Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Sabrina Garcia Borzi Ribeiro
Tutor : prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº 9 de 24/05/2012 - Fascículo 05 – Grandezas e Medidas
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Nesse encontro nos organizamos em duplas para a realização das atividades. Nossa dupla ficou com o tema: vamos fazer gelinho?
Cada dupla apresentou seu trabalho, onde trocamos algumas experiências.
2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Tema: Vamos fazer gelinho?
Objetivos:
• Utilizar informações sobre temperatura.
• Estabelecer comparações de temperaturas.
• Dar noções de conservação de alimentos.
Estratégias:
• Perguntar aos alunos quem já tomou suco gelado ou experimentou o sorvete que chamamos de gelinho?
• Qual a diferença?
• Qual instrumento se usa para medir a temperatura?
• Qual a temperatura do ambiente de hoje?
Após feita essa discussão confeccionar um cartaz para que o professor possa discutir e comentar as diferenças das temperaturas do suco ou gelinho e do ambiente, fazendo associações entre os valores das temperaturas.
Ex: mais quente ou mais frio.
A professora deve fazer a experiência com os alunos, deve mostrar a diferença das temperaturas para os alunos, enfatizando que se o “gelinho” ficar fora do congelador, vira suco.
Parecer: A estratégia é adequada porque a atividade é simples e de fácil entendimento, além do que, fazer experiências, é uma ótima forma dos alunos aprenderem e entenderem melhor.
Dupla: Eliana e Sabrina
3 MINHAS CONCLUSÕES:
O encontro nos mostrou que podemos introduzir o “tema: grandezas e medidas” de forma natural sem complicações nos trabalhos com as crianças. Valeu a pena também pela troca de experiências.
Cursista: Sabrina Garcia Borzi Ribeiro
Tutor : prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº 9 de 24/05/2012 - Fascículo 05 – Grandezas e Medidas
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Nesse encontro nos organizamos em duplas para a realização das atividades. Nossa dupla ficou com o tema: vamos fazer gelinho?
Cada dupla apresentou seu trabalho, onde trocamos algumas experiências.
2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS
Tema: Vamos fazer gelinho?
Objetivos:
• Utilizar informações sobre temperatura.
• Estabelecer comparações de temperaturas.
• Dar noções de conservação de alimentos.
Estratégias:
• Perguntar aos alunos quem já tomou suco gelado ou experimentou o sorvete que chamamos de gelinho?
• Qual a diferença?
• Qual instrumento se usa para medir a temperatura?
• Qual a temperatura do ambiente de hoje?
Após feita essa discussão confeccionar um cartaz para que o professor possa discutir e comentar as diferenças das temperaturas do suco ou gelinho e do ambiente, fazendo associações entre os valores das temperaturas.
Ex: mais quente ou mais frio.
A professora deve fazer a experiência com os alunos, deve mostrar a diferença das temperaturas para os alunos, enfatizando que se o “gelinho” ficar fora do congelador, vira suco.
Parecer: A estratégia é adequada porque a atividade é simples e de fácil entendimento, além do que, fazer experiências, é uma ótima forma dos alunos aprenderem e entenderem melhor.
Dupla: Eliana e Sabrina
3 MINHAS CONCLUSÕES:
O encontro nos mostrou que podemos introduzir o “tema: grandezas e medidas” de forma natural sem complicações nos trabalhos com as crianças. Valeu a pena também pela troca de experiências.