PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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Semanas 10 e 11 - Fascículo 6 - Tratamento da Informação.

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OLá pessoal.

Aqui devem ser feitas as postagens sobre o tratamento da informação, incluindo semanas 10 e 11.

Um grande abraço a todas e bom feridão.


Manoel Brandão.



Última edição por Admin em Qua Jul 04, 2012 10:25 am, editado 1 vez(es)

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2 encontro 10 e 11 em Qua Jun 20, 2012 8:01 pm

Fascículo 06 - TI - Construção e análise de gráfico

Fiz com os alunos um gráfico de barras que denominamos “aniversariantes do mês”.
Primeiro fiz uma tabela com os meses do ano e o levantamento de quantos alunos faziam aniversário em cada mês. Distribui folhas quadriculadas para que fizessem o gráfico. Na linha vertical colocaram números de 1 a 10 na horizontal os nomes dos meses. Cada aluno indicado na tabela era representado por um quadradinho pintado no mês referente.
Pedi que analisassem o gráfico e respondessem:
a) Em que mês havia mais aniversariantes?
b) Em que mês havia menos aniversariantes?
c) Houve mês sem aniversariantes?
d) Deu empate em alguns meses?
e) Onde é mais fácil ver os resultados?
( ) na tabela
( ) no gráfico

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3 Gráfico em Qua Jun 20, 2012 8:45 pm

Atividade realizada no 1º ano com material apostilado anglo.
Iniciei a atividade preenchendo uma tabela com os sobrenomes da turma e os países de origem (já havia pesquisado a origem).
A Professora fez na lousa uma tabela sistematizando as seguintes informações: os nomes dos países de origem dos sobrenomes que foram inseridos na tabela anterior e a quantidade de sobrenomes da turma que tem origem nesses países. Verifiquei com os alunos a contagem dos cinco países com maior quantidade de sobrenomes e preenchemos a legenda do gráfico. Combinamos que os demais sobrenomes estarão representados na legenda pelo termo “outros”.
Construímos uma outra tabela constando países de origem dos sobrenomes e quantidade de sobrenomes. Os dados dessa tabela gerou o gráfico de colunas.
Esclareci que na linha (eixo) vertical seria pintados os quadradinhos que corresponde a quantidade dos sobrenomes de cada país de origem. A linha horizontal corresponde a nomes dos países de origem, e as colunas foram pintadas segundo as cores da legenda.Observem que os números do eixo vertical ficam na frente da linha e não no espaço entre as duas linhas.
Diante a observação do gráfico pronto, foram propostas atividades que deveriam ser respondidas sobre o mesmo.

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Trabalhamos na apostila do Anglo, a elaboração de gráficos de colunas, de acordo com o número aproximado de espécies de animais terrestres ameaçados de extinção.
De acordo com o IBAMA, em 1989 havia 218 espécies de animais brasileiros ameaçadas de extinção. Somente quase 14 anos depois em 2003 uma nova lista da fauna brasileira foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo IBAMA. A relação trazia 395 espécies terrestres de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos e invertebrados terrestres.

MAMÍFEROS............................... 70
AVES....................................... .160
RÉPTEIS..................................... 20
ANFÍBIOS................................... 15
INVERTEBRADOS TERRESTRES... 130

O aluno deverá construir um gráfico de colunas de acordo com os dados acima, usando cores diferentes para cada espécie.
Na construção do gráfico é importante verificar se os alunos conseguem ler as informações neles representados.

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