PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
Cursista: Sabrina Garcia Borzi Ribeiro
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão
Encontro n.º 7 de 03/05/2012 - Frações – Fascículo 4 .
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
Realizamos atividades em grupo, onde o tutor nos deu as definições de: reta, semirreta e segmento de reta para tirar duvidas que surgiram no grupo.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Em relação ao tema Fração, que pontos merecem destaques (por trazerem desafios, dificuldades, boas ideias ou sugestões inovadoras)
Desafios:
Fazer com que os alunos perceberem que a fração é uma divisão.
Dificuldades:
-Perceber a diferença de denominadores menores mas, que representam frações maiores.
Sugestões:
É preciso trabalhar com eles o conceito de fração. Uma sugestão de como fazer representações das mesmas é recortando papéis em cores variadas e dividi-los em partes iguais. Fazer bolos e pizzas também é uma ótima ideia, pois você pode usar as medidas para fazer o bolo ou a pizza para trabalhar o conceito e quando cortar as guloseimas em partes iguais, enfim trabalhar no concreto ajuda bastante!
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
O encontro foi muito produtivo, trabalhar fração com os alunos no concreto facilita muito o entendimento dos mesmos.
Cursista: Sabrina Garcia Borzi Ribeiro
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão
Encontro n.º 7 de 03/05/2012 - Frações – Fascículo 4 .
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
Realizamos atividades em grupo, onde o tutor nos deu as definições de: reta, semirreta e segmento de reta para tirar duvidas que surgiram no grupo.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Em relação ao tema Fração, que pontos merecem destaques (por trazerem desafios, dificuldades, boas ideias ou sugestões inovadoras)
Desafios:
Fazer com que os alunos perceberem que a fração é uma divisão.
Dificuldades:
-Perceber a diferença de denominadores menores mas, que representam frações maiores.
Sugestões:
É preciso trabalhar com eles o conceito de fração. Uma sugestão de como fazer representações das mesmas é recortando papéis em cores variadas e dividi-los em partes iguais. Fazer bolos e pizzas também é uma ótima ideia, pois você pode usar as medidas para fazer o bolo ou a pizza para trabalhar o conceito e quando cortar as guloseimas em partes iguais, enfim trabalhar no concreto ajuda bastante!
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
O encontro foi muito produtivo, trabalhar fração com os alunos no concreto facilita muito o entendimento dos mesmos.