PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
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PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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Portfólio 3º encontro

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1Portfólio 3º encontro Empty Portfólio 3º encontro Seg Ago 06, 2012 4:56 pm

Eliana A.Gobetti Furlan

Eliana A.Gobetti Furlan

Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Eliana Ap. Gobetti Furlan
Tutor: Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº03 de 29/03/2012 - Fascículo 02 –Operação com números Naturais- páginas 6 a 16.

1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS.
Depois da apresentação da pauta, o tutor deu início aos trabalhos em grupo, todos se colocaram a disposição para desenvolver os trabalhos coletivos.

2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI 1 a TI 6 (páginas 6 a 16).

TI – 1 Você acha que o algoritmo da subtração ajuda os alunos a efetuarem cálculos como "8-3=" ou "9-4="? Explique sua resposta.
Não. Porque se trata de uma subtração com fatos básicos.

TI – 2 Para ilustrar o uso de outro material, vamos subtrair 17 de 35. Faça você as etapas, utilizando o QVL e, por exemplo, o material dourado.
Apresentar o material dourado e pedirem para descreverem o valor de cada peça.
Solicitar em seguida, para os alunos representarem o 35 no QVL e na linha de baixo o 17.
Fazer perguntas aos alunos se eles podem tirar 7 unidades de 5, logo após seguir com outra pergunta: o que será preciso fazer?
Eles concluirão que será preciso desfazer 1 barra em 10 cubinhos, portanto 15 cubinhos poderão retirar 7, sendo que, na casa da dezena ficaram 2 barras e que poderá tirar 1.
Resultado: 1 barra na dezena e oito cubinhos na unidade.

TI – 3 Faça você mesmo as etapas da subtração 208-25, usando o QVL e uma representação de material concreto.
Montar com o material dourado na QLV.

Começando pela na unidade, logo de cara o aluno visualizará que dá pra tirar, mas na dezena, fazê-lo refletir, como tirar duas dezenas de quem não tem nada?
Os alunos irão concluir que será preciso desfazer uma placa (100 unidades) em dez barrinhas(10 unidades cada) ai sim retiradas as 2 barrinhas(20 unidades), restando assim no final, 1 placa, 8 barrinhas e 3 cubinhos que resulta em 183.

TI – 4 A criança, antes mesmo de ter iniciado o estudo das operações de multiplicação e divisão, já pode ter contato com problemas que passam ser resolvidos apenas por adição e subtração, mas que já tragam algumas das ideias necessárias para conceituar as novas operações. Exemplifique uma atividade que prepare para a multiplicação e uma que prepare para a divisão.
Pode-se pedir que 5 alunos segurem 3 palitos cada um. Perguntar:
-quantos palitos dei ao todo? Eles somarão 3+3+3+3+3 = 15, depois concluir dizendo: somando o 3, 5 vezes é igual a 15, portanto: 3 x 5= 15.
Dar um outro exemplo com número maior. Perguntar e se fossem 50 palitos, quantos palitos daria para cada criança, ficando com a mesma quantidade cada uma? Eles vão perceber que com números maiores terão que usar outras estratégias, no caso, dividir os palitos em quantidades iguais para cada criança.

TI – 5 Pesquise em livros didáticos e apresente pelo menos dois exemplos de situações-problema envolvendo o raciocínio combinatório. Para cada um deles, monte esquema de solução.
1º Ex: Marcelo vai ao teatro, mas está indeciso sobre qual a melhor combinação de cores entre a camiseta e a calça que pode usar.
Marcelo tem duas calças (branca e azul) e três camisetas (verde, amarela e vermelha). Quantas combinações diferentes Marcelo pode fazer em suas roupas?

Solução: montar tabela, horizontal camisetas e vertical calças e multiplicar 2 (calças) por 3 (camisetas)dando um total de 6 combinações. Pode-se pedir que desenhe as combinações para ficar mais fácil.

2º Ex: Joãozinho quer fazer pipas para vender, mas quer fazer cada pipa com duas cores diferentes. As cores que Joãozinho tem são: amarelo, azul, vermelho, verde e roxo. Quantas combinações diferentes de pipas Joãozinho pode fazer?

Solução: multiplicar 5, que são as cores das pipas por 2 que são as metades de cada pipa.(5x2=10)
Outra solução para esse problema seria montar uma árvore de possibilidades ou por desenhos.

TI – 6 Pesquise em livros-texto e apresente s dois exemplos de situações-problema envolvendo a divisão-comparação. Para cada um deles, monte um esquema de solução.

- 1º Exemplo: Tenho 36 balas e quero separar 4 em cada caixinha para distribuir as crianças.
Quantas caixinhas eu precisarei?

2º Exemplo: Ganhei em um jogo 24 figurinhas, resolvi repartir 4 delas para cada amigo que estava jogando comigo.
Quantos amigos estavam jogando comigo?


3- MINHAS CONCLUSÕES


Analisando as atividades propostas vemos como as atividades práticas e o trabalho com o material concreto são importantes ferramentas para que o aluno desenvlova o raciocínio. Conclui-se que é de extrema importância relevar também que todos esses trabalhos, trabalhados de maneira a desenvolver o raciocínio lógico, com certeza a matemática ficará muito mais interessante.

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