PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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4º ENCONTRO

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1 4º ENCONTRO em Qua Abr 25, 2012 9:15 pm

Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Vivian Nadalin de Paula
Tutores: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº4 - Fascículo 02 –Operação com números Naturais – Continuação das TI’s 6 a 12.




1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:

- O tutor orientou algumas atividades propostas para terminarem. Fascículo 2, TI’S de 6 A 12.

2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 6 a TI 12.


TI 7, 8, 9 e 10 - Aplique uma atividade como esta em sua turma e faça um pequeno relato dos resultados.

- Apliquei estas atividades com meus alunos do 3° ano.
De início fiz na lousa servindo como exemplo para explicar o jogo, depois apliquei com os alunos utilizando barbante e cartolinas. O barbante esticado e amarrado representava a reta e as cartolinas, os numerais. Em dupla cada criança possuía sua reta e fizemos todas as atividades propostas na reta e depois registrava no papel como os modelos dos exercícios representados no fascículo 2, das páginas 16, 17 e 18.
Analisando cada atividade prática realizada conforme os modelos, percebi como os alunos compreender de uma Maira muito mais fácil e raciocinam cada atividade realizada, assim a multiplicação, adição, subtração e divisão ficam muito mais fácil para aprenderem.



TI 11 – Desenvolva as etapas do primeiro estágio para o produto 67x8.

- Levar os alunos a decompor o n° 67 em 60+7 e multiplicar cada parcela por 8 e depois somar os resultados obtidos. Assim a criança entenderá que o 6 no n° 67 vale 60. E que usamos o algoritmo 67x8 para encurtar o cálculo.


TI 12 – Faça a divisão de 137 por 8 por subtrações sucessivas. Pense em grupos para formar que facilitem suas contas. A partir de suas escolhas, pense em sugestões que você pode oferecer aos alunos para facilitar a tarefa deles.

- Sugerir o seguinte: formar 10 grupos de 8, multiplicar 10x8 e tirar o resultado que é 80 de 137 sobrava 57 formar 5 grupos de 8, multiplicar 5x8 e tirar o resultado que é 40(que é a metade da multiplicação anterior) dos 57 que ainda restavam. Agora restou 17 que ainda da para formar 2 grupos de oito que é igual a 16, subtraindo dos 17 restará só 1 que não dá para formar mais grupos.

3- MINHAS CONCLUSÕES
Com os jogos os alunos conseguem aprender de uma forma mais lúdica, isso chama atenção deles pra que assim surja o interesse, a vontade e o prazer pelas atividades matemáticas.

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