Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Marisa Bruschini Camilo
Tutores: Profª.- Iara Lúcia e prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº 11 de 14/06/2012 - Continuação Fascículo 6 – Tratamento de Informações
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Neste encontro vimos os tipos de gráficos: de colunas, de setores e de linhas.
Aprendemos como fazer gráficos utilizando computador, mesmo não sabendo usar muito o computador, vi como pode agilizar as atividades e tornar o tema “gráfico” mais interessante para o aluno.
2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Construção e análise de gráfico
Fiz com os alunos um gráfico de barras que denominamos “aniversariantes do mês”.
Primeiro fiz uma tabela com os meses do ano e o levantamento de quantos alunos faziam aniversário em cada mês. Distribui folhas quadriculadas para que fizessem o gráfico. Na linha vertical colocaram números de 1 a 10 na horizontal os nomes dos meses. Cada aluno indicado na tabela era representado por um quadradinho pintado no mês referente.
Pedi que analisassem o gráfico e respondessem:
a) Em que mês havia mais aniversariantes?
b) Em que mês havia menos aniversariantes?
c) Houve mês sem aniversariantes?
d) Deu empate em alguns meses?
e) Onde é mais fácil ver os resultados?
( ) na tabela
( ) no gráfico
3 MINHAS CONCLUSÕES:
Para conseguir compreender as informações em que são envolvidos, os alunos precisam estar em contato com instrumentos que o ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que os cercam.
As tabelas e os gráficos ajudam a organizar, apresentar e interpretar essas informações.
Cursista: Marisa Bruschini Camilo
Tutores: Profª.- Iara Lúcia e prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº 11 de 14/06/2012 - Continuação Fascículo 6 – Tratamento de Informações
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Neste encontro vimos os tipos de gráficos: de colunas, de setores e de linhas.
Aprendemos como fazer gráficos utilizando computador, mesmo não sabendo usar muito o computador, vi como pode agilizar as atividades e tornar o tema “gráfico” mais interessante para o aluno.
2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Construção e análise de gráfico
Fiz com os alunos um gráfico de barras que denominamos “aniversariantes do mês”.
Primeiro fiz uma tabela com os meses do ano e o levantamento de quantos alunos faziam aniversário em cada mês. Distribui folhas quadriculadas para que fizessem o gráfico. Na linha vertical colocaram números de 1 a 10 na horizontal os nomes dos meses. Cada aluno indicado na tabela era representado por um quadradinho pintado no mês referente.
Pedi que analisassem o gráfico e respondessem:
a) Em que mês havia mais aniversariantes?
b) Em que mês havia menos aniversariantes?
c) Houve mês sem aniversariantes?
d) Deu empate em alguns meses?
e) Onde é mais fácil ver os resultados?
( ) na tabela
( ) no gráfico
3 MINHAS CONCLUSÕES:
Para conseguir compreender as informações em que são envolvidos, os alunos precisam estar em contato com instrumentos que o ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que os cercam.
As tabelas e os gráficos ajudam a organizar, apresentar e interpretar essas informações.