Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012Cursista: Marisa Bruschini Camilo
Tutores: Profª.- Iara Lúcia e prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº3 de 29/03/2012 - Fascículo 02 –Operação com números Naturais
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS A importancia de se trabalhar em grupo, um ajuda o outro na solução do problema, apesar de formar uma bagunça "pedagógica".
2 - TI’s (Tarefas Individuais) PropostasTI – 1 Você acha que o algoritmo da subtração ajuda os alunos a efetuarem cálculos como "8-3=" ou "9-4="? Explique sua resposta.
Não. Porque se trata de uma subtração com fatos básicos.
TI – 2 Para ilustrar o uso de um outro material, vamos subtrair 17 de 35. Faça você as etapas, utilizando o QVL e, por exemplo, o material dourado.
Mostrar o material dourado e perguntar se sabem o valor de cada peça.
Pedir aos alunos que representem o 35(minuendo) no QVL. Na linha abaixo representar o 17(subtraendo).
Perguntar aos alunos se eles podem tirar 7 unidades de quem tem só 5.
Perguntar o que será preciso fazer, os alunos devem concluir que será preciso desfazer 1 barrinha em 10 cubinhos assim de 15 cubinhos poderão retirar 7 e que na casa da dezena ficaram 2 barras e que é possível tirar 1 – Então o resultado ficará: 1 barrinha nba dezena e oito cubinhos na unidade.
TI – 3 Faça você mesmo as etapas da subtração 208-25, usando o QVL e uma representação de material concreto.
Neste caso com o material dourado tambem, montar o mesmo QVL, CDV.
Na casa da unidade não há dificuldade em visualizar, mas na dezena, perguntar como tirar duas dezenas de quem não tem nada. Os alunosdevem concluir que será preciso desfazer uma placa (100unidades) em dez barrinhas(10 unidades cada) ai sim retiradas as 2 barrinhas(20 unidades). Restando no final 1 placa, 8 barrinhas e 3 cubinhos que representam183.
TI – 4 A criança, antes mesmo de ter iniciado o estudo das operações de multiplicação e divisão, já pode ter contato com problemas que passam ser resolvidos apenas por adição e subtração, mas que já tragam algumas das ideias necessárias para conceituar as novas operações. Exemplifique uma atividade que prepare para a multiplicação e uma que prepare para a divisão.
Pedir que 3 crianças venham até a lousa. Dizer para toda sala, vou dar 2 lápis para cada uma das crianças chamadas. Perguntar quantos lápis dei ao todo? Provavelmente eles somarão 2+2 = 4 com +2 = 6. Dar um outro exemplo com número maior. Perguntar e se fossem 43 crinças como fariam?
As crianças vão perceber que com números maiores terão que usar outras estratégias.
TI – 5 Pesquise em livros didáticos e apresente pelo menos dois exemplos de situações-problema envolvendo o raciocínio combinatório. Para cada um deles, monte esquema de solução.
1º Exemplo: Passando em frente à pizzaria Nilde leu “Experimente os 8 tipos de pizza”. Nilde não resistiu e entrou.
Veio um garçom e perguntou: - Quais são os sabores das pizzas?
Ele respondeu: - Temos Atum, queijo, presunto e palmito.
Ué? Não são 8 tipos de pizza?
São! Você pode escolher massa grossa e massa fina!
Ajude Nilde a resolver esta questão, escreva em seu caderno os 8 tipos de pizza que podem ser servidos na pizzaria. A solução é a mesma mostrada no livro. Colocar os 4 saboresna horizontal e os 2 tipos de massa na vertical.
2º Exemplo: Clodoaldo, Oscar e seus amigos participarão de um campeonato de futebol na escola. Para isso precisam de um novo uniforme. Eles foram a uma loja e separaram as bermudas e as camisetas de que mais gostaram.
Camisestas: vermelha, amarela e verde;
Bermudas: preta e marrom.
Responda em seu caderno.
a) Quais são as combinações que eles podem fazer com as camisetas e as bermudas?
b) E se houvesse mais uma cor de camiseta (azul) quantas combinações seriam?
Solução: montar tabela, horizontal camisetas, vertical bermudas ou o contrario. Pedir que desenhe as combinações.
TI – 6 Pesquise em livros-texto e apresente s dois exemplos de situações-problema envolvendo a divisão-comparação. Para cada um deles, monte um esquema de solução.
1º Exemplo: Tenho 24 bombons e quero colocar 4 em cada cestinha.
Quantas cestinhas eu precisarei?
2º Exemplo: Ganhei 24 birocas jogando, resolvi dar 4 birocas para cada colega que estava jogando comigo.
Com quantos colegas eu estava jogando?
Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012Cursista: Marisa Bruschini Camilo
Tutores: Profª.- Iara Lúcia e prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº4 de 02/04/2012 - Continuação: Fascículo 02 – Operação com números Naturais
TI 7 - Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados.
Apliquei esta atividade com alunos do 3° ano que estão freqüentando o reforço escolar.
Fiz no chão da sala a reta numérica até o n° 36. Dividi os alunos em duas equipes, A e B. Usei um dado grande para fazer o sorteio da quantidade de pulos e do comprimento deles, assim cada aluno lançava o dado duas vezes.
Propus a brincadeira:
- Vamos brincar de bota mágica, é uma bota imaginária que dá pulos do comprimento que quisermos.
A equipe vencedora é a que a bota levar mais longe.
Na lousa fiz o quadro de marcação constando as equipes, o numero e o comprimento dos pulos.
Como são poucos alunos, jogaram três rodadas. Quando saia jogada invertida, 2x4 depois 4x2, eles já falavam: - Vai dar no mesmo numero.
As vezes parava o jogo e fazia perguntas: - Quanto a equipe B precisa tirar no dado para vencer a equipe A, depois que o jogador já tinha tirado o número de pulos.
Eles gostaram muito, achei o resultado positivo.
TI 8 – Aplique uma atividade como está em sua turma. Descreva a atividade que você aplicou e faça um pequeno relato dos resultados.
Apliquei a atividade com um aluno do quinto ano (reforço), joguei com ele. Peguei 2 folhas com as retas numéricas(3), até o n° 36 (conforme modelo dado pelo tutor).
A cada jogada ele indicava com as flechas a que número chegou e fiz assim com ele nas primeiras. Depois fui direto ao resultado, demorou um tempo para ele entender porque eu não precisava indicar os pulos, que o jogo representava a tabuada. Ele conseguiu fazer o mesmo mas, só quando o resultado da multiplicação dava até 10.
Ele ficava muito feliz quando ganhava de mim.
É uma boa maneira de entender a multiplicação e memorizar a tabuada. Pode se utilizar o dado de 8 faces para aumentar o repertório.
TI 9 – Aplique uma atividade como esta em sua turma. Descreva a atividade que você aplicou e faça um pequeno relato dos resultados.
Não apliquei esta atividade mas achei uma boa estratégia para que os alunos entendam a divisão. Assim por exemplo eles perceberão que dentro do 20 cabem 4 retas de 5cm.
TI 10 – Aplique uma atividade como esta em sua turma. Descreva a atividade que você aplicou e faça um pequeno relato dos resultados.
Também não apliquei esta atividade mas é muito importante que a criança faça o registro, para ter certeza que ela entendeu o conteúdo dado.
TI 11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67x8.
Decompor o n° 67 em 60+7 e multiplicar cada parcela por 8 e depois somar os resultados obtidos. Assim a criança entenderá que o 6 no n° 67 vale 60. E que usamos o algoritmo 67x8 para encurtar o cálculo.
TI 12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.
Formar 10 grupos de 8, multiplicar 10x8 e tirar o resultado que é 80 de 137 sobrava 57 formar 5 grupos de 8, multiplicar 5x8 e tirar o resultado que é 40(que é a metade da multiplicação anterior) dos 57 que ainda restavam. Agora restou 17 que ainda da para formar 2 grupos de oito = 16 que subtraído dos 17, restará só 1 que não dá para formar mais grupos(
.
Antes de ensinar esse processo de divisão trabalhar multiplicação por 10, 100, 1000 e trabalhar dobro e metade.
2.1 - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOSTI 7 - Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados.
Apliquei esta atividade com alunos do 3° ano que estão freqüentando o reforço escolar.
Fiz no chão da sala a reta numérica até o n° 36. Dividi os alunos em duas equipes, A e B. Usei um dado grande para fazer o sorteio da quantidade de pulos e do comprimento deles, assim cada aluno lançava o dado duas vezes.
Propus a brincadeira:
- Vamos brincar de bota mágica, é uma bota imaginária que dá pulos do comprimento que quisermos.
A equipe vencedora é a que a bota levar mais longe.
Na lousa fiz o quadro de marcação constando as equipes, o numero e o comprimento dos pulos.
Como são poucos alunos, jogaram três rodadas. Quando saia jogada invertida, 2x4 depois 4x2, eles já falavam: - Vai dar no mesmo numero.
As vezes parava o jogo e fazia perguntas: - Quanto a equipe B precisa tirar no dado para vencer a equipe A, depois que o jogador já tinha tirado o número de pulos.
Eles gostaram muito, achei o resultado positivo.
TI 8 – Aplique uma atividade como está em sua turma. Descreva a atividade que você aplicou e faça um pequeno relato dos resultados.
Apliquei a atividade com um aluno do quinto ano (reforço), joguei com ele. Peguei 2 folhas com as retas numéricas(3), até o n° 36 (conforme modelo dado pelo tutor).
A cada jogada ele indicava com as flechas a que número chegou e fiz assim com ele nas primeiras. Depois fui direto ao resultado, demorou um tempo para ele entender porque eu não precisava indicar os pulos, que o jogo representava a tabuada. Ele conseguiu fazer o mesmo mas, só quando o resultado da multiplicação dava até 10.
Ele ficava muito feliz quando ganhava de mim.
É uma boa maneira de entender a multiplicação e memorizar a tabuada. Pode se utilizar o dado de 8 faces para aumentar o repertório.
3- MINHAS CONCLUSÕESCom os jogos as crianças aprendem com prazer e é um bom momento para interferir fazendo com que a criança lance mão de novas estratégias, desenvolvendo o raciocínio.