PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
11º encontro
Cursista: Tânia Cristina Gianelo Vassalo
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
Encontro n.º 11º de 14/06/2012
Tratamento de Informação – Fascículo 6. Páginas: 7 a 28
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas no material didático, com apresentação das atividades em data-show e aplicação dos trabalhos em grupo.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Neste encontro estudamos os tipos de gráficos: de colunas, de setores e de linhas.
Realizamos atividades práticas no computador, podendo perceber o quanto os gráficos organizam os trabalhos e fornecem informações reais e dinâmicas.
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Construímos (eu e RGV) um gráfico de colunas com as seguintes informações:
Membros da família x peso corporal de cada membro
- Iniciamos a atividade listando os nomes dos membros da família mais próximos (pai, mãe, irmã, avós, avôs, tias, tios e primo);
- Correspondente a cada nome (13 nomes), registramos o peso corporal;
- Utilizamos uma folha quadriculada para confeccionar o gráfico de colunas;
- Na linha horizontal registramos o nome de cada membro, seguindo a ordem cronológica;
- Na linha vertical registramos o peso corporal de cada membro, seguindo quilograma de 5 em 5;
Pedi que analisasse o gráfico e respondesse:
a) Quem possui menor peso corporal?
b) Quem possui maior peso corporal?
c) Quem possui o mesmo peso corporal?
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são importantes para a compreensão dos conceitos matemáticos.
Em cada encontro, torna-se fundamental a orientação do tutor, a troca com os demais participantes e, na prática, a aplicação com os alunos. Concluo que as atividades (estudadas e realizadas) contribuíram para problematização dos conteúdos e das práticas escolares.
11º encontro
Cursista: Tânia Cristina Gianelo Vassalo
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
Encontro n.º 11º de 14/06/2012
Tratamento de Informação – Fascículo 6. Páginas: 7 a 28
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas no material didático, com apresentação das atividades em data-show e aplicação dos trabalhos em grupo.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Neste encontro estudamos os tipos de gráficos: de colunas, de setores e de linhas.
Realizamos atividades práticas no computador, podendo perceber o quanto os gráficos organizam os trabalhos e fornecem informações reais e dinâmicas.
2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Construímos (eu e RGV) um gráfico de colunas com as seguintes informações:
Membros da família x peso corporal de cada membro
- Iniciamos a atividade listando os nomes dos membros da família mais próximos (pai, mãe, irmã, avós, avôs, tias, tios e primo);
- Correspondente a cada nome (13 nomes), registramos o peso corporal;
- Utilizamos uma folha quadriculada para confeccionar o gráfico de colunas;
- Na linha horizontal registramos o nome de cada membro, seguindo a ordem cronológica;
- Na linha vertical registramos o peso corporal de cada membro, seguindo quilograma de 5 em 5;
Pedi que analisasse o gráfico e respondesse:
a) Quem possui menor peso corporal?
b) Quem possui maior peso corporal?
c) Quem possui o mesmo peso corporal?
3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são importantes para a compreensão dos conceitos matemáticos.
Em cada encontro, torna-se fundamental a orientação do tutor, a troca com os demais participantes e, na prática, a aplicação com os alunos. Concluo que as atividades (estudadas e realizadas) contribuíram para problematização dos conteúdos e das práticas escolares.