Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Eliana Ap. Gobetti Furlan
Tutor: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº6 de 26/04/2012 - Continuação do fascículo 3 Espaço e Forma p.14 à 23
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
- Iniciamos esse encontro cujo os temas abordados foram: simetria, tangram e assistimos a pequenos trechos de um filme "Donald no país da matemática", que nos mostrou um pouco sobre a geometria, de modo que o mesmo nos trouxe várias informações de como a geometria pode estar presente no nosso dia-a-dia.
2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI 9 - Pegue uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece como retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a) Quadrilátero que possua um eixo de simetria: trapézio isósceles
b) Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria: retângulo
c) Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria: quadrado
Baseado no procedimento anterior experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo: infinito.
TI 14 - Construção de um tangram:
-Atividade realizada com minha turma de 1º ano. Uma delas foi através de modelos e do conhecimento das peças do mesmo, a proposta era que formassem variadas figuras com as 7 peças do tangram. Depois fizemos um pequeno quadrinho onde cada criança pôde pintar e finalizar da sua forma a figura realizada com as peças do tangram.
3- MINHAS CONCLUSÕES
- Neste encontro obtive excelentes exemplos de como trabalhar de maneira lúdica a geometria.
Cursista: Eliana Ap. Gobetti Furlan
Tutor: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº6 de 26/04/2012 - Continuação do fascículo 3 Espaço e Forma p.14 à 23
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
- Iniciamos esse encontro cujo os temas abordados foram: simetria, tangram e assistimos a pequenos trechos de um filme "Donald no país da matemática", que nos mostrou um pouco sobre a geometria, de modo que o mesmo nos trouxe várias informações de como a geometria pode estar presente no nosso dia-a-dia.
2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI 9 - Pegue uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece como retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a) Quadrilátero que possua um eixo de simetria: trapézio isósceles
b) Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria: retângulo
c) Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria: quadrado
Baseado no procedimento anterior experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo: infinito.
TI 14 - Construção de um tangram:
-Atividade realizada com minha turma de 1º ano. Uma delas foi através de modelos e do conhecimento das peças do mesmo, a proposta era que formassem variadas figuras com as 7 peças do tangram. Depois fizemos um pequeno quadrinho onde cada criança pôde pintar e finalizar da sua forma a figura realizada com as peças do tangram.
3- MINHAS CONCLUSÕES
- Neste encontro obtive excelentes exemplos de como trabalhar de maneira lúdica a geometria.