PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
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PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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Semanas 7 e 8 Fração

5 participantes

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1Semanas 7 e 8 Fração Empty Semanas 7 e 8 Fração Qua Jun 06, 2012 4:43 pm

Admin

Admin
Admin

Queridas Cursistas,

Vamos postar aqui nossos trabalhos sobre Fração. Podemos juntar as idéias trabalhadas nas semanas 7 e 8.

Um abraço a todas vocês.


Manoel Brandão.

https://proletmatviradouro.forumeiros.com

2Semanas 7 e 8 Fração Empty Fração Qua Jun 06, 2012 7:59 pm

Andreza

Andreza

Em relação ao tema Fração, que pontos merecem destaques (por trazerem desafios, dificuldades, boas idéias ou sugestões inovadoras)

DESAFIOS:
Fazer os alunos perceberem que a fração é uma divisão

DIFICULDADES
Perceber a diferença de denominadores menores mas, que representam frações maiores

SUGESTÕES
Sempre utilizar o material concreto em situações do cotidiano e divertidas.

3Semanas 7 e 8 Fração Empty 7ª e 8ª semana - Frações Sex Jun 15, 2012 1:38 pm

Tânia Vassalo

Tânia Vassalo

PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
7º encontro

Cursista: Tânia Cristina Gianelo Vassalo
Tutor: Prof.- Manoel Aparecido Brandão

IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
Encontro n.º 8º de 17/05/2012
Frações – Fascículo 4 . Páginas: 8 a 39

1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas no material didático, com apresentação das atividades em data-show e aplicação dos trabalhos em grupo.

2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Em relação ao tema Fração, que pontos merecem destaques (por trazerem desafios, dificuldades, boas idéias ou sugestões inovadoras)

2.1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Em relação ao tema Fração, que pontos merecem destaques (por trazerem desafios, dificuldades, boas idéias ou sugestões inovadoras)

DESAFIOS:
Fazer os alunos perceberem que a fração é uma divisão

DIFICULDADES
Perceber a diferença de denominadores menores mas, que representam frações maiores

SUGESTÕES
Sempre utilizar o material concreto em situações do cotidiano e divertidas.

3 - MINHAS CONCLUSÕES:
As atividades propostas são importantes para a compreensão dos conceitos matemáticos.
Em cada encontro, torna-se fundamental a orientação do tutor, a troca com os demais participantes e, na prática, a aplicação com os alunos. Concluo que as atividades (estudadas e realizadas) contribuíram para problematização dos conteúdos e das práticas escolares.






http://taniaensino@hotmail.com

4Semanas 7 e 8 Fração Empty FRAÇÕES Dom Jun 17, 2012 8:24 pm

SANDRA NASCIMENTO

SANDRA NASCIMENTO

A ideia mais importante sobre frações é a de frações equivalentes.
É ela que nos permite comparar, somar e subtrair frações.
Dizemos que uma fração é equivalente quando elas representam a mesma quantidade.
Ex. 1/2 e 2/4 são equivalentes.
Se repartirmos um bolo em duas partes e pegar uma, quando repartir o mesmo bolo em quatro partes e pegar duas.

Outro exemplo no cotidiano da criança 1/2 xícara de leite, 1/2 dúzia de ovos.

Trabalhar com discos que podem ser pintados de acordo com a ordem da fração.
Ex. Uma torta é dividida em 8 partes, comeram 2 partes, como representar em fração: 2/8.

Após estudarmos na prática as frações passamos também para a atividade de ler as frações.

Denominador Como se lê

2 meio
3 terço
4 quarto
5 quinto
6 sexto
7 sétimo
8 oitavo
9 nono
10 décimo

5Semanas 7 e 8 Fração Empty TI 3 do 8° encontro Qua Jun 20, 2012 6:38 pm

marisa bruschini camilo

marisa bruschini camilo

TI 3 – Na fabrica A de cada 200 lâmpadas produzidas 7 saem com defeito, enquanto que na fabrica B, de cada 80 produzidas, 3 são defeituosas. Compare as razões entre lâmpadas defeituosas e a produção de cada fábrica e diga qual das fábricas tem mais cuidado com a produção de lâmpadas, A ou B?
A= 7/200 ou B= 3/80
7/200 = 7x80/200x80 = 560/16000
3/80 = 3x200/80x200 = 600/16000
R: A fábrica A que de cada 200 perde 7 é a mais cuidadosa.

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