Esta aula resume todas as tarefas propostas neste fascículo pois ela foi realizada na classe do 3º ano I da E.M.E.F. “Dr Sandoval José de Almeida”
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através desta aula será possível, para o aluno, conhecer a dinâmica do seu ambiente escolar, e assim interagir melhor com ele. Sendo, futuramente, capaz de transpô-lo para o desenho e maquete, mostrando suas perspectivas. A construção da maquete permite trabalhar de forma visível e acessível os pontos de vista, perspectiva e projeção. De maneira simples, é possível que o aluno materialize seu espaço em um tamanho reduzido, aplicando então vários conceitos da temática geográfica.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de espaço, localização e ponto de referência.
Estratégias e recursos da aula
Cada imagem e ideia sobre o mundo são compostas, portanto, de experiência pessoal, aprendizado, imaginação e memória. Os lugares em que vivemos aqueles que visitamos e percorremos, os mundos sobre os quais lemos e vemos em trabalhos de arte, e os domínios da imaginação e da fantasia contribuem para as nossas imagens da natureza, de tudo o que o homem constrói e dele próprio. Todos os tipos de experiências, desde os mais estreitamente ligados com o nosso mundo diário até aqueles que parecem remotamente distanciados, vêm juntos compor o nosso quadro individual da realidade. (MACHADO, 1999, p. 97).
1ª Aula: Conhecendo a Escola:
Percepção de paisagem
O espaço físico que a criança participa é de suma importância para a formação de suas concepções de vida, de desenvolvimento-aprendizagem e de todo o seu processo educativo como um todo, pois é neste local que ela desenvolve suas rotinas e, é a partir dele que ela conhece o mundo e pode atuar, como futuro cidadão, aqui, enfatizando-se o espaço escolar, mas não somente ele.
A Escola juntamente com sua sala de aula é um dos espaços cotidianos que a criança mais participa, partindo desse pressuposto é muito relevante o processo de auto-conhecimento da sua própria escola, de como é organizada, desenvolvida, suas funções e atividades recorrentes. Assim ela será o ponto de partida para possibilitar que o aluno conheça e reflita, posteriormente, sobre o mundo global, e sobre toda a universalidade que o rodeia, além das fronteiras escolares.
Assim, nas palavras de Travassos (2001), "a partir da percepção que os alunos têm do meio em que vivem é possível que o currículo da Geografia possa ser trabalhado de uma forma dialogada e interativa, caracterizada por uma constante troca de experiências, permitindo que os limites da escola possam ser extrapolados e que nossos alunos se tornem atores bio-psico-sociais capazes de adquirirem uma postura crítica em relação aos fatores naturais, científicos e sociais." Mas antes de ultrapassar qualquer fronteira, primeiramente é preciso conhecê-la.
Em um primeiro momento, o objetivo da aula é proporcionar ao aluno o conhecimento do seu espaço escolar, para que seja possível entender toda a dinâmica que existe por detrás da organização física.
Antes de construir a maquete, é necessário que ele desfrute seu ambiente e o vivencie de todas as formas possíveis, descobrindo outros trajetos diferentes, possíveis, ou até então, não valorizados. Assim, o passeio pela própria escola proporcionará tudo isso e será um recurso inicial e adicional para a construção da sua maquete.
Atividade Proposta:
O professor, juntamente com os alunos, irá conhecer o espaço cotidiano escolar, através da observação. Percebendo, então:
- Quais são os pontos de referência da escola;
-As áreas mais movimentadas ou consideradas mais importantes, tanto para o aluno quanto para o funcionamento da escola;
- Avaliar e perceber os diferentes caminhos físicos na escola, para se chegar ao mesmo destino. Ex: Refeitório;
- Observar as diferentes sequências possíveis do espaço. Ex: A ordem das salas;
-Perceber os vários pontos de vista existentes.
Logo após o passeio pela escola, a ideia é propor o desenho do espaço, mas não todo ele. O professor orienta seu aluno a escolher um determinado local da escola, pois futuramente, este local é o que será trabalho na maquete. O local escolhido foi a sala de aula O desenho tem o intuito, também, de perpassar todo o modo como o aluno compreende sua escola , o que valoriza, qual a sua perspectiva sobre tal, qual o referencial adotado, e ainda, de tornar visível o ambiente que mais se sobressaiu para ele.
Após o desenho, o professor discute e dialoga com a turma, sobre as diferentes propostas analisadas, sobre a importância do espaço escolar, suas funções e questiona quais locais lhe chamaram mais atenção e o porquê dessa escolha, pois ela será importante para a toda a preparação do trabalho posterior.
2ª Aula : Construção da Maquete
Segundo Almeida e Passini (2002) “a maquete serve de base para explorar a projeção do espaço vivido para o espaço representado.” Ela é a forma material de se trabalhar alguns conceitos da temática da geografia, proporcionando a ação do indivíduo sobre o objeto e, consequentemente, interferindo na sua formação e compreensão dos conteúdos e do mundo. Dá então a visibilidade e a conexão entre a ação do homem e o espaço físico.
Com a liberdade de construir sua própria maquete, o aluno analisa a questão espacial do ambiente, a ordem lógica da organização e realiza um planejamento próprio, podendo de forma prática e concreta analisar o porquê de certas ordens e aplicar conceitos, que por vezes são subjetivos.
O objetivo desta aula, é que de preferência o horário seja integralmente utilizado para o desenvolvimento e a construção da maquete. A proposta foi que a atividade fosse individualmente desenvolvida, pois o aluno terá a liberdade de escolher o espaço da escola; irá trabalhar com o melhor planejamento para a efetivação da atividade e irá experiências de forma singular o que ela significa para ele.
O professor deu significação ao desenho trabalhado, orientando o aluno a usá-lo como base e exemplo na maquete, auxiliando-o também nas dificuldades manuais recorrentes.
Atividade proposta:
• Escolher o espaço local analisado, que será usado na maquete.
A escolha recaiu com a sala de aula
• Orientar o aluno a observar, com seu trabalho e com o dos colegas, os espaços físicos da escola.
• Debater sobre a importância de cada espaço construído e sua significação para o aluno.
• Observar e comparar as dimensões bidimensionais e tridimensionais.
• Questionar o aluno sobre a atividade desenvolvida.
Perguntas para reflexão:
• Porque escolheu este espaço?
• Qual a sua funcionalidade/importância e significação para a escola e para o aluno?
• O que poderia ser modificado? Por quê?
• Este espaço poderia ocupar outra área dentro do ambiente escolar?
Materiais sugeridos:
Dentro da proposta do pró-letramento usamos os seguintes materiais
.
1. Caixa de sapato
2. Papelão
3. Caixa de pasta de dente
4. Palito de picolé
5. Palito de Churrasco e muitos outros
Assim, a reflexão que fica desta aula é que : " A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar (conhecer) o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que o aluno se perceba como participante do espaço que situa, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento”. (CALLAI, 1998, p. 56 apud CAVALCANTI, 2002, p. 13)
Bibliografia de apoio utilizada:
* http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?q=maquete
* www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-14102004-153931/
SEMANA DO DIA 23 A 28 DE ABRIL
1. Executar traçados simétricos
3. Completar sequências lógicas
Este conceito pode ser trabalhado usando os dias da semana, os meses do ano e o alfabeto
5. Distinguir letras de formas equivalentes
<P align=center>
<P align=center>
<P align=center>
7. Sopas de letras
<P align=center>
1__________ 2__________ 3__________ 4__________ 5__________ 6__________ 7__________ 8__________ 9__________ 10__________ 11__________ 12__________
8. Identificar letras
<P align=center>
9. Identificar o número de vezes que um elemento se repete
<P align=center>
10- Descubra a diferença
TRABALHANDO COM TANGRAM
Ao final da historia pergunte se eles conhecem o nome das figuras que você encontrou. Geralmente os alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
Quem já conhecia esse jogo?
Qual é o nome do jogo?
Como se joga?
Será que o Tangram é uma invensão dos chineses?
Uma sugestão muito divertida e legal é apresentar os moldes, fornecer pedaços de cartolina colorida ou outro papel firme qualquer e deixar que eles criem seu próprio tangram:
. Uma sugestão: Pedir que montem um quadrado, utilizando as peças embaralhadas do tangram.
5. É uma idéia interessante sugerir que montem textos, utilizando o tangram. Ou seja, os alunos criam um pequeno texto e algumas palavras do mesmo são substituídas por figuras montadas por eles com o tangram:
Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montandas com as peças do Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre as crianças que a história deve ter uma seguência lógica. As crianças sugerem ações que se passam no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como termina a história.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através desta aula será possível, para o aluno, conhecer a dinâmica do seu ambiente escolar, e assim interagir melhor com ele. Sendo, futuramente, capaz de transpô-lo para o desenho e maquete, mostrando suas perspectivas. A construção da maquete permite trabalhar de forma visível e acessível os pontos de vista, perspectiva e projeção. De maneira simples, é possível que o aluno materialize seu espaço em um tamanho reduzido, aplicando então vários conceitos da temática geográfica.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de espaço, localização e ponto de referência.
Estratégias e recursos da aula
Cada imagem e ideia sobre o mundo são compostas, portanto, de experiência pessoal, aprendizado, imaginação e memória. Os lugares em que vivemos aqueles que visitamos e percorremos, os mundos sobre os quais lemos e vemos em trabalhos de arte, e os domínios da imaginação e da fantasia contribuem para as nossas imagens da natureza, de tudo o que o homem constrói e dele próprio. Todos os tipos de experiências, desde os mais estreitamente ligados com o nosso mundo diário até aqueles que parecem remotamente distanciados, vêm juntos compor o nosso quadro individual da realidade. (MACHADO, 1999, p. 97).
1ª Aula: Conhecendo a Escola:
Percepção de paisagem
O espaço físico que a criança participa é de suma importância para a formação de suas concepções de vida, de desenvolvimento-aprendizagem e de todo o seu processo educativo como um todo, pois é neste local que ela desenvolve suas rotinas e, é a partir dele que ela conhece o mundo e pode atuar, como futuro cidadão, aqui, enfatizando-se o espaço escolar, mas não somente ele.
A Escola juntamente com sua sala de aula é um dos espaços cotidianos que a criança mais participa, partindo desse pressuposto é muito relevante o processo de auto-conhecimento da sua própria escola, de como é organizada, desenvolvida, suas funções e atividades recorrentes. Assim ela será o ponto de partida para possibilitar que o aluno conheça e reflita, posteriormente, sobre o mundo global, e sobre toda a universalidade que o rodeia, além das fronteiras escolares.
Assim, nas palavras de Travassos (2001), "a partir da percepção que os alunos têm do meio em que vivem é possível que o currículo da Geografia possa ser trabalhado de uma forma dialogada e interativa, caracterizada por uma constante troca de experiências, permitindo que os limites da escola possam ser extrapolados e que nossos alunos se tornem atores bio-psico-sociais capazes de adquirirem uma postura crítica em relação aos fatores naturais, científicos e sociais." Mas antes de ultrapassar qualquer fronteira, primeiramente é preciso conhecê-la.
Em um primeiro momento, o objetivo da aula é proporcionar ao aluno o conhecimento do seu espaço escolar, para que seja possível entender toda a dinâmica que existe por detrás da organização física.
Antes de construir a maquete, é necessário que ele desfrute seu ambiente e o vivencie de todas as formas possíveis, descobrindo outros trajetos diferentes, possíveis, ou até então, não valorizados. Assim, o passeio pela própria escola proporcionará tudo isso e será um recurso inicial e adicional para a construção da sua maquete.
Atividade Proposta:
O professor, juntamente com os alunos, irá conhecer o espaço cotidiano escolar, através da observação. Percebendo, então:
- Quais são os pontos de referência da escola;
-As áreas mais movimentadas ou consideradas mais importantes, tanto para o aluno quanto para o funcionamento da escola;
- Avaliar e perceber os diferentes caminhos físicos na escola, para se chegar ao mesmo destino. Ex: Refeitório;
- Observar as diferentes sequências possíveis do espaço. Ex: A ordem das salas;
-Perceber os vários pontos de vista existentes.
Logo após o passeio pela escola, a ideia é propor o desenho do espaço, mas não todo ele. O professor orienta seu aluno a escolher um determinado local da escola, pois futuramente, este local é o que será trabalho na maquete. O local escolhido foi a sala de aula O desenho tem o intuito, também, de perpassar todo o modo como o aluno compreende sua escola , o que valoriza, qual a sua perspectiva sobre tal, qual o referencial adotado, e ainda, de tornar visível o ambiente que mais se sobressaiu para ele.
Após o desenho, o professor discute e dialoga com a turma, sobre as diferentes propostas analisadas, sobre a importância do espaço escolar, suas funções e questiona quais locais lhe chamaram mais atenção e o porquê dessa escolha, pois ela será importante para a toda a preparação do trabalho posterior.
2ª Aula : Construção da Maquete
Segundo Almeida e Passini (2002) “a maquete serve de base para explorar a projeção do espaço vivido para o espaço representado.” Ela é a forma material de se trabalhar alguns conceitos da temática da geografia, proporcionando a ação do indivíduo sobre o objeto e, consequentemente, interferindo na sua formação e compreensão dos conteúdos e do mundo. Dá então a visibilidade e a conexão entre a ação do homem e o espaço físico.
Com a liberdade de construir sua própria maquete, o aluno analisa a questão espacial do ambiente, a ordem lógica da organização e realiza um planejamento próprio, podendo de forma prática e concreta analisar o porquê de certas ordens e aplicar conceitos, que por vezes são subjetivos.
O objetivo desta aula, é que de preferência o horário seja integralmente utilizado para o desenvolvimento e a construção da maquete. A proposta foi que a atividade fosse individualmente desenvolvida, pois o aluno terá a liberdade de escolher o espaço da escola; irá trabalhar com o melhor planejamento para a efetivação da atividade e irá experiências de forma singular o que ela significa para ele.
O professor deu significação ao desenho trabalhado, orientando o aluno a usá-lo como base e exemplo na maquete, auxiliando-o também nas dificuldades manuais recorrentes.
Atividade proposta:
• Escolher o espaço local analisado, que será usado na maquete.
A escolha recaiu com a sala de aula
• Orientar o aluno a observar, com seu trabalho e com o dos colegas, os espaços físicos da escola.
• Debater sobre a importância de cada espaço construído e sua significação para o aluno.
• Observar e comparar as dimensões bidimensionais e tridimensionais.
• Questionar o aluno sobre a atividade desenvolvida.
Perguntas para reflexão:
• Porque escolheu este espaço?
• Qual a sua funcionalidade/importância e significação para a escola e para o aluno?
• O que poderia ser modificado? Por quê?
• Este espaço poderia ocupar outra área dentro do ambiente escolar?
Materiais sugeridos:
Dentro da proposta do pró-letramento usamos os seguintes materiais
.
1. Caixa de sapato
2. Papelão
3. Caixa de pasta de dente
4. Palito de picolé
5. Palito de Churrasco e muitos outros
Assim, a reflexão que fica desta aula é que : " A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar (conhecer) o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que o aluno se perceba como participante do espaço que situa, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento”. (CALLAI, 1998, p. 56 apud CAVALCANTI, 2002, p. 13)
Bibliografia de apoio utilizada:
* http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?q=maquete
* www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-14102004-153931/
SEMANA DO DIA 23 A 28 DE ABRIL
1. Executar traçados simétricos
Desenha a outra metade em simetria
2. Reconhecer direita e esquerda
Observa atentamente a figura e responde .
Observa atentamente a figura e responde .
O aluno está à _______________ do pai; O balde está na mão ________________da auxiliar; O pai está à _______________ da mãe; A pasta está à _______________ do aluno. |
3. Completar sequências lógicas
Este conceito pode ser trabalhado usando os dias da semana, os meses do ano e o alfabeto
Continua as sequências
4. Fazer labirintos
Observa a imagem. Assinala o percurso que o coelho deve fazer para chegar à cenoura
4. Fazer labirintos
Observa a imagem. Assinala o percurso que o coelho deve fazer para chegar à cenoura
5. Distinguir letras de formas equivalentes
Agrupa por cores à tua escolha as letras iguais.
<P align=center>
b | q | b | q | b | d | b | q | d |
q | p | q | b | q | p | q | b | q |
b | p | b | d | b | b | b | d | b |
q | q | q | p | b | q | q | p | b |
b | b | d | b | q | b | d | b | q |
d | q | d | q | b | q | d | q | b |
p | b | p | b | q | b | p | b | q |
6. Fazer a correspondência entre letras ou conjuntos iguais
Assinala as combinações iguais ao exemplo
Assinala as combinações iguais ao exemplo
<P align=center>
HNNHOPRTJ | 226477990 |
<P align=center>
RTVGHYIO | RETPOUNGH | 226477990 | TIJOPILIP | HMMHOQHID |
HNNHOPRTJ | TURNASDTE | JUTILUMIP | 244865927 | 224978980 |
226389765 | ERTOPYADE | HMMHOQHID | HNNHOPRTJ | HNNHOPRTJ |
226828917 | 226477990 | ERTAUYRAM | 589621473 | 5487965214 |
HNNHOPRTJ | HNNFGTOPT | 224978980 | 226477990 | HNNHOPRTJ |
HNNHTRGOI | HNNRTERPO | 458973652 | 598326574 | 226477990 |
226477990 | 226477990 | 226477990 | HNNHOPRTJ | 224587931 |
7. Sopas de letras
Procura nesta sopa de letras o nome de 12 alimentos
<P align=center>
L | O | Ã | P | Z | N | U | I | N |
E | V | Z | A | N | A | N | A | Z |
I | O | G | U | R | T | E | M | A |
T | S | A | Ã | Ç | A | M | E | R |
E | A | P | O | S | S | A | L | E |
A | B | A | T | A | T | A | Ê | P |
Reescreve os alimentos
1__________ 2__________ 3__________ 4__________ 5__________ 6__________ 7__________ 8__________ 9__________ 10__________ 11__________ 12__________
8. Identificar letras
Assinala as letras p e a b na seguinte lista de palavras.
<P align=center>
balão | papoila |
pacote | bombeiro |
barco | papão |
sabonete | sapo |
sapato | sabão |
9. Identificar o número de vezes que um elemento se repete
Identifica os elementos que se repetem. Assinala-os.
<P align=center>
? | " | $ | ! | § | % | ? | # | & |
8 | ? | * | ? | + | - | 8 | ? | X |
« | > | 8 | ? | / | < | ? | @ | |
? | £ | { | [ | ] | } | ? | 8 | ? |
10- Descubra a diferença
Ao final da historia pergunte se eles conhecem o nome das figuras que você encontrou. Geralmente os alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
Quem já conhecia esse jogo?
Qual é o nome do jogo?
Como se joga?
Será que o Tangram é uma invensão dos chineses?
Uma sugestão muito divertida e legal é apresentar os moldes, fornecer pedaços de cartolina colorida ou outro papel firme qualquer e deixar que eles criem seu próprio tangram:
. Uma sugestão: Pedir que montem um quadrado, utilizando as peças embaralhadas do tangram.
5. É uma idéia interessante sugerir que montem textos, utilizando o tangram. Ou seja, os alunos criam um pequeno texto e algumas palavras do mesmo são substituídas por figuras montadas por eles com o tangram:
Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montandas com as peças do Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre as crianças que a história deve ter uma seguência lógica. As crianças sugerem ações que se passam no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como termina a história.