Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Vivian Nadalin de Paula
Tutor: profº -Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº 9 de 24/05/2012 - Fascículo 05 – Grandezas e Medidas
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS.
- Dividimos em grupos para fazermos as atividades propostas pelo professor sobre “grandezas e medidas”. Meu grupo ficou com “Fazendo a feira”.
Ao final cada grupo expôs seu tema.
2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
- Com a turma do 3º ano do ensino fundamental, realizamos a visita no supermercado com o objetivo de aprender ciências (tipos de frutas, distinção entre legumes, verduras e frutas, a importância desses alimentos etc) e a matemática (sistema monetário, adição e subtração e as outras operações matemática).
ESTRATÉGICAS:
- atividade concreta (visita ao supermercado);
- réplicas de notas e moedas para compra (pagamento) e troco;
- organização de uma listagem de alimentos para compra.
CONCLUSÕES:
- O trabalho realizado na prática, semelhante a proposta do livro p. 17, fez com que os alunos sintetizassem melhor o conhecimento matemático e científico de forma concreta e útil no seu dia-a-dia.
3- MINHAS CONCLUSÕES:
- Esse encontro foi muito produtivo, pois pudemos trabalhar na prática e expor aos colegas da sala uma experiência ótima a ser trabalhado com os alunos.
Cursista: Vivian Nadalin de Paula
Tutor: profº -Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº 9 de 24/05/2012 - Fascículo 05 – Grandezas e Medidas
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS.
- Dividimos em grupos para fazermos as atividades propostas pelo professor sobre “grandezas e medidas”. Meu grupo ficou com “Fazendo a feira”.
Ao final cada grupo expôs seu tema.
2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
- Com a turma do 3º ano do ensino fundamental, realizamos a visita no supermercado com o objetivo de aprender ciências (tipos de frutas, distinção entre legumes, verduras e frutas, a importância desses alimentos etc) e a matemática (sistema monetário, adição e subtração e as outras operações matemática).
ESTRATÉGICAS:
- atividade concreta (visita ao supermercado);
- réplicas de notas e moedas para compra (pagamento) e troco;
- organização de uma listagem de alimentos para compra.
CONCLUSÕES:
- O trabalho realizado na prática, semelhante a proposta do livro p. 17, fez com que os alunos sintetizassem melhor o conhecimento matemático e científico de forma concreta e útil no seu dia-a-dia.
3- MINHAS CONCLUSÕES:
- Esse encontro foi muito produtivo, pois pudemos trabalhar na prática e expor aos colegas da sala uma experiência ótima a ser trabalhado com os alunos.