PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
6º encontro
Cursista: Tânia Cristina Gianelo Vassalo
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
Encontro n.º 6º de 26/04/2012
Espaço e Forma – Fascículo 3 . Páginas
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas no material didático, com apresentação das atividades em data-show e aplicação dos trabalhos em grupo.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 9 e TI 14
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI 9 - Peque uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece como retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a) Quadrilátero que possua somente um eixo de simetria: trapézio isósceles
b) Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria: retângulo
c) Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria: quadrado
Baseado no procedimento anterior, experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo: infinito
TI 14, TI 15, TI 16, TI 17 – Construção de um Tangran
A criança realizou a construção do tangran com entusiasmo e respondeu a todas as perguntas da TI 17.
Posteriormente acessamos o site racha cuca e a criança realizou inúmeras atividades online com o tangran.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são importantes para a compreensão dos conceitos matemáticos.
Em cada encontro, torna-se fundamental a orientação do tutor, a troca com os demais participantes e, na prática, a aplicação com os alunos. Concluo que as atividades (estudadas e realizadas) contribuíram para problematização dos conteúdos e das práticas escolares.
6º encontro
Cursista: Tânia Cristina Gianelo Vassalo
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
Encontro n.º 6º de 26/04/2012
Espaço e Forma – Fascículo 3 . Páginas
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas no material didático, com apresentação das atividades em data-show e aplicação dos trabalhos em grupo.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 9 e TI 14
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI 9 - Peque uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece como retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a) Quadrilátero que possua somente um eixo de simetria: trapézio isósceles
b) Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria: retângulo
c) Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria: quadrado
Baseado no procedimento anterior, experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo: infinito
TI 14, TI 15, TI 16, TI 17 – Construção de um Tangran
A criança realizou a construção do tangran com entusiasmo e respondeu a todas as perguntas da TI 17.
Posteriormente acessamos o site racha cuca e a criança realizou inúmeras atividades online com o tangran.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são importantes para a compreensão dos conceitos matemáticos.
Em cada encontro, torna-se fundamental a orientação do tutor, a troca com os demais participantes e, na prática, a aplicação com os alunos. Concluo que as atividades (estudadas e realizadas) contribuíram para problematização dos conteúdos e das práticas escolares.