PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
10º encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
10º Encontro em 31/05/2012
Tratamento da Informação – Fascículo 6 . Páginas 7 a 19
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O Tutor fez uma breve conclusão do fascículo 5 grandezas e medidas.
E passamos para o fascículo 6 tratamento da informação, com leitura das páginas 7 a 19.
Vimos vários tipos de gráficos, num olhar sobre os conteúdos propostos, os gráficos de barras, gráficos de segmentos, gráficos de setores.
Vimos as medidas de tendência central, entre estas medidas encontramos a média aritmética, a mediana (é a que ocupa o centro do rol), a moda (é a que mais se repete).
Na sugestão de atividades de tabelas e gráficos sugeridas pelo Pró-letramento a que achei interessante é a da página 15.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Trabalhei com os alunos a apostila do Anglo, a elaboração de gráficos de colunas, de acordo com o número aproximado de espécies de animais terrestres ameaçados de extinção.
De acordo com o IBAMA, em 1989 havia 218 espécies de animais brasileiros ameaçadas de extinção. Somente quase 14 anos depois em 2003 uma nova lista da fauna brasileira foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo IBAMA. A relação trazia 395 espécies terrestres de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos e invertebrados terrestres.
MAMÍFEROS............................... 70
AVES....................................... .160
RÉPTEIS..................................... 20
ANFÍBIOS................................... 15
INVERTEBRADOS TERRESTRES... 130
O aluno deverá construir um gráfico de colunas de acordo com os dados acima, usando cores diferentes para cada espécie.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
Na construção do gráfico é importante verificar se os alunos conseguem ler as informações neles representados.
É interessante trabalhar para construção gráficos e tabelas no primeiro momento papel quadriculado e também recortar gráficos de jornais e revistas para que o aluno possa ver várias formas de gráficos e comparar as possibilidades combinatórias.
10º encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
10º Encontro em 31/05/2012
Tratamento da Informação – Fascículo 6 . Páginas 7 a 19
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O Tutor fez uma breve conclusão do fascículo 5 grandezas e medidas.
E passamos para o fascículo 6 tratamento da informação, com leitura das páginas 7 a 19.
Vimos vários tipos de gráficos, num olhar sobre os conteúdos propostos, os gráficos de barras, gráficos de segmentos, gráficos de setores.
Vimos as medidas de tendência central, entre estas medidas encontramos a média aritmética, a mediana (é a que ocupa o centro do rol), a moda (é a que mais se repete).
Na sugestão de atividades de tabelas e gráficos sugeridas pelo Pró-letramento a que achei interessante é a da página 15.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Trabalhei com os alunos a apostila do Anglo, a elaboração de gráficos de colunas, de acordo com o número aproximado de espécies de animais terrestres ameaçados de extinção.
De acordo com o IBAMA, em 1989 havia 218 espécies de animais brasileiros ameaçadas de extinção. Somente quase 14 anos depois em 2003 uma nova lista da fauna brasileira foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo IBAMA. A relação trazia 395 espécies terrestres de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos e invertebrados terrestres.
MAMÍFEROS............................... 70
AVES....................................... .160
RÉPTEIS..................................... 20
ANFÍBIOS................................... 15
INVERTEBRADOS TERRESTRES... 130
O aluno deverá construir um gráfico de colunas de acordo com os dados acima, usando cores diferentes para cada espécie.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
Na construção do gráfico é importante verificar se os alunos conseguem ler as informações neles representados.
É interessante trabalhar para construção gráficos e tabelas no primeiro momento papel quadriculado e também recortar gráficos de jornais e revistas para que o aluno possa ver várias formas de gráficos e comparar as possibilidades combinatórias.