PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tarefa 1 fascículo1

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 1 fascículo1 Ter Abr 10, 2012 7:23 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

TAREFA 1
O exercício proposto na tarefa 1 visa a compreensão do sistema de numeração.
As diversas situações que abrangem este exercício faz com que os alunos vivenciem com o material manipulativo a quantidade de números aumentando e diminuindo,usando o termo MONTINHO.

2Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 2 Fascículo 2 Ter Abr 10, 2012 7:29 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Tarefa 2 PROCESSO DE COMPARAÇÃO
Utilizar cartelas tipo no exemplo 16 e 61,ou até mesmo 45 e 54.
Fazer o uso de materiais manipulativos que visem a compreeensão dp valor na sua ordem de classificação.
Lembrando que o uso verbal é um excelente processo de aprendizagem mental.

3Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 3 Ter Abr 10, 2012 7:39 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

A ordenação dos números naturais
Só é possível entender o que é número natural,partindo do princípio que todo sistema posicional permite a ordenação.
No entento a utilização de material concreto(manipulativo) é um dos recursos que faz com que o entendimento seja claro e de forma simples.
Quando a criança associa a quantidade a sua ordem de classificação, começa a construir seu próprio conceito
fazendo assim "o qual vem antes e o qual vem depois".
Importante nisso é que se torna um aprendizado tão significtivo que as atividades se tornam claras e de fácil compreeensão.

4Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 4 Fascículo 1 Ter Abr 10, 2012 7:47 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

AS CENTENAS
Só são de conhecimento as centenas após as crianças estarem trabalhando e entendo as dezenas, dois algoritimos.
Fundamental é continuar com o material manipulativo e as barrinhas de cuisinare para se dar valor de acordo com as cores.
O material pode e deve ser confeccionado pelo professor com auxilio dos alunos.
No entanto, quando a criança confecciona seu material para trabalhar no concreto(manipulativo), o valor da aprendizagem se torna mais significativo.
O uso de jogos,é um outro artifício que faz com que a crinça entenda o valor real do numeros e associe que a troca de grupos tem valor representativo.


5Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 5 -Fascículo 1 Qua Abr 11, 2012 7:38 am

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Outros recursos
Descreva pelo menos quatro representações diferentes para o número 984 usando materiais concretos
948, 894, 849, 498, 489

6Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 6-Fascículo 1 Qua Abr 11, 2012 7:42 am

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Explique por que é errado dizer que o número 28 tem 8 unidades. Quantas unidades tem 28? Qual é o significado correto do algarismo 8, em 28?
Porque o número 28 tem 28 unidades. O número 8 significa as unidades que compões, com duas dezenas, o número 28.

7Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 7- Fascículo 1 Qua Abr 11, 2012 7:44 am

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Explique por que é errado dizer que o número 234 tem 3 dezenas? Quantas dezenas tem 234? Qual é o significado correto do algarismo 3, em 234?
Porque para termos somente 3 dezenas o número deveria ser entre 30 e 39. O número 234 tem 23 dezenas. O número 3 ocupando a casa das dezenas equivale a 30 ou 3 dezenas

8Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 8-Fascículo 1 Qua Abr 11, 2012 7:46 am

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Elabore uma atividade, explorando recursos discutidos neste fascículo, para ajudar seus alunos a compreender que há unidades agrupadas nas dezenas, dezenas agrupadas nas centenas, e assim por diante.
Na lousa, propor a aluna pensar sobre o valor posicional de cada número. Modificando os números e aumentando a dificuldade gradualmente.
Por exemplo, em 3333, o algarismo 3 assume diferentes valores

9Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 9-Fascículo1 Qua Abr 11, 2012 7:48 am

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Na seção 3 da Parte I, afirmamos que perguntas como: “quantos a mais” e “quantos a menos” ajudam a dar significado às operações. Discuta a qual operação cada uma destas perguntas está associada.
O aluno precisará realizar a adição de cada objeto ordenado e posteriormente a subtração entre os resultados da adição para saber a diferença.

10Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 10 Fascículo 1 Sex Abr 13, 2012 1:49 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Crie um jogo com a idéia de juntar que possa ser desenvolvido na área externa de sua escola, envolvendo a participação corporal das crianças.
Dividir a sala em dois grupos, cada grupo deverá eleger um representante para jogar o dado.
No sinal, os dois representantes jogam o dado, aquele que tirar o número maior escolhe um membro do outro grupo para compor o seu. Ganha o grupo que tiver mais componentes. É importante o rodízio do jogador que jogará o dado.

11Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 12 fascículo 1 Sex Abr 13, 2012 2:10 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Atividades que envolvem a ação de comparar.
A forma de criar situações para que uma criança perceba que a operação de subtração é a que se deve se associada à comparação.
O emparelhamento de objetos,lado a lado,até que todos elementos de um conjunto tenham sido utilizados.
Utilizando materiais diferenciados e propondo atividades de comparação, obteremos um resultado melhor do que esperamos.

12Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 14- Fascículo 1 Sex Abr 13, 2012 2:14 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Elaborar uma situação-problema envolvendo a ação de completar.
[img][/img][youtube]<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/0qoDXJF1kJs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>[/youtube]

13Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 15- Fascículo 1 Sex Abr 13, 2012 2:18 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Dominó da adição

Coloquei o vídeo de duas pessoas brincando com o dominó, pois acho muito mais interessante que ficar lendo e não associando a uma imagem.

14Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 16 fascículo 1 Sex Abr 13, 2012 2:23 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

De acordo com video anterior, foi a maontagem de uso de dominó... basta voltar a tarefa 15
Mas ainda assim vou colocar outro vídeo de crianças jogando com dominó

https://www.youtube.com/watch?v=GYr5u_-2Tx8

15Tarefa 1 fascículo1 Empty Tarefa 17 fascículo 1 Sex Abr 13, 2012 2:27 pm

Elaine Drugovich

Elaine Drugovich

Conferindo resultados com calculadora.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos