PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Relatório I - Proletramento Viradouro 2012

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Admin

Admin
Admin

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIRADOURO
DIVISÃO MUNICIPAL DE ENSINO

Pró-Letramento Matemática - 2012

TUTORES:
Profª. Iara Lúcia Cusinato
Prof. Manoel Aparecido Brandão

RELATÓRIO DE ATIVIDADES Nº 01
Encontro Nº 01 de 15/ 03/2012 - Apresentação do programa e Motivação das Cursistas

----------
Apresentamos e submetemos a apreciação da coordenação do Pró-Letramento da UNICAMP (Universidade de Campinas - SP) o retório das atividades realizadas no primeiro Encontro com os cursistas em Viradouro-SP


1 – Descrição do Encontro


------------Nosso primeiro encontro teve como foco e finalidade apresentar o Pró-Letramento as cursistas, dando-lhes as boas vindas, colhendo suas expectativas e motivando-as para a participação nesse projeto.

------------Para colher as expectativas das cursistas, bem como suas ansiedades, seus medos, suas limitações, procedemos uma dinâmica intitulada “A Árvore da Matemática” . Consiste em formar uma árvore com a participação dos membros do grupo da seguinte forma. A silhueta de uma árvore foi colada na lousa e cada participante recebeu uma folha, um fruto e um espinho. Na folha elas escreveram as expectativas para o curso, nos frutos o que se dispõem a oferecer ao grupo para que suas expectativas sejam alcançadas e nos espinhos escreveram suas dificuldades com o ensino da matemática.
------------Além da apresentação da proposta de forma bem completa, foi apresentado o livro, (texto-base) do Pró-letramento em Matemática com sua estrutura em fascículos subdivididos em Atividades Presenciais e Atividades Individuais.

------------Por fim foi apresentado o fórum do Pró-Letramento em Matemática do município de Viradouro, https://proletmatviradouro.forumeiros.com/ que será usado como apoio na formação. Destacou-se a importância e necessidade do uso da informática como ferramenta pedagógica e além disso a importância dessa mesma ferramenta como meio de formação continuada de professores, destacando-se os programas de formação do governo e das mais varadas universidades com seus cursos em EAD ou semi-presenciais. Foi esclarecido que o fórum on-line, não é uma exigência nem mesmo orientação da UNICAMP, nem do programa em si, mas uma proposta local visando quebrar as barreiras e diminuir o abismo existente entre a geração analógica dos professores e a geração digital dos nossos alunos. Para complementar tal pensamento foi citado e disponibilizado em vídeo o discurso do excelentíssimo senhor ministro da Educação Aloísio Mercadante, feito um dia antes na Câmara Federal em que um dos temas foi a digitalização dos professores da rede pública.


2 - Conclusão

------------O encontro introdutório correspondeu plenamente as expectativas que nós tutores fizemos. As cursistas se mostraram dispostas à troca de experiências e a possíveis mudanças de comportamento, além de profundamente abertos a idéias novas, ou novas formas do fazer pedagógico. Foi notória a satisfação de saberem que esse programa, não é mais um modismo pedagógico dos tempos modernos em que o novo é adotado simplesmente por ser novo e o “velho” é rejeitado simplesmente por ser velho. Igualmente notória foi a satisfação de saber que trabalharemos idéias do AM (Atividades Matemáticas) e técnicas pedagógicas com materiais concretos manipulativos.

------------Dentre as expectativas destacaram-se as que vão de encontro ao passar a gostar de matemática, quebrar os preconceitos (e algumas citaram os traumas) que temos para com essa tão nobre e bela disciplina. Os espinhos (dificuldades) foram vários, mas, os mais recorrentes, foram aqueles ligados ao ensino da Geometria, da Divisão e o trabalho com velha tabuada.
Com relação ao uso da internet para a permanente troca de experiências, parece ter sido uma proposta aceita, muito embora saibamos das dificuldades de alguns. Ao final do encontra algumas cursistas elogiaram a iniciativa e na mesma noite de 15 de março algumas cursistas já se inscreveram e no dia seguinte mais algumas, o que é animador. Viu-se manifestações de aprovação e grande interesse pelo conteúdo do fórum em sua Bilblioteca Virtual, em seu Laboratório Virtual e em sua Videoteca Virtual.
Mas o trabalho de motivação e orientação nesse sentido irá continuar, até que façamos daquele espaço um verdadeiro ponto de encontros de educadores afim de se fortalecerem pelo contato. Nossa esperança é que o Pró-Letramento alcance em Viradouro os objetivos a que se propõe em nível nacional.




https://proletmatviradouro.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos