Pró-Letramento em Matemática–Viradouro 2012
Cursista: Sabrina Garcia Borzi Ribeiro
Tutores: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº6 de 26/04/2012 - Continuação do fascículo 3 Espaço e Forma p.14 à 23
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Assistimos o filme "Donald no país da matemática", que nos mostrou um pouco sobre a geometria, onde também falamos sobre simetria e tangran.
2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI 9 - Pegue uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece como retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a) Quadrilátero que possua um eixo de simetria: trapézio isósceles
b) Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria: retângulo
c) Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria: quadrado
Baseado no procedimento anterior experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo: infinito.
TI 14 - Construção de um tangran:
A atividade foi realizada com uma turma de 1º ano.
Iniciei a atividade explicando que o tangran é um quebra-cabeça chinês antigo, que é composto por sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
•5 triângulos de vários tamanhos
•1 quadrado
•1 paralelogramo
Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:
Todas as peças devem ser usadas.
Não é permitido sobrepor as peças.
Segue algumas dicas de figuras que podem ser criadas com o tangram, mas, vale lembrar que o principal é a imaginação, é possível criar coisas maravilhosas com essas 7 peças.
3- MINHAS CONCLUSÕES
- O encontro nos mostrou várias formas diferentes de se trabalhar geometria.
Cursista: Sabrina Garcia Borzi Ribeiro
Tutores: Prof. – Manoel Aparecido Brandão
Encontro nº6 de 26/04/2012 - Continuação do fascículo 3 Espaço e Forma p.14 à 23
1 - DESCRIÇÃO SUCINTA DO ENCONTRO DE CURSISTAS
Assistimos o filme "Donald no país da matemática", que nos mostrou um pouco sobre a geometria, onde também falamos sobre simetria e tangran.
2 - TI’s (Tarefas Individuais) Propostas
TI 9 - Pegue uma folha qualquer e desenhe um quadrilátero, do tipo quadrado, retângulo, losango ou trapézio. Nesse quadrilátero, verifique, por dobradura, quantos são os eixos de simetria. Veja, por exemplo, o que acontece como retângulo.
Este procedimento também pode ser utilizado para os outros quadriláteros. Por meio desta construção, dê exemplo para:
a) Quadrilátero que possua um eixo de simetria: trapézio isósceles
b) Quadrilátero que possua somente dois eixos de simetria: retângulo
c) Quadrilátero que possua quatro eixos de simetria: quadrado
Baseado no procedimento anterior experimente agora verificar quantos eixos de simetria se obtém no círculo: infinito.
TI 14 - Construção de um tangran:
A atividade foi realizada com uma turma de 1º ano.
Iniciei a atividade explicando que o tangran é um quebra-cabeça chinês antigo, que é composto por sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
•5 triângulos de vários tamanhos
•1 quadrado
•1 paralelogramo
Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:
Todas as peças devem ser usadas.
Não é permitido sobrepor as peças.
Segue algumas dicas de figuras que podem ser criadas com o tangram, mas, vale lembrar que o principal é a imaginação, é possível criar coisas maravilhosas com essas 7 peças.
3- MINHAS CONCLUSÕES
- O encontro nos mostrou várias formas diferentes de se trabalhar geometria.