Olá Pessoal,
Em nosso 3º encontro iremos Concluir o Fascículo I - Números Naturais, e Introduzir o Fascículo II Operações com Números Naturais.
ROTEIRO
PARTE I - Concluindo o tema: Números Naturais (Tarefa I - Fascículo II)
(Cada uma das professoras deve apresentar um apanhado das atividades realizadas durante a semana em suas salas de aula)
Parte II - Introdução do Tema: Operações com Números Naturais
Como o próprio Tema sugere temos no fascículo II uma continuação do que trabalhamos no I.
S1 -Dos Cálculos aos Algoritmos
Possuímos hoje computadores dotados de programas capazes de realizarem cálculos dificílimos em frações de segundos. Então o fazer "conta à lápis ou à caneta" embora ainda muito usado, já é algo considerado obsoleto. Até mesmo a calculadora, já quase não existe enquanto objeto, senão acoplado a outros como o celular e o computador. mas a Pascalina (Calculadora de Pascal) criada em ----- já considerada uma invenção fantástica. Creio no entanto que um avanço maior na história da humanidade tenha sido dado quando se passou dos "cálculos = Pedras" para os algorítimos, eles são a base inclusive do funcionamento dos computadores atuais.
S2 - Definição de Algoritmo
"São dispositivos práticos elaborados para facilitar a execução de alguma tarefa."
S3 - A importância dos algoritmos matemáticos
Eles não apenas nos permitem fazer cálculos e resolver problemas da forma convencional são a base da linguagem de programação dos computadores, símbolo do desenvolvimento intelectual da sociedade moderna. Veja por exemplo como se programa um computador para que ele realize o cálculo de porcentagens.
Seja calcular 7% de 456
Uma forma de se resolver essa questão é, multiplicarmos o valor 456 por 7 e dividirmos por 100. Então usando o Excel podemos escrever =((7*456)/ 100) ou simplesmente =7*456/100. veja que a máquina obedece uma ordem que um algorítimo tal qual o faríamos com lápis ou caneta.
DESAFIO:
Agora vamos tentar descobrir a fórmula que deve ser digitada no Excel para calcular a média das notas de uma turma de alunos.
S4 - Os Algoritmos das operações fundamentais:
Qual ou quis vocês acham que oferece maior dificuldade para os alunos?
No caso da Subtração, o que acham do novo método em comparação ao antigo?
No caso da Divisão o que dizem acerca do método longo? e quanto ao método da estimativa?
S5 - quando não se deve usar algoritmo?
Quando os resultados das operações são fatos básicos, como por exemplo:
4 * 5 = 20
2 + 9 = 11
16 - 7 = 9
S6 - O uso correto e bem sucedido dos algoritmos depende fundamentalmente do entendimento da posicionalidade, por isso recomenda-se que o seu ensino seja precedido pela representação pictórica e pelo trabalho com materiais concreto.
PARA COMPLEMENTAR http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml