PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
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PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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Semana 4 - Operações com Números Naturais - Atividades de 07 à 12

5 participantes

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Admin

Admin
Admin

olá meninas,

Para a realização dessas atividades teremos um tempo maior, tendo em vista os feriados e a semana de encontro com os tutores na UNICAMP. Então bom trabalho a todas vocês.

Manoel Brandão

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

2Semana 4 - Operações com Números Naturais - Atividades de 07 à 12 Empty Números naturais Dom Abr 29, 2012 6:14 pm

Andreza

Andreza

Este jogo(Tamô) realizado com o material apostilado, teve como objetivo, promover o cálculo mental para adição e subtração e fazer com que as crianças vivenciam a relação de reversibilidade entre duas operações.
As crianças deverão observar as peças e contar o número de bolinhas em cada uma. As peças deverão ser encaixadas, e elas deverão descobrir várias maneiras de montar o 8 com duas peças de cores diferentes. Os cálculos deverão ser registrados com adições e subtrações.
Os alunos adoraram o jogo, uma maneira de construir novos conceitos e interagir com outros alunos.

3Semana 4 - Operações com Números Naturais - Atividades de 07 à 12 Empty multiplicação Ter maio 01, 2012 7:44 pm

glaucia cristina arantes

glaucia cristina arantes

Multiplicação
Com papel almaço quadriculado eu peço para eles pintarem em 4 linhas 5 quadrinhos e mostro que para saber quantos quadrinhos pintei ou para conta-lo eu multiplico o numero de linhas da vertical que é o 4, pelo nº de quadrinhos da horizontal que é o 5. Então 4x5=20 quadrinhos que foram pintados; mostro que foi 5+5+5+5, trabalho o enfoque da multiplicação com parcelas iguais. Como raciocínio combinatório eu posso propor 2 tipos de pães (hamburguer e Frances) para comer com 3 tipos de recheios diferentes:( queijo, apresuntado, ovo e tomate), (salsicha com pata palha), ( peito de peru com cenoura e alface).Posso também coloca-los numa tabela para eles desenharem e verificarem as 6 possibilidades conseguidas.

Admin

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Semana 4 - Operações com Números Naturais - Atividades de 07 à 12 22-74


Os números naturais são importantíssimos serem trabalhados no inicio da construção do pensamento matemático da criança, pois ele é a base para a aplicação dos demais que vão sendo aprendidos nos próximos anos escolares. Alguns números naturais são usados no cotidiano: idade da criança, nº de alunos da sala de aula, nº da casa, nº do calçado, a idade de seus pais e irmãos, na brincadeira de amarelinha, esconde esconde,etc.

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5Semana 4 - Operações com Números Naturais - Atividades de 07 à 12 Empty Operações com números naturais Qua maio 16, 2012 3:21 pm

Tânia Vassalo

Tânia Vassalo

TI7, 8, 9 e 10 – Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados
Realizando as atividades utilizando dados ao invés de cartões. A criança percebeu com mais facilidade o significado das flechas e sua função e também verificou as possíveis operações matemáticas .

TI11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67 x 8
A atividade mostrou a aluna, a decomposição do n.º 67. A aluna entendeu o que é 60 + 7 e que deve ocorrer a multiplicação por 8 e posteriormente fazer a adição.
Utilizando o QVL, a aluna entendeu que o 6 vale 60.

TI12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.
Sempre repetindo as perguntas até se esgotarem todas as possibilidades para formação de grupos e fazendo o devido registro na lousa ou no papel de cada etapa, chegamos na seguinte formação:
137 8 * quantos grupos de 8 temos no número 137 ? ( 10)
- 80 10 * que operação devemos fazer? ( 10 x 8 = 80)
57 5 * que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
- 40 ( 137 – 80 = 57)
17 2 * quantos grupos podemos formar agora? ( 5 )
- 16 * que operação devemos fazer? ( 8 x 5 = 40 )
1 * que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
( 57 – 40 = 17 )
* quantos grupos podemos formar agora? ( 2 )
* que operação devemos fazer? ( 8 x 2 = 16 )
* que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
( 17 – 16 = 1 )
• Verificamos que restou 1 e que não dá para formar mais grupos.

http://taniaensino@hotmail.com

SANDRA NASCIMENTO

SANDRA NASCIMENTO

TI10 - Aplique uma atividade com a sua turma. Descreva a atividade que você aplicou e faça um relato dos resultados.

O algoritmo da multiplicação em dois estágios: Trabalhei com os alunos diferentes registros e represenrações para ajudá-los a compreender as regras do algoritmo. Lembrando de enfatizar que o algoritmo (as vezes chamado de conta em pé).

1º Estágio

60 + 5

X 3
______________

180 + 15 -----> 195

Os alunos concluíram que é preciso somar estes dois resultados parciais, recorrendo ao algoritmo da adição. E com apoio do material conreto.


2º Estágio

Neste estágio o aluno já deve ter fixado todo desenvolvimento do processo para que possa efetuar mentalmente algumas operações. Por ex.

1
65
X 3
_____

195

O desenvolvimento deste algoritmo deve ser feito através de vários exercícios.

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