PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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CONTEÚDO DOS SLIDES E TEXTOS TRBALHADOS NOS ENCONTROS

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Caros Cursistas,

Todas as vezes que participamos de encontros de formação, sentimos a necessidade de fazer anotações, isso faz com que gastemos grande parte de nossas energias que poderiam ser canalizadas para a nossa atenção com o mero ato de copiar. De certa forma o fazer anotações durante os encontros atrapalha a nossa absorção de explicações e conteúdos. Com o advento do Power Point, do Data Show e do Pendrive ficou mais fácil, basta copiar as apresentações. Mesmo assim há aqueles que não permitem ou mesmo permitindo, aos finais de encontros há muita gente querendo copiar e muito mais gente querendo ir embora, então o problema persiste. Para resolver esse problema as matérias serão postadas aqui e/ou enviadas por e-mail para as cursistas, assim todas terão o material sem precisar copiar. .

Atenciosamente,

Tutor

Manoel Brandão



Última edição por Admin em Dom Maio 05, 2013 10:21 am, editado 3 vez(es)

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Pró – Letramento
o que é?
É um programa nacional de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Quais os objetivos
Pró – Letramento?
1- oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental,
2- Criar uma cultura de formação continuada

Quem são os responsáveis pelo Pró – Letramento?
O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios.

Como funciona o
Pró - Letramento?
O Pró-Letramento funcionará na modalidade semipresencial. Para isso, utilizará material impresso e em vídeo e contará com atividades presenciais e a distância, que serão acompanhadas por professores orientadores, também chamados tutores.
Qual a duração do
Pró – Letramento?
Duração máxima de 8 meses, totalizando 180 horas, assim distribuídas:
Encontros Presenciais (84 horas)
Trabalhos à distância (96 horas)
Tarefas Individuais (TI) (66 horas)
Preparação de Portfólios (30 horas)
Como organizaremos nossos estudos?
1 – Encontro Presencia de 3h (Semanalmente)
2- Realização de TI, fórum, relatórios e portfólios (permanente)
3- Devolutiva de TI
(quinzenalmente).
Qual será o nosso Material?
Qual a estrutura do nosso livro “GUIA”?
O que são TI’s?
Como serão realizadas?
TI’s são Tarefas Individuais, propostas pelo Texto Base do Pró-Letramento, à serem realizadas à distância e sempre que possível aplicadas em sala de aula.
Os resultados das TI’s devem postados no Fórum do Proletramento de Viradouro e nos relatórios e portfólios.
Como Confeccionar o Portfólio?

Para padronizar os portfólios e facilitar a confecção dos mesmos sugerimos a sequência ou estrutura constante no próximo slide.

Como será feita a Avaliação?
Para receber certificação é necessário:
 Assiduidade nos encontros presenciais igual ou superior a 75%
 Realização das TI’s, (FÓRUM)
 Confecção adequada e satisfatória de seu portfólio.


Cartões com numeração pictórica




PARA COMPLEMENTAR:

Queridas cursistas, para complementar os nossos estudos sugiro que vocês vejam:

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-castelo-428059.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/ditado-numeros-532077.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-detetive-numeros-429337.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-analisando-quadro-numerico-429236.shtml



Última edição por Admin em Dom Maio 05, 2013 7:06 pm, editado 2 vez(es)

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OLÁ PESSOAL,

Segue abaixo o conteúdo trabalhado em nosso segundo encontro, além do conteúdo da apostila alguns conceitos e curiosidades que comentamos estão acompanhados de links de vídeos e leituras que nos ajudarão a melhor entender cada tema.

Um abraço.

Encontro II - Números Naturais.

CONCEITO;

Os números naturais, coincidem com os números inteiros não negativos. Seu conjunto é representado pela Letra “N”, são os mais comuns, “Naturais”. N = {0, 1, 2, 3 ...}

CURIOSIDADES

I - Número, Numeral e Algarismo

Número – é apenas a ideia de quantidade;
(EX.: Muito, pouco, mais, menos ....)
Numeral - é a representação “geralmente gráfica” de um número;
( EX.:10 , 1000; X, M; ...)

Algarismo - Cada um dos símbolos que juntamente com outros, ou mesmo sozinho formam um numeral.

http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa7a.html

Sistema de Numeração – Conjunto de regras lógicas que permitem representar números usando certos algarismos.

(Ex.: Indo-Arábico, Romano, Egípicio, Maia ...)



CARACTERÍSTICAS DO NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO


#POSICIONAL - A Posição dos algarismos implica em diferentes valores. EX: 15 é diferente de 51. O sistema romano também é posicional, já p egípcio e outros não o são.

#DECIMAL - tem base dez, sãos dez algarismos, (0, 1, 2 3,4,5,6,7,8 e 9)e além disso um grupo de dez forma um grupo imediatamente superior. Dez unidades uma dezena, dez dezenas uma centena e assim por diante. O sistema mesopotâmico por exemplo tinha base sexagesimal (base 60, usado até hoje na contagem das horas.

#POSSUI O ALGARISMO ZERO - O zero foi o último algarismo criado, tem por finalidade representar a ausência de quantidades em determinada posição de um numeral e confere ao nosso sistema grande superioridade sobre os demais:

Veja: http://matematica.sercomtel.com.br/fundam/101/mod101.htm#m10104

veja também: http://www.youtube.com/watch?v=59d-HdaNO1E



Última edição por Admin em Dom Maio 05, 2013 12:06 pm, editado 1 vez(es)

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4 Matéria do Encontro III em Qua Mar 28, 2012 11:58 pm

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Olá Pessoal,

Em nosso 3º encontro iremos Concluir o Fascículo I - Números Naturais, e Introduzir o Fascículo II Operações com Números Naturais.


ROTEIRO

PARTE I - Concluindo o tema: Números Naturais (Tarefa I - Fascículo II)

(Cada uma das professoras deve apresentar um apanhado das atividades realizadas durante a semana em suas salas de aula)

Parte II - Introdução do Tema: Operações com Números Naturais

Como o próprio Tema sugere temos no fascículo II uma continuação do que trabalhamos no I.

S1 -Dos Cálculos aos Algoritmos

Possuímos hoje computadores dotados de programas capazes de realizarem cálculos dificílimos em frações de segundos. Então o fazer "conta à lápis ou à caneta" embora ainda muito usado, já é algo considerado obsoleto. Até mesmo a calculadora, já quase não existe enquanto objeto, senão acoplado a outros como o celular e o computador. mas a Pascalina (Calculadora de Pascal) criada em ----- já considerada uma invenção fantástica. Creio no entanto que um avanço maior na história da humanidade tenha sido dado quando se passou dos "cálculos = Pedras" para os algorítimos, eles são a base inclusive do funcionamento dos computadores atuais.

S2 - Definição de Algoritmo

"São dispositivos práticos elaborados para facilitar a execução de alguma tarefa."

S3 - A importância dos algoritmos matemáticos

Eles não apenas nos permitem fazer cálculos e resolver problemas da forma convencional são a base da linguagem de programação dos computadores, símbolo do desenvolvimento intelectual da sociedade moderna. Veja por exemplo como se programa um computador para que ele realize o cálculo de porcentagens.

Seja calcular 7% de 456

Uma forma de se resolver essa questão é, multiplicarmos o valor 456 por 7 e dividirmos por 100. Então usando o Excel podemos escrever =((7*456)/ 100) ou simplesmente =7*456/100. veja que a máquina obedece uma ordem que um algorítimo tal qual o faríamos com lápis ou caneta.

DESAFIO:

Agora vamos tentar descobrir a fórmula que deve ser digitada no Excel para calcular a média das notas de uma turma de alunos.

S4 - Os Algoritmos das operações fundamentais:

Qual ou quis vocês acham que oferece maior dificuldade para os alunos?

No caso da Subtração, o que acham do novo método em comparação ao antigo?

No caso da Divisão o que dizem acerca do método longo? e quanto ao método da estimativa?

S5 - quando não se deve usar algoritmo?

Quando os resultados das operações são fatos básicos, como por exemplo:

4 * 5 = 20

2 + 9 = 11

16 - 7 = 9

S6 - O uso correto e bem sucedido dos algoritmos depende fundamentalmente do entendimento da posicionalidade, por isso recomenda-se que o seu ensino seja precedido pela representação pictórica e pelo trabalho com materiais concreto.

PARA COMPLEMENTAR

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml











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5 ENCONTRO nº - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO em Qui Jun 27, 2013 12:49 pm

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O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Segundo o professor Celso Antunes o grande segredo não é ter informações, mas sim transformar estas informações em conhecimentos. Para isso é necessário tratar a informação. Tratamento da informação vai muito além de construção de tabelas e gráficos  alcançando as teorias de probabilidade, combinatória e estatística, de forma interdisciplinar e transdisciplinar.

De modo bem simples, podemos dizer que tratamento da informação é o olhar matemático que se pode e se deve lançar sobre toda informação, ou à moda Freiriana, podemos dizer que tratamento da informação é o jeito matemático de ser ler o mundo. Some-se a isso o fato de Galileu Galilei já disse que a Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o Universo e chegamos a conclusão que o tratamento da   informação é a forma de se ler o mundo.

ESTATÍSTICA -  Ciência que estuda as ferramentas e técnicas para a coleta de dados e sua apresentação de forma resumida e compreensível.  Estatística vem do Latin de Status = estado, talvez por ser largamente usada pelos governos para compreensão dos fenômenos sociais. Desde os tempos bíblicos se tem registros do uso dessas técnicas pelo estado. Não é atoa que o penúltimo livro do Pentateuco (Penta = 5 Teucs = Rolo)  Bíblico se chama Números, na verdade ele se refere ao um grande Recenseamento, conforme o escritor feito a pedido de Deus. De lá para cá todos os governantes usaram e continuam usando a estatística, para suas tomadas de decisões. (Infelizmente nem sempre em nome de Deus). Mas não somente os governantes usam a estatística, os engenheiros, os comerciantes, os médicos, as donas de casa e você também. Todos nós, todos os dias usamos Estatística. O que se pretende agora é mostrar a sua presença e sua importância em nossas vidas, e acima tudo a a necessidade e a possibilidade de trabalhar o TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, com os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. Por fim, o que pretende-se é encorajar as educadoras a caminharem por esse caminho. Para isso nos serviremos do texto do manual do PRÓ-LETRAMENTO e dos vídeos que seguem:







Uma das provas de que a ESTATÍSTICA está muito presente na vida moderna, é o fato de vermos gráficos e tabelas em todos os jornais (escritos e televisivos) revistas e etc.  Como podemos ver  no MANUAL DO PRÓ-LETRAMENTO, há vários tipos de gráficos e tabelas. O jornal Folha de São Paulo de hoje, (27/06/2013) traz na Sessão Edução alguns gráficos interessantes. Vejamos:

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/06/1291919-unicamp-dobra-bonus-para-candidato-de-escola-publica.shtml

CONCLUSÃO
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