PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA – VIRADOURO 2012
8º Encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
8º Encontro de 17/05/2012
Frações - Fascículo 4
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
Neste encontro continuamos estudando frações, como solucionar adição, multiplicação, divisão com frações com denominadores diferentes.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 3 – Na fábrica A de cada 200 lâmpadas produzidas 7 saem com defeito, enquanto que na fábrica B, de cada 80 produzidas, 3 são defeituosas. Compare as razões entre lâmpadas defeituosas e a produção de cada fábrica e diga qual
das fábricas tem mais cuidado com a produção de lâmpadas, A ou B?
A) 200 = 7 / 100 = X
Multiplica-se 7 x 100 e dividi-se por 200 que é igual 3,5%
B) 80 = 3 / 100 = X
Multiplica-se 3 x 100 e dividi-se por 80 que é igual a 3,75%
Resposta: Então a fábrica que tem mais cuidado é a fábrica A.
RELATÓRIO DO GRUPO:
Em relação ao tema FRAÇÃO, em que pontos merecem destaque por trazerem: desafios, dificuldades, boas ideias ou sugestões inovadoras.
Uma das boas ideias para se trabalhar com fração é sempre darmos exemplos com a realidade do aluno. Ex. Explicar com pedaços de pizza, bolo, chocolate.
Onde conseguimos resgatar os conhecimentos cognitivos da criança dentro da sua realidade cotidiana.
Nas dificuldades apresentadas no dia. Ex. Não usar o MMC para somar ou subtrair frações.
Um dos desafios é saber trabalhar as virgulas nos lugares adequados, pois se o aluno tiver a lateralidade cruzada como trabalhar, para que o aluno saiba onde acrescentar a virgula na fração decimal.
A sugestão do grupo é ensinar ao aluno que através das frações consegue-se achar a porcentagem dos números. E o número 1 por ser um elemento neutro e denominador de qualquer número inteiro quando visto como fração.
Grupo: MARA, MARISA, SABRINA E SANDRA.
3.1 MINHAS CONCLUSÕES:
Aprendi que devemos oferecer aos nossos alunos a possibilidade de conhecer técnicas e algoritmos mais simples, mas é também concreto oferecer a eles acesso à origem desta técnica.
A principal razão para isto é que, do ponto de vista do pensamento humano, quando duas coisas que sabemos estão relacionadas para nós, cada uma delas se torna mais útil e mais presente.
8º Encontro
Cursista: SANDRA APARECIDA SANTOS NASCIMENTO
Tutor: Prof.- MANOEL APARECIDO BRANDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO ENCONTRO DE CURSISTA
8º Encontro de 17/05/2012
Frações - Fascículo 4
1- DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS:
Neste encontro continuamos estudando frações, como solucionar adição, multiplicação, divisão com frações com denominadores diferentes.
2- TI’s (Tarefas Individuais) PROPOSTAS:
TI 3 – Na fábrica A de cada 200 lâmpadas produzidas 7 saem com defeito, enquanto que na fábrica B, de cada 80 produzidas, 3 são defeituosas. Compare as razões entre lâmpadas defeituosas e a produção de cada fábrica e diga qual
das fábricas tem mais cuidado com a produção de lâmpadas, A ou B?
A) 200 = 7 / 100 = X
Multiplica-se 7 x 100 e dividi-se por 200 que é igual 3,5%
B) 80 = 3 / 100 = X
Multiplica-se 3 x 100 e dividi-se por 80 que é igual a 3,75%
Resposta: Então a fábrica que tem mais cuidado é a fábrica A.
RELATÓRIO DO GRUPO:
Em relação ao tema FRAÇÃO, em que pontos merecem destaque por trazerem: desafios, dificuldades, boas ideias ou sugestões inovadoras.
Uma das boas ideias para se trabalhar com fração é sempre darmos exemplos com a realidade do aluno. Ex. Explicar com pedaços de pizza, bolo, chocolate.
Onde conseguimos resgatar os conhecimentos cognitivos da criança dentro da sua realidade cotidiana.
Nas dificuldades apresentadas no dia. Ex. Não usar o MMC para somar ou subtrair frações.
Um dos desafios é saber trabalhar as virgulas nos lugares adequados, pois se o aluno tiver a lateralidade cruzada como trabalhar, para que o aluno saiba onde acrescentar a virgula na fração decimal.
A sugestão do grupo é ensinar ao aluno que através das frações consegue-se achar a porcentagem dos números. E o número 1 por ser um elemento neutro e denominador de qualquer número inteiro quando visto como fração.
Grupo: MARA, MARISA, SABRINA E SANDRA.
3.1 MINHAS CONCLUSÕES:
Aprendi que devemos oferecer aos nossos alunos a possibilidade de conhecer técnicas e algoritmos mais simples, mas é também concreto oferecer a eles acesso à origem desta técnica.
A principal razão para isto é que, do ponto de vista do pensamento humano, quando duas coisas que sabemos estão relacionadas para nós, cada uma delas se torna mais útil e mais presente.