PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
4º encontro
Cursista: Tânia Cristina Gianelo Vassalo
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
Encontro n.º 4º de 02/04/2012
Operações com Números Naturais – Fascículo 2 . Páginas 16 a 23
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas no material didático, com apresentação das atividades em data-show e aplicação dos trabalhos em grupo.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 7 A T 12 (selecionar três TI para aplicar)
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI7, 8, 9 e 10 – Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados
Realizando as atividades utilizando dados ao invés de cartões. A criança percebeu com mais facilidade o significado das flechas e sua função e também verificou as possíveis operações matemáticas .
TI11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67 x 8
A atividade mostrou a aluna, a decomposição do n.º 67. A aluna entendeu o que é 60 + 7 e que deve ocorrer a multiplicação por 8 e posteriormente fazer a adição.
Utilizando o QVL, a aluna entendeu que o 6 vale 60.
TI12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.
Sempre repetindo as perguntas até se esgotarem todas as possibilidades para formação de grupos e fazendo o devido registro na lousa ou no papel de cada etapa, chegamos na seguinte formação:
137 8 * quantos grupos de 8 temos no número 137 ? ( 10)
- 80 10 * que operação devemos fazer? ( 10 x 8 = 80)
57 5 * que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
- 40 ( 137 – 80 = 57)
17 2 * quantos grupos podemos formar agora? ( 5 )
- 16 * que operação devemos fazer? ( 8 x 5 = 40 )
1 * que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
( 57 – 40 = 17 )
* quantos grupos podemos formar agora? ( 2 )
* que operação devemos fazer? ( 8 x 2 = 16 )
* que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
( 17 – 16 = 1 )
• Verificamos que restou 1 e que não dá para formar mais grupos.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são importantes para a compreensão dos conceitos matemáticos.
Em cada encontro, torna-se fundamental a orientação do tutor, a troca com os demais participantes e, na prática, a aplicação com os alunos. Concluo que as atividades (estudadas e realizadas) contribuíram para problematização dos conteúdos e das práticas escolares.
4º encontro
Cursista: Tânia Cristina Gianelo Vassalo
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
Encontro n.º 4º de 02/04/2012
Operações com Números Naturais – Fascículo 2 . Páginas 16 a 23
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas no material didático, com apresentação das atividades em data-show e aplicação dos trabalhos em grupo.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 7 A T 12 (selecionar três TI para aplicar)
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
TI7, 8, 9 e 10 – Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados
Realizando as atividades utilizando dados ao invés de cartões. A criança percebeu com mais facilidade o significado das flechas e sua função e também verificou as possíveis operações matemáticas .
TI11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67 x 8
A atividade mostrou a aluna, a decomposição do n.º 67. A aluna entendeu o que é 60 + 7 e que deve ocorrer a multiplicação por 8 e posteriormente fazer a adição.
Utilizando o QVL, a aluna entendeu que o 6 vale 60.
TI12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.
Sempre repetindo as perguntas até se esgotarem todas as possibilidades para formação de grupos e fazendo o devido registro na lousa ou no papel de cada etapa, chegamos na seguinte formação:
137 8 * quantos grupos de 8 temos no número 137 ? ( 10)
- 80 10 * que operação devemos fazer? ( 10 x 8 = 80)
57 5 * que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
- 40 ( 137 – 80 = 57)
17 2 * quantos grupos podemos formar agora? ( 5 )
- 16 * que operação devemos fazer? ( 8 x 5 = 40 )
1 * que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
( 57 – 40 = 17 )
* quantos grupos podemos formar agora? ( 2 )
* que operação devemos fazer? ( 8 x 2 = 16 )
* que operação devemos fazer para saber quantos objetos sobraram?
( 17 – 16 = 1 )
• Verificamos que restou 1 e que não dá para formar mais grupos.
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são importantes para a compreensão dos conceitos matemáticos.
Em cada encontro, torna-se fundamental a orientação do tutor, a troca com os demais participantes e, na prática, a aplicação com os alunos. Concluo que as atividades (estudadas e realizadas) contribuíram para problematização dos conteúdos e das práticas escolares.