Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Vivian Nadalin de Paula
Tutores: Prof– Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº3 de 29/03/2012 - Fascículo 02 –Operação com números Naturais
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Depois da apresentação da pauta, o tutor deu início aos trabalhos em grupo, todos se colocaram a disposição para desenvolver os trabalhos coletivos.
2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI – 1 Você acha que o algoritmo da subtração ajuda os alunos a efetuarem cálculos como "8-3=" ou "9-4="? Explique sua resposta.
- Não. Porque a subtração com fatos básicos apresentado fica muito sucinta para o aluno.
TI – 2 Para ilustrar o uso de um outro material, vamos subtrair 17 de 35. Faça você as etapas, utilizando o QVL e, por exemplo, o material dourado.
- Apresentar o material dourado e pedirem para descreverem o valor de cada peça.
Solicitar em seguida, para os alunos representarem o 35(minuendo) no QVL e na linha de baixo o 17(subtraendo).
Fazer perguntas aos alunos se eles podem tirar 7 unidades de 5, logo após seguir com outra pergunta: o que será preciso fazer?
Eles concluirão que será preciso desfazer 1 barra em 10 cubinhos, portanto 15 cubinhos poderão retirar 7, sendo que, na casa da dezena ficaram 2 barras e que poderá tirar 1.
Resultado: 1 barra na dezena e oito cubinhos na unidade.
TI – 3 Faça você mesmo as etapas da subtração 208-25, usando o QVL e uma representação de material concreto.
- Com o material dourado, montar o mesmo QVL, CDV.
- Iniciando na unidade, logo de cara o aluno vizualizará que da pra tirar, mas na dezena, faze-lô refletir, como tirar duas dezenas de quem não tem nada?
Os alunos irão concluir que será preciso desfazer uma placa (100 unidades) em dez barrinhas(10 unidades cada) ai sim retiradas as 2 barrinhas(20 unidades), restando assim no final, 1 placa, 8 barrinhas e 3 cubinhos que resulta em 183.
TI – 4 A criança, antes mesmo de ter iniciado o estudo das operações de multiplicação e divisão, já pode ter contato com problemas que passam ser resolvidos apenas por adição e subtração, mas que já tragam algumas das ideias necessárias para conceituar as novas operações. Exemplifique uma atividade que prepare para a multiplicação e uma que prepare para a divisão.
- Fazer uma demosntração na frente solicitando que 5 alunos segurem 3 palitos cada um. Perguntar:
-quantos palitos dei ao todo? Eles somarão 3+3+3+3+3 = 15, depois concluir dizendo: somando o 3, 5 vezes é igual a 15, portanto: 3 x 5= 15.
Dar um outro exemplo com número maior. Perguntar e se fossem 50 palitos, quantos palitos daria para cada criança, ficando com a mesma quantidade cada uma? Eles vão perceber que com números maiores terão que usar outras estratégias, no caso, dividir os palitos em quantidades iguai para cada criança.
TI – 5 Pesquise em livros didáticos e apresente pelo menos dois exemplos de situações-problema envolvendo o raciocínio combinatório. Para cada um deles, monte esquema de solução.
- 1º Exemplo:
Na padaria São Lourenço há vários tipos de lanches. O cliente pode escolher entre 3 tipos de pão: pão de forma, pão francês ou pão italiano. Para o recheio há 4 opções: salame, queijo, presunto ou mortadela. Quantos tipos de sanduíche a padaria oferece?
A solução é colocar os quatro tipos de pães, um abaixo do outro e para cada tipo de pão colocar cada um dos recheios. No final o aluno irá descobrir quantos tipos de sanduíches podem ser servidos.
- 2º Exemplo:
Lucas e Davi para saírem a noite querem saber quais as combinações que podem fazer com as seguintes peças do guarda-roupa:
- Bermudas: verde e azul;
- Camisetas: amarela, laranja e verde.
Responda:
a) Quais são as combinações que eles podem fazer com as camisetas e as bermudas?
Solução: montar uma tabela fazendo em forma de desenho no lado horizontal as camisetas amarela, laranja e verde e vertical as bermudas verde e azul. Pedir que desenhe as combinações abaixo de cada ítem.
TI – 6 Pesquise em livros-texto e apresente s dois exemplos de situações-problema envolvendo a divisão-comparação. Para cada um deles, monte um esquema de solução.
- 1º Exemplo: Tenho 36 balas e quero separar 4 em cada caixinha para distribuir as crianças.
Quantas caixinhas eu precisarei?
2º Exemplo: Ganhei em um jogo 24 figurinhas, resolvi repartir 4 delas para cada amigo que estava jogando comigo.
Quantos amigos estavam jogando comigo?
3- MINHAS CONCLUSÕES
Analisando as atividades propostas vemos como as atividades práticas e o trabalho com o material concreto são importantes ferramentas para que o aluno desenvlova o raciocínio. Conclui-se que é de extrema importância relevar também que todos esses trabalhos, trabalhados de maneira a desenvolver o raciocínio lógico, com certeza a matemática ficará muito mais interessante.
Cursista: Vivian Nadalin de Paula
Tutores: Prof– Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº3 de 29/03/2012 - Fascículo 02 –Operação com números Naturais
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Depois da apresentação da pauta, o tutor deu início aos trabalhos em grupo, todos se colocaram a disposição para desenvolver os trabalhos coletivos.
2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI – 1 Você acha que o algoritmo da subtração ajuda os alunos a efetuarem cálculos como "8-3=" ou "9-4="? Explique sua resposta.
- Não. Porque a subtração com fatos básicos apresentado fica muito sucinta para o aluno.
TI – 2 Para ilustrar o uso de um outro material, vamos subtrair 17 de 35. Faça você as etapas, utilizando o QVL e, por exemplo, o material dourado.
- Apresentar o material dourado e pedirem para descreverem o valor de cada peça.
Solicitar em seguida, para os alunos representarem o 35(minuendo) no QVL e na linha de baixo o 17(subtraendo).
Fazer perguntas aos alunos se eles podem tirar 7 unidades de 5, logo após seguir com outra pergunta: o que será preciso fazer?
Eles concluirão que será preciso desfazer 1 barra em 10 cubinhos, portanto 15 cubinhos poderão retirar 7, sendo que, na casa da dezena ficaram 2 barras e que poderá tirar 1.
Resultado: 1 barra na dezena e oito cubinhos na unidade.
TI – 3 Faça você mesmo as etapas da subtração 208-25, usando o QVL e uma representação de material concreto.
- Com o material dourado, montar o mesmo QVL, CDV.
- Iniciando na unidade, logo de cara o aluno vizualizará que da pra tirar, mas na dezena, faze-lô refletir, como tirar duas dezenas de quem não tem nada?
Os alunos irão concluir que será preciso desfazer uma placa (100 unidades) em dez barrinhas(10 unidades cada) ai sim retiradas as 2 barrinhas(20 unidades), restando assim no final, 1 placa, 8 barrinhas e 3 cubinhos que resulta em 183.
TI – 4 A criança, antes mesmo de ter iniciado o estudo das operações de multiplicação e divisão, já pode ter contato com problemas que passam ser resolvidos apenas por adição e subtração, mas que já tragam algumas das ideias necessárias para conceituar as novas operações. Exemplifique uma atividade que prepare para a multiplicação e uma que prepare para a divisão.
- Fazer uma demosntração na frente solicitando que 5 alunos segurem 3 palitos cada um. Perguntar:
-quantos palitos dei ao todo? Eles somarão 3+3+3+3+3 = 15, depois concluir dizendo: somando o 3, 5 vezes é igual a 15, portanto: 3 x 5= 15.
Dar um outro exemplo com número maior. Perguntar e se fossem 50 palitos, quantos palitos daria para cada criança, ficando com a mesma quantidade cada uma? Eles vão perceber que com números maiores terão que usar outras estratégias, no caso, dividir os palitos em quantidades iguai para cada criança.
TI – 5 Pesquise em livros didáticos e apresente pelo menos dois exemplos de situações-problema envolvendo o raciocínio combinatório. Para cada um deles, monte esquema de solução.
- 1º Exemplo:
Na padaria São Lourenço há vários tipos de lanches. O cliente pode escolher entre 3 tipos de pão: pão de forma, pão francês ou pão italiano. Para o recheio há 4 opções: salame, queijo, presunto ou mortadela. Quantos tipos de sanduíche a padaria oferece?
A solução é colocar os quatro tipos de pães, um abaixo do outro e para cada tipo de pão colocar cada um dos recheios. No final o aluno irá descobrir quantos tipos de sanduíches podem ser servidos.
- 2º Exemplo:
Lucas e Davi para saírem a noite querem saber quais as combinações que podem fazer com as seguintes peças do guarda-roupa:
- Bermudas: verde e azul;
- Camisetas: amarela, laranja e verde.
Responda:
a) Quais são as combinações que eles podem fazer com as camisetas e as bermudas?
Solução: montar uma tabela fazendo em forma de desenho no lado horizontal as camisetas amarela, laranja e verde e vertical as bermudas verde e azul. Pedir que desenhe as combinações abaixo de cada ítem.
TI – 6 Pesquise em livros-texto e apresente s dois exemplos de situações-problema envolvendo a divisão-comparação. Para cada um deles, monte um esquema de solução.
- 1º Exemplo: Tenho 36 balas e quero separar 4 em cada caixinha para distribuir as crianças.
Quantas caixinhas eu precisarei?
2º Exemplo: Ganhei em um jogo 24 figurinhas, resolvi repartir 4 delas para cada amigo que estava jogando comigo.
Quantos amigos estavam jogando comigo?
3- MINHAS CONCLUSÕES
Analisando as atividades propostas vemos como as atividades práticas e o trabalho com o material concreto são importantes ferramentas para que o aluno desenvlova o raciocínio. Conclui-se que é de extrema importância relevar também que todos esses trabalhos, trabalhados de maneira a desenvolver o raciocínio lógico, com certeza a matemática ficará muito mais interessante.