PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
4º encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
4º Encontro em 02/04/2012
Operações com Números Naturais – Fascículo 2 . Páginas 16 a 23
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação em data-show da pauta e fizemos as atividades propostas e trabalhamos em grupos.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 7 A T 12 (selecionar três TI para aplicar)
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI 7, 8, 9 e 10 – Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados.
Organizamos uma tabela chamada “tabela de multiplicação”, encontramos os resultados de cada quadrinho cruzadando uma linha e uma coluna. O número que aparece em cada quadrinho é resultado da multiplicação dos números da linha e da coluna.
Peças para o jogo:
- 2 dados;
- 2 tipos de marcadores (feijão, fichas, sementes);
- tabela de multiplicação (2 participantes);
- 1 tabuleiro.
Como jogar:
Preencha os quadradinhos do tabuleiro com os números de 1 a 36 na ordem que desejar.
Um aluno joga com o outro.
Na sua vez, cada jogador lança os dados, observa os 2 números obtidos e procura na tabela de multiplicação o resultado.
No tabuleiro o jogador marca o produto dos 2 números, colocando aí um grão de feijão por exemplo.
O outro jogador deve assinalar seus resultados com outro marcador, como por fichas por exemplo.
Se o resultado já tiver saído, o jogador passa sua vez.
Vence o jogador que tiver 3 marcadores numa mesma linha, coluna ou diagonal.
TI 11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67 x 8.
60 x 8
+
7 x 8
480 + 56 = ------> 536
Separa-se o nº 67 em dois números (60 e 7) e ambos multiplica-se por 8.
Soma-se os dois resultados das multiplicações e obtem o resultado de 67x8 que é igual a 536.
TI 12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.
137 / 8
-80 10 (multiplica-se 10 x 8 que dá 80)
-57 7 (multiplica-se 7 x 8 que dá 56
1 ( resto)
Foi feito a multiplicação de (8 x10= 80) e subtraiu-se de 137 que restou 57.
Em seguida foi feito a multiplicação de (7 x 8= 56) e subtraiu-se de 57 que restou 1.
Então verificando que se multiplicarmos a soma de (10 + 7= 17) e se multiplicarmos 17 x 8 o resultado é 136 e somando com o resto da divisão (1), da-se o resultado de 137.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são pedagógicamene ótima, e vieram complementar e diversificar a prática do meu cotidiano.E contribuiu para a compreensão dos conceitos matemáticos.
As atividades com jogos fizeram com que os alunos formassem um conceito matemático brincando.
4º encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
4º Encontro em 02/04/2012
Operações com Números Naturais – Fascículo 2 . Páginas 16 a 23
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação em data-show da pauta e fizemos as atividades propostas e trabalhamos em grupos.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 7 A T 12 (selecionar três TI para aplicar)
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI 7, 8, 9 e 10 – Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados.
Organizamos uma tabela chamada “tabela de multiplicação”, encontramos os resultados de cada quadrinho cruzadando uma linha e uma coluna. O número que aparece em cada quadrinho é resultado da multiplicação dos números da linha e da coluna.
Peças para o jogo:
- 2 dados;
- 2 tipos de marcadores (feijão, fichas, sementes);
- tabela de multiplicação (2 participantes);
- 1 tabuleiro.
Como jogar:
Preencha os quadradinhos do tabuleiro com os números de 1 a 36 na ordem que desejar.
Um aluno joga com o outro.
Na sua vez, cada jogador lança os dados, observa os 2 números obtidos e procura na tabela de multiplicação o resultado.
No tabuleiro o jogador marca o produto dos 2 números, colocando aí um grão de feijão por exemplo.
O outro jogador deve assinalar seus resultados com outro marcador, como por fichas por exemplo.
Se o resultado já tiver saído, o jogador passa sua vez.
Vence o jogador que tiver 3 marcadores numa mesma linha, coluna ou diagonal.
TI 11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67 x 8.
60 x 8
+
7 x 8
480 + 56 = ------> 536
Separa-se o nº 67 em dois números (60 e 7) e ambos multiplica-se por 8.
Soma-se os dois resultados das multiplicações e obtem o resultado de 67x8 que é igual a 536.
TI 12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.
137 / 8
-80 10 (multiplica-se 10 x 8 que dá 80)
-57 7 (multiplica-se 7 x 8 que dá 56
1 ( resto)
Foi feito a multiplicação de (8 x10= 80) e subtraiu-se de 137 que restou 57.
Em seguida foi feito a multiplicação de (7 x 8= 56) e subtraiu-se de 57 que restou 1.
Então verificando que se multiplicarmos a soma de (10 + 7= 17) e se multiplicarmos 17 x 8 o resultado é 136 e somando com o resto da divisão (1), da-se o resultado de 137.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são pedagógicamene ótima, e vieram complementar e diversificar a prática do meu cotidiano.E contribuiu para a compreensão dos conceitos matemáticos.
As atividades com jogos fizeram com que os alunos formassem um conceito matemático brincando.