PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS em Sex Mar 23, 2012 2:17 am

Olá pessoal,

Estamos iniciando nossa segunda semana. Nesta, devemos fazer pessoalmente as 17 tarefas individuais do fascículo 1, para compor o nosso portifólio semanal, segundo as orientações dadas nos encontros presenciais e de acordo com o roteiro que se encontra no tópico CONTEÚDO DOS SLIDES E TEXTOS TRABALHADOS NOS ENCONTROS. http://proletmatviradouro.forumeiros.com/f2-conteudos-trabalhados-nos-encontros

IMPORTANTE: Após o encontro, pensando melhor, sugiro que as tarefas que forem desenvolvidas com seus alunos em sala de aula, bem como aquelas que mesmo não desenvolvidas por incompatibilidade com o nível de ensino de cada uma além de constarem do seu PORTFÓLIO, sejam postadas no presente tópico, como resposta a essa minha postagem, para os colegas possam comentar, já que o Portfólio de cada uma de vocês é documento individual, no qual os colegas não devem postar comentários, exceto os tutores para fins de orientações.

QUERIDAS CURSISTAS, NÃO DEIXEM DE FAZER ISSO, PARA QUE HAJA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E QUE ASSIM POSSAMOS CRESCER.

RESUMINDO: o que devemos fazer nessa segunda seman:

1 – Ler e realizar pessoalmente as 17 tarefas individuais propostas,
2 – Aplicar as tarefas viáveis e possíveis com os alunos,
3 – Fazer o portifólio
4 – Postar as melhores experiências neste tópico
5 – Comentar a postagem de pelo menos 1 colega.

Um grande abraço,

2 Números inteiros em Ter Mar 27, 2012 4:07 pm

Particularmente gosto muito de trabalhar com o Material Dourado. Tenho ele em sala de aula, penso que com ele a criança compreende as unidades e quando vai para a dezena tem-se uma nova "casa", centena, milhar e assim por diante, que os números tem um valor posicional onde ele se encontra, seu valor relativo, a representação pela sua quantidade. Faço o trabalho em grupo (3, 5 ou 6 alunos por grupo), de acordo com o número de alunos da classe, o trabalho em grupo é atual, inovador, estimulador, as crianças amam, só que há muita conversa, para eles é descoberta. Já trabalhei também a reta numérica, feita na lousa por mim, eles fazem-na no caderno, procurando unidades e dezenas, é interessante. Com a régua dá para trabalhar milímetros e centímetros, cada um com a sua régua, eles conseguem estruturar e identificar o milímetro e o centímetro, porque o material ( a régua) está em mãos. Eu mostro minha régua grande de madeira, mostro que ela tem um metro, que é uma medida maior, e que nela contém o milímetro e o centímetro que tem na deles. Matemática eu gosto de trabalhar no concreto, aquilo que temos em mãos: bala, giz, lápis de cor, etc, sempre gosto de mostrar no concreto a atividade para ter sentido lógico. Já trabalhei o dominó da tabuada, confeccionado por mim, com papel cartão, as multiplicações e resultados separados para eles jogarem.

COMENTÁRIO DO TUTOR:

Olá Glaucia,
É isso mesmo. Que bom que você já tem esse bom hábito de usar materiais concretos (manipulativos). O Pró-Letramento de fato propõe o uso desses materiais constantemente, justamente para que essa estruturação de unidades, dezenas, centenas ... seja possível. Vamos em frente trocando ideias e aprendendo juntos.
Manoel Brandão

Ver perfil do usuário

3 Números inteiros em Qua Mar 28, 2012 5:03 pm

OLÁ PESSOAL!

Está semana trabalhei com a atividade dos palitos e com o material dourado com crianças de 1º ano, cujo o objetivo era ensinar sequência de 0 a 20 e a soma até 10.
Elas adoraram, porque enquanto brincavam, aprendiam.

PARECER DO TUTOR

Olá Vânia,

"Brincar enquanto aprende, eis o segredo para uma educação com prazer e portanto próspera."

Segundo Paulo Freire: "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. Então ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da
alegria."

Ver perfil do usuário

4 Re: SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS em Qua Mar 28, 2012 8:19 pm

Olá pessoal !!!

Trabalhei com meus alunos de 2ºano atividades com números naturais na reta numérica. Confeccionamos com barbante representanto a reta numérica e de cartolinas cortadas em quadrados contendo os numerais de 0 a 10. Aprenderam a compor a sequência numérica, números que vem antes e depois, números que faltam e a soma e subtração (ex: estou apontando na reta o número 6, quantos números faltam pra eu chegar até o 10)e assim por diante. Considerei muito produtivo pois trabalhar com material sintetiza bem o aprendizado. Wink

PARECER DO TUTOR

OLÁ VÍVIAN,

Legal, muito legal essa atividade, principalmente pela ocorrência de números repetidos. A criatividade a serviço da didática.
Valeu!

Manoel Brandão

Ver perfil do usuário

5 Re:Semana 2-Números inteiros. em Qua Mar 28, 2012 9:30 pm

Olá pessoal!
Trabalhei com um grupo de alunos de 8 anos a contagem e representação de números.Usei palitos de sorvete ,barbante e uma tabela,achei muito produtivo trabalhar no concreto.Aluno que tinha errado a forma de representar,no momento de preencher a tabela,percebeu o erro e corrigiu .Fui fazendo várias perguntas para que entendesse os agrupamentos e o valor posicional dos números.

PARECER DO TUTOR

Olá

Muito boa a sua atividade e também o seu análise. Permitir que o próprio aluno corrija seus erros é de fato construir o saber.

Manoel Brandão

Ver perfil do usuário

6 Numeros Naturais em Qui Mar 29, 2012 9:21 am

Ola pessoal!!!!!
Como estou com uma sala de primeiro ano, fiz uma atividade mais simples usando palitos de sorvete.
Tenho alunos que ainda não sabem distinguir números de letras , por isso adequei a atividade.
Distribui um montinho de palitos de sorvete para cada aluno e, junto com eles fui fazendo perguntas oralmente.
Por exemplo:Vamos pegar 3 palitos, contem, 1, 2, 3...Vamos ver na reta numérica qual e o numeral 3.E assim, sucessivamente com outros números... Aproveitei também para dar uma noção bem simples de adição e subtração e, depois que fizemos oralmente varias vezes , eles passaram para o caderno.
Foi uma atividade muito boa, pois alem de contar, relacionaram a quantidade a representação gráfica do numeral e também tiveram noção de juntar e tirar (adição e subtração).
Abraços

PARECER DO TUTOR

Oi Eliana.

Sinta-se sempre a vontade para fazer adaptações. O que se apresenta no Manual do Pró-Letramento e nos encontros presenciais, são apenas propostas perfeitamente adaptáveis. Ninguém melhor que o professor sabe o que é bom para o seu aluno em cada momento. Valeu! o importante é que, como você falou a atividade foi produtiva.

Um abraço!

Manoel Brandão

Ver perfil do usuário

Admin

Admin

Relatório

De acordo com a observação feita numa sala de 4º ano,a professora utilizou materiais manipulativos destacando o uso do " Material Dourado".
As crianças faziam as trocas e adquiriram o conhecimento do valor real de cada peça que iam substituindo.
Após o uso do material foram feitos registros e atividades para completar e esclarecer toda e qualquer dúvida.
Segue em anexo fotos relacionadas ao uso do material dourado.

[img][/img]

Última edição por Admin em Sex Mar 30, 2012 1:20 pm, editado 3 vez(es)

Ver perfil do usuário http://proletmatviradouro.forumeiros.com

Admin

Admin

Tarefa 4
Olá pessoal
Essa atividade foi feita em sala de aula onde cada aluno escolheu um número feito de EVA e depois foi colocando na reta numérica feita com um pedaço de barbante.
Quando houve repetição de números eles se juntavam com os amigos para fazer a sequencia certa na reta numérica.
Ex:- Quem tinha o número 1 repetido se juntava com o outro e assim sucessivamente fazendo o 11,12,13, e continuamente.
Tudo foi muito divertido para eles ,pois a diversão foi desde os riscos feitos no EVA,os recortes com tesoura, colar no barbante e conseguir o amigo para juntar os números e com isso formar novos formando a sequência certa.

[img][/img]

Última edição por Admin em Dom Abr 08, 2012 2:35 pm, editado 5 vez(es)

Admin

Admin

Gosto muito de trabalhar com o material dourado que possui na escola onde leciono. Com ele a criança compreende as unidades e quando vai para a dezena tem-se uma nova casa, centena milhar e assim por diante um valor posicional onde ele se encontra, seu valor relativo a representação pela sua quantidade.
gosto muito de trabalhar com a reta numérica feita na lousa e as vezes no caderno,pois é um trabalho muito gratificante que exige o raciocínio lógico.
Penso eu que trabalhar com o concreto ou seja com aquilo que é real , e que temos em mãos,palitos, lápis de cores.
Gosto muito de trabalhar com bingo, além de pedagógico e competitivo faz com que a criança queira acertar para vencer o jogo e com isso traz a motivação de aprender . Como também é o caso do dominó da tabuada, a vontade de vencer é tanto que eles acabam memorizando o que mecanicamente não conseguiam aprender. Já trabalhei com a régua numa sala de aula no ano de 2010, pois ela é de madeira fácil de explicar aos alunos e mostrar nela aquilo que eles já conhecem que possui 1 metro fazendo-os que contemos centímetros e milímetros menores que aquela que eles usam. Pretendo o mais breve possível trabalhar com os meus alunos o coser que muitos resultados proporcionam aos alunos. Relatos de professores em HTPS provam o quanto o material tem ajudado. E como docente inovadora que devemos ser quero irem busca de novos desafios. MATEMÁTICA eu vou desafiar você!!!

10 brincando com material dourado em Dom Abr 01, 2012 7:07 pm

Para a atividade proposta, dividimos a turma em 4 grupos de 6 componentes. Cada grupo recebeu 1 placas do material que representa a centena, 10 barras que representa a dezena, 100 cubinhos que exibe as unidades e um dado.
Para iniciar a atividade, cada componente do grupo joga o dado. Começa quem tirar o número maior, caso haja empate joga o dado novamente.
Cada aluno tem a sua vez de jogar o dado. O número que sair no dado retira a quantidade de cubinho (unidade), ou seja, conforme a quantidade que sair no dado.
Quando o jogador conseguir dez cubinhos ou mais troca por uma barra e quando conseguir mais dez tiras troca por uma placa.
O aluno que conseguir a maior quantidade de placas vence. Faremos as seguintes perguntas a cada aluno:
Quantas unidades, dezenas e centenas você ficou?
Qual número representa suas peças?
Essa atividade ,faz com que os alunos sejam capazes de conhecer o sistema de numeração (unidade, dezena e centena).
Com a participação de todos, eles são capazes de realizar as conversões: 10 unidades para dezena, 10 dezenas para centena e 10 centenas para milhar.

Ver perfil do usuário

11 Atividades 2º encontro em Seg Abr 02, 2012 2:25 pm

TAREFAS: 10, 11, 12 e 13

Atividade: Ação de retirar, ação de comparar e ação de complementar
Aluna: R.G.V.

Estratégias:
Utilizamos presilhas e elásticos para cabelos, sendo ambos, definidos como prendedores para cabelos.
Organizamos os grupos e em seguida perguntei:
- Quantas presilhas temos?
(R.G.V.:Cinco)
- Se tirarmos três presilhas quantas ficarão?
(R.G.V.: Duas)
- Quantos elásticos temos?
(R.G.V.:Cinco)
- Se tirarmos um elástico quantos ficarão?
(R.G.V.:Quatro)

Retirei uma presilha e perguntei:
O que temos a mais? Elásticos ou presilhas?
(R.G.V.:elásticos)

Juntei as cinco presilhas e os cinco elásticos e perguntei:
Quantos prendedores de cabelos temos?
(R.G.V.:Dez)

R.G.V., participou atentamente das atividades propostas.

]

Ver perfil do usuário http://taniaensino@hotmail.com

12 Re: SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS em Sex Abr 06, 2012 8:57 am

Como trabalho com 1º ano,acho o cuisenaire um material ótimo que ajuda de maneira simples a criança construir conceitos básicos de Matemática.
O cuisenaire funciona da seguinte forma: cada barrinha com cores e tamanhos diferentes correspondem a um determinado valor que vão de 1 à 10. Como o material é bem colorido chama a atenção das crianças que se divertem enquanto aprendem.
Pode-se trabalhar sucessão numérica, comparação e inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade.

Ver perfil do usuário http://sabrina_gb@hotmail.com

13 Comentário da atividade da Eliana em Dom Abr 29, 2012 5:05 pm

As atividades utilizando materiais concretos, manipulando e interagindo entre si, constroem conceitos e são importantes, pois ajudam a compreender e refletir sobre os números e suas quantidades.

Ver perfil do usuário

14 Números inteiros em Dom Abr 29, 2012 6:09 pm

Apresentei um quadro para as crianças analisarem as figuras e quantidades.
Orientei o preenchimento de um gráfico, pintaram um quadradinho para cada unidade. Após o preenchimento do gráfico, pedi para examinarem, de forma que, sem contar, poderiam indicar a figura que aparecem em maior quantidade.
Uma atividade que envolve várias maneiras para compreender a quantidade e perceber como a observação é importante.

Ver perfil do usuário

Admin

Admin
Olá pessoal!
Trabalho com alunos na idade de 5 a seis anos (1º ano), usamos o material chamado cuisenaire,é muito bom para crianças nessa fase onde aprende a matemática de maneira lúdica. Cada barrinha tem uma cor a qual representa uma quantidade,trabalha-se numerais, cores, sequencia numérica, adição,subtração,etc.

Eloisa G. Dela Marta

16 Re: SEMANA 2 - NÚMEROS INTEIROS em Seg Maio 14, 2012 5:51 pm

Admin

Admin

A ATIVIDADE FOI APLICADA COM UM GRUPO DE 20 ALUNOS.
PRIMEIRO FORMOU-SE EQUIPES DE QUATRO ALUNOS E ENTREGUE O MATERIAL DOURADO.
A PRIMEIRA ESTRATÉGIA USADA FOI CONTAR E REPRESENTAR, BASEANDO-SE NA ESTRATÉGIA DE AGRUPAMENTO.
JUNTANDO 10 UNIDADES E FORMANDO: 1 DEZENA.
JUNTANDO 10 DEZENAS PARA FORMAR: 1 CENTENA.
E 10 CENTENAS PARA FORMAR: 1 MILHAR.
OS ALUNOS FORAM AGRUPANDO O MATERIAL DOURADO E TROCANDO AS PEÇAS DE 10 EM 10.
A ATIVIDADE FOI FIXADA E TEVE UM BOM RESULTADO. POIS OS ALUNOS OBSERVARAM E MANIPULARAM O MATERIAL CHEGANDO A UM RESULTADO CONCRETO E EFICAZ.

PARECER DO TUTOR.

Muito bem, Prof. Sandra

A proposta é essa. Concretizar a matemática para que a criança desenvolva os conceitos e só então, paulatinamente ir caminhado para o abstrato, só assim se evita criar um abismo entre o raciocínio da criança e a matemática.

P.S.: Cadê as fotos? Qualquer coisa me envie por e-mail que eu coloco no fórum.

prof.manoelbrandao@hotmail.com

Atenciosamente,

Manoel Brandão

17 postagem da Profª. Gláucia Arantes Guiselini em Seg Maio 14, 2012 5:57 pm

Admin

Admin
Os numeros naturais são importantíssimos serem trabalhados no inicio da construção do pensamento matemático da criança, pois ele é a base para a aplicação dos demais que vão sendo aprendidos nos próximos anos escolares. Alguns números naturais são usados no cotidiano: idade da criança, nº de alunos da sala de aula, nº da casa, nº do calçado, a idade de seus pais e irmãos, na brincadeira de amarelinha, esconde esconde, etc.

18 Postagem da Profª. Rosinéia Mendonça em Seg Maio 14, 2012 6:00 pm

Admin

Admin

T1 –Seção 2 – Atividades para compreensão so sistema de numeração.
Trabalhei muito com os meus alunos esta atividade utilizando palitos, era um terceiro ano.
Tive que estimular muito o raciocínio desta turma, pois matematicamente falando havia bloqueio e muita falta de interesse pela disciplina, pois o que faltava mesmo era o “não compreender” : unidade , debaixo de unidade, dezena, centena e milhar.
Já o 5º ano com método apostilado anglo a compreensão veio através da história do ábaco, instrumento utilizado antes da invenção da calculadora.

T1 17
Sim, ele tem que utilizar a subtração, pois assim ele vai entender que a subtração é a operação inversa da adição que é uma das formas dele, descobrir se a conta está correta.

Seção 1 – -Introduzindo o algoritmo da subtração
Respondendo a pergunta do ti1. É obvio que não. Pois assim como na adição o algoritmo só tem significado quando se trabalha com valores que vão além.

O algoritmo da diversão por subtrações sucessivas
Em todas as salas que lecionei, só consegui resultados na divisão desde o primeiro passo com a eliminação dos números, através da subtração assim como mostra no livro e com a prática de docente.
Ex
12 3 método simples
-12 4 para melhor compreensão

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: