Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Eliana Ap. Gobetti Furlan
Tutor: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº4 - Fascículo 02 –Operação com números Naturais – Continuação das TI’s 7 a 12.
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
- O tutor orientou algumas atividades propostas para terminarem. Fascículo 2, TI’S de 7 A 12.
TI7, TI8, TI9, TI10– Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados
Realizando as atividades utilizando dados ao invés de cartões. A criança percebeu com mais facilidade o significado das flechas e sua função e também verificou as possíveis operações matemáticas .
TI 11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67 x 8.
60 x 8
+
7 x 8
480 + 56 = ------> 536
Separa-se o nº 67 em dois números (60 e 7) e ambos multiplica-se por 8.
Soma-se os dois resultados das multiplicações e obtem o resultado de 67x8 que é igual a 536.
TI 12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.
Formar 10 grupos de 8, multiplicar 10x8 e tirar o resultado que é 80 de 137 sobrava 57 formar 5 grupos de 8, multiplicar 5x8 e tirar o resultado que é 40(que é a metade da multiplicação anterior) dos 57 que ainda restavam. Agora restou 17 que ainda da para formar 2 grupos de oito = 16 que subtraído dos 17, restará só 1 que não dá para formar mais grupos
Antes de ensinar esse processo de divisão trabalhar multiplicação por 10, 100, 1000 e trabalhar dobro e metade.
3- MINHAS CONCLUSÕES
Com os jogos as crianças aprendem com prazer e é um bom momento para interferir fazendo com que a criança lance mão de novas estratégias, desenvolvendo o raciocínio.
Cursista: Eliana Ap. Gobetti Furlan
Tutor: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº4 - Fascículo 02 –Operação com números Naturais – Continuação das TI’s 7 a 12.
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
- O tutor orientou algumas atividades propostas para terminarem. Fascículo 2, TI’S de 7 A 12.
TI7, TI8, TI9, TI10– Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados
Realizando as atividades utilizando dados ao invés de cartões. A criança percebeu com mais facilidade o significado das flechas e sua função e também verificou as possíveis operações matemáticas .
TI 11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67 x 8.
60 x 8
+
7 x 8
480 + 56 = ------> 536
Separa-se o nº 67 em dois números (60 e 7) e ambos multiplica-se por 8.
Soma-se os dois resultados das multiplicações e obtem o resultado de 67x8 que é igual a 536.
TI 12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.
Formar 10 grupos de 8, multiplicar 10x8 e tirar o resultado que é 80 de 137 sobrava 57 formar 5 grupos de 8, multiplicar 5x8 e tirar o resultado que é 40(que é a metade da multiplicação anterior) dos 57 que ainda restavam. Agora restou 17 que ainda da para formar 2 grupos de oito = 16 que subtraído dos 17, restará só 1 que não dá para formar mais grupos
Antes de ensinar esse processo de divisão trabalhar multiplicação por 10, 100, 1000 e trabalhar dobro e metade.
3- MINHAS CONCLUSÕES
Com os jogos as crianças aprendem com prazer e é um bom momento para interferir fazendo com que a criança lance mão de novas estratégias, desenvolvendo o raciocínio.