PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013
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PROLETRAMENTO MATEMÁTICA VIRADOURO 2013

ESPAÇO DEDICADO A POSTAGENS DE TRABALHOS RELATVOS AO PROLETRAMENTO DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE VIRADOURO - SP


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PORTFÓLIO - 11º ENCONTRO

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1PORTFÓLIO - 11º ENCONTRO Empty PORTFÓLIO - 11º ENCONTRO Dom Jul 29, 2012 9:43 am

SANDRA NASCIMENTO

SANDRA NASCIMENTO

PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
11º encontro

Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO

IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
11º Encontro em 14/06/2012
Tratamento da Informação – Fascículo 6 . Páginas 20 a 28

1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
O tutor fez apresentação da pauta e iniciamos as atividades propostas e tínhamos a disposição um computador e aprendemos a fazer gráficos no Excel, mesmo sem ter muita experiência com a informática.
Trabalhamos com exercícios da página 26 TI 3 “O Arroz”, o consumo de arroz no Brasil, em quilos por habitantes por ano. No período de 94 a 98. Construímos gráficos de colunas com esses dados e respondemos:
a) Pode se afirmar que o consumo de arroz por habitante aumentou ou diminuiu?
b) Considerando que a população entre 1994 a 1998 aumentou, pode –se afirmar que o consumo de arroz no Brasil aumentou ou diminuiu?
c) Houve anos em que o consumo de arroz por habitante se manteve estável? Quais?
d) Qual o ano em que houve maior consumo por habitante?
e) Qual o ano em que houve o menor consumo por habitante?
Usamos as ferramentas contidas no Excel para fazermos as atividades e foi feito também a TI 4 “O Feijão” da página 27.

2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
Organizei uma tabela na lousa contendo as atividades com base nas sugestões dos alunos (a que mais gostaram, Ex. Matemática, português, ciências, história e geografia).
Os alunos votaram na atividade que mais gostaram. Registrei o voto de cada aluno na coluna de votos. Ao final da votação, contamos os pontos de cada linha correspondente.
Terminada a exploração da tabela os alunos, construíram o gráfico de colunas com legenda.
Os alunos responderam as seguintes questões:
a) Qual o tema mais votado?
b) Qual o tema menos votado?
c) Qual a diferença entre o tema mais votado e o menos votado?

3 - MINHAS CONCLUSÕES:
É indispensável saber ler e compreender tabelas e gráficos. Para tal é fundamental estimular o aluno a fazer perguntas, estabelecer relações, construir justificativas e desenvolver o espírito de investigação.

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