Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Vivian Nadalin de Paula
Tutores: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº6 de 26/04/2012 - Continuação do fascículo 3 Espaço e Forma p.14 à 23
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
- Iniciamos esse encontro cujo os temas abordados foram: simetria, tangram e assistimos a pequenos trechos de um filme "Donald no país da matemática", que nos mostrou um pouco sobre a geometria, de modo que o mesmo nos trouxe várias informações de como a geometria pode estar presente no nosso dia-a-dia.
2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI 9 - Verifique por dobradura, quantos são os eixos de simetria do quadrado, retângulo e círculo?
- Com minha turma do 3º ano fizemos várias propostas da apostila do ANGLO sobre o assunto simetria, de modo que cada aluno tinha que traçar os eixos de simetria em variadas figuras como mosaicos, numerais, formas geométricas etc. Pra iniciar a explicação, utilizei um pequeno espelho pra poder demonstrar através do eixo de simetria se a imagem trabalhada era ou não simétrica, explicando q colocando o espelho em cima do eixo traçado podemos ver o outro lado idêntico refletido no espelho se não for, ela não será simétrica.
TI 14 - Construção de um tangram:
- Com uma turma de 1º ano que já trabalhei, realizei atividades com o tangram. Uma delas foi através de modelos e do conhecimento das peças do mesmo, a proposta era que formassem variadas figuras com as 7 peças do tangram. Depois fizemos um pequeno quadrinho onde cada criança pôde pintar e finalizar da sua forma a figura realizada com as peças do tangram.
3- MINHAS CONCLUSÕES
- Neste encontro obtive excelentes exemplos de como trabalhar de maneira lúdica a geometria.
Cursista: Vivian Nadalin de Paula
Tutores: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº6 de 26/04/2012 - Continuação do fascículo 3 Espaço e Forma p.14 à 23
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
- Iniciamos esse encontro cujo os temas abordados foram: simetria, tangram e assistimos a pequenos trechos de um filme "Donald no país da matemática", que nos mostrou um pouco sobre a geometria, de modo que o mesmo nos trouxe várias informações de como a geometria pode estar presente no nosso dia-a-dia.
2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI 9 - Verifique por dobradura, quantos são os eixos de simetria do quadrado, retângulo e círculo?
- Com minha turma do 3º ano fizemos várias propostas da apostila do ANGLO sobre o assunto simetria, de modo que cada aluno tinha que traçar os eixos de simetria em variadas figuras como mosaicos, numerais, formas geométricas etc. Pra iniciar a explicação, utilizei um pequeno espelho pra poder demonstrar através do eixo de simetria se a imagem trabalhada era ou não simétrica, explicando q colocando o espelho em cima do eixo traçado podemos ver o outro lado idêntico refletido no espelho se não for, ela não será simétrica.
TI 14 - Construção de um tangram:
- Com uma turma de 1º ano que já trabalhei, realizei atividades com o tangram. Uma delas foi através de modelos e do conhecimento das peças do mesmo, a proposta era que formassem variadas figuras com as 7 peças do tangram. Depois fizemos um pequeno quadrinho onde cada criança pôde pintar e finalizar da sua forma a figura realizada com as peças do tangram.
3- MINHAS CONCLUSÕES
- Neste encontro obtive excelentes exemplos de como trabalhar de maneira lúdica a geometria.