apenas de números primos,
V4 – Seqüências de 5 em 5, 10 em 10 e etc.
V5 - Pedir aos alunos que formem duplas em seguida se ordenem de acordo com o resultados das somas de cada grupo.
Todas essas variações com a possibilidade de crescimento e decrescimento.
TI – 4 – Tarefa realizada em sala e descrita no item “Tarefas realizadas com alunos”
TI – 5 – Descrever pelo menos quatro representações diferentes para o número 984 usando materiais concretos.
SOLUÇÃO: (Do Manoel)
R1- Representar com uso de palitos coloridos. Por exemplo. Um palito vermelho, vale 10 palitos naturais e um palito verde, vale dez palitos vermelhos. De tal modo os palitos naturais valem unidades, os palitos vermelhos dezenas e os palitos verdes centenas. Assim o número 984 seria representado por 4 palitos naturais, 8 palitos vermelhos e 9 palitos verdes.
R2 – Representação com material dourado
R3 – Representação pictórica
R4 – Representação pessoal criativa. Crie um sistema de numeração seu. Exemplo: Uma borracha vale 1, uma lápis vale 10 e uma caneta vale 100. Assim o número 984 seria representado por 4 borrachas, 8 lápis e 9 canetas.
Pessoal aí está o exemplo, por favor sigam e qualquer dúvida entrem em contato.
Vejam que cada atividade deve ter o seu enunciado (tirado do livro) e a solução dada por você de modo que quem leia o seu portfólio ainda que não conheça o livro entenda o que está lendo. Seguimos agora com o item 2.1
2.1 - DESCRIÇÃO DE TAREFAS REALIZADAS COM ALUNOS
TI – 1 – Selecionar exemplos de trabalhos de alunos representando números.
SOLUÇÃO: (Do manual e do Manoel)
Na avaliação diagnóstica 2012 da Milton Marçal, foi realizado um ditado de números. Veja alguns resultados
Número ditado ----------------- Escrita
116 --------------------------------10016
1002-------------------------------10002
8542-------------------------------80542
3300-------------------------------30300
TI _ 4 - Elaborar uma atividade lúdica de de ordenação de números naturais na reta numérica.
SOLUÇÃO: (Do Manoel)
Trabalhando a reta numérica no conjunto dos números inteiros, (que envolve também números negativos) costumo levar os alunos ao pátio da escola fazer uma reta numerada geralmente com barbante esticado com nós igualmente espaçados sempre maçado com fitas coloridas para facilitar a visão das marcas. Os alunos são divididos em grupos e um representante de cada grupo deve andar sobre a reta de acordo com as jogadas de seus respectivos grupos. Cada grupo recebe dois dados geralmente um vermelho e um azul. Inicialmente todos representantes de grupos que andarão ao lado da reta estarão no número zero. Cada grupo em sua vez o dado azul e seu representante anda no sentido positivo tantas casas quanto saírem no dado azul. Em seguida o mesmo grupo joga o dado vermelho e seu representante anda no sentido negativo o tanto de casas que sair no dado vermelho. Os grupos todos devem anotar os resultados das jogadas . Na sequência se repete o mesmo com os demais grupos fechando-se a rodada e inicia-se uma nova rodada até que alguém chegue ao fim da reta, ou parando-se o jogo sem que isso aconteça vence quem ocupar a casa de maior valor. È muito divertido e tem dado certo para a introdução do conjunto dos números inteiros.
3 – MINHAS CONCLUSÕES
Com a realização do encontro presencial, pelas trocas de experiências com colegas, e pela realização dos trabalhos individuais. Concluo seguramente que toda tarefa a ser passada para os alunos deve necessariamente ser feita anteriormente pelo professor. Não apenas planejada mas experimentada pelo professor. Mesmo as atividades que não foram realizadas em sala, me fizeram crescer como educador.
Para a semana 3 e 4 seguir o modelo.
Bom trabalho. Qualquer coisa entrem em contato, estou a vossa disposição.
Tel : (17) 3392 4330
Cel.: (17) 9212 9200
e-mail.:
prof.manoelbrandao@hotmail.com E de Preferência na Central de Dúvidas do nosso Fórum.
https://proletmatviradouro.forumeiros.com/f9-central-de-duvidas[justify]