PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
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ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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PORTFÓLIO - 3º ENCONTRO

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1PORTFÓLIO - 3º ENCONTRO  Empty PORTFÓLIO - 3º ENCONTRO Ter Jun 19, 2012 4:46 pm

SANDRA NASCIMENTO

SANDRA NASCIMENTO

PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
3º encontro

Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO

IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
3º Encontro em 29/03/2012
Operações com Números Naturais – Fascículo 2 . Páginas 6 a 16

1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:

O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas no material didático, com apresentação das atividades em data-show e aplicação dos trabalhos em grupo.

2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 1 a TI 6 (páginas 6 a 16)

2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI 1 – Você acha que o algoritmo da subtração ajuda os alunos a efetuarem cálculos como: “8-3=” ou “9-4”? Explique sua resposta.
Não, pois assim como na adição o algoritmo só tem significados quando se trabalha com valores que vão além dos fatos básicos da operação.

TI 2 - Para ilustrar o uso de um outro material, vamos subtrair 17 de 35. Faça você as etapas, utilizando o QVL e, por exemplo, o material dourado.
O conhecimento prévio do material dourado facilita o trabalho em classe.
A utilização do QVL, pois os alunos poderão ordenar no quadro os decimais (unidades, dezenas e centenas).
Colocar 3 barras na Dezena e 5 cubinhos na Unidade.
Colocar 1 barra na Dezena e 7 cubinhos na Unidade.
O algoritmo desta subtração deve ser apresentado por escrito ao lado do QVL.
O aluno deve perceber que não é possível tirar 7 unidades de 5 unidades.
Ele perceberá que é necessário trocar 1 barra (de 35) por 10 cubinhos, podendo, assim retirar 7 cubinhos e 1 barra;
O resultado é 1 barra (10) e 8 cubinhos = 18

TI 3 – Faça você mesmo as etapas da subtração 208-25, usando o QVL e uma representação de material concreto.
Utiliza-se o QVL com unidade, dezena, centena.
Colocar 2 placas na Centena.
Nada na Dezena.
Colocar 8 cubinhos na Unidade.
O algoritmo da subtração deve ser apresentado, por escrito, ao lado do QVL.
Levar o aluno a perceber que não é possível tirar 2 dezenas de 0.
Levar o aluno a perceber que é necessário trocar 1 placa por 10 barrinhas, assim poderá retirar 2 barrinhas e colocando 8 barrinhas na Dezena.
Ele perceberá que é necessário retirar 5 cubinhos na Unidade, sendo assim o resultado será: 1 placa (Centena), 8 barrinhas (Dezena) e 3 cubinhos (Unidade) = 183

TI 4 – A criança, antes mesmo de ter iniciado o estudo das operações de multiplicação e divisão, já pode ter contato com problemas que possam ser resolvidos apenas por adição e subtração, mas que já tragam algumas das idéias necessárias para conceituar as novas operações. Exemplifique uma atividade que prepare para a multiplicação e uma que prepare para a divisão.

MULTIPLICAÇÃO
a) COMO ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS
Juntar 3 montinhos de canetas, sendo que cada montinho tem 1 caneta vermelha, 1 azul e 1 verde.
3 X 3 que é igual a 3+3+3
O resultado da multiplicação é 9.

b) COM RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO
Numa sorveteria foi feita uma promoção de 4 sabores de sorvete, sendo: limão, chocolate, creme e morango.
Pergunta-se:-
Quantas possibilidades existem de formar com 3 sabores diferentes em cada casquinha de sorvete.
Ex.: Chocolate, creme e morango;
Chocolate, creme e limão;
Chocolate, morango e limão;

TI 5 – Pesquise em livros didáticos e apresente pelo menos dois exemplos de situações-problemas envolvendo o raciocínio combinatório. Para cada um deles, monte um esquema de solução.

a) DIVISÃO REPARTIÇÃO
Ex. Em 5 dúzias de ovos precisam ser separadas em 4 cestas iguais. Quantos ovos haverá em casa cestas?

5 x 12 = 60 60 ÷ 4 = 15

b) DIVISÃO COMPARAÇÃO OU MEDIDA
Ex. Tendo 5 dúzias de ovos, dividos em grupo de 15 ovos. Cada grupo é correspondente a uma cesta. Quantas cestas será necessário?
4 cestas iguais a quantidade de 60 ovos. Quantos ovos tem em cada cesta.

5 x 12 = 60 60 ÷ 15 = 4

TI 6 – Pesquise em livros-textos e apresente pelo menos dois exemplos de situações-problema envolvendo a divisão-comparação. Para cada um deles, monte um esquema de solução.
1º EXEMPLO:
Pedro tinha 36 pipas e resolveu dividir de maneira igual com seus 6 amigos. No final cada um ficou com quantas pipas? (6)

2º EXEMPLO:
Coleta seletiva.
Os alunos trouxeram material reciclável para construir brinquedos.
Para compararmos a quantidade de latinhas com a de garrafas plásticas.
Formou-se grupos de 3 elementos e sobrou 1 garrafa fora do grupo, portanto o número de garrafas é maior que o número de latinhas.
Pois comparar formando grupos é uma estratégia mais fácil.

3- MINHAS CONCLUSÕES:
Neste fascículo de Operações com Números Naturais, convivemos com vários tipos de algorítmos, usados em nosso cotidiano. Importantes na estrutura do pensamento e do raciocínio lógico.

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