PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Portifólio 9° Encontro

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Portifólio 9° Encontro Empty Portifólio 9° Encontro Qua Jun 20, 2012 7:09 pm

marisa bruschini camilo

marisa bruschini camilo


Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Marisa Bruschini Camilo
Tutores: Profª.- Iara Lúcia e prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº 9 de 24/05/2012 - Fascículo 05 – Grandezas e Medidas

1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
O encontro começou com o tutor mostrando imagens de vários instrumentos de medida. Depois propôs algumas questões para a reflexão.
Discutimos como é dado o tema grandezas, medidas e números racionais nas séries iniciais.
Dividimos-nos em grupos para fazer a analise de projetos sobre grandezas e medidas. Meu grupo ficou com “A problemática do lixo”.
Ao final cada grupo expôs seu tema e foi feito criticas e sugestões.

2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS

TI 1 – Atividade n° 2 – Compras no mercadinho:
Objetivos:
• Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações problema;
• Reconhecer o sistema de medida decimal, utilizando as regras desse sistema;
• Discutir a questão do consumo.
Material:
• Panfleto de supermercado
• Notas de dinheiro
• Moedas confeccionadas pelo professor
Descrição da atividade:
Pedi no supermercado da cidade os panfletos para trabalhar em sala de aula (alunos de 5° ano).
Deixei que manuseasse o material a vontade depois perguntei se imaginavam o que iríamos fazer com os panfletos, fiz comparação entre produtos para saber qual consideravam mais saudável.
Formulei alguns problemas usando os produtos e preços do panfleto, nos quais tinham que usar adição, subtração e multiplicação com números decimais.
Pedi que providenciassem panfletos de outros mercados para a próxima aula para que fizéssemos pesquisa de preços.
Fiz então uma lista de compras e eles compararam os preços para saber em qual mercado a compra sairia mais barata.
O resultado foi muito bom eles aprenderam a fazer contas com decimais usando um material concreto, real.

3 MINHAS CONCLUSÕES:
O tema grandezas e medidas tem que ser introduzido nas séries iniciais de uma forma natural, simples, envolvendo temáticas do cotidiano. Trabalhando assim a multidiciplinaridade.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos